SILVA, Karolyne Soraya Pereira*1

SOUZA, Lucas Vinícius de Carvalho*2

ARAÚJO, Márcia Teixeira*3

SANTANA, Maria Lúcia Guimarães*4

CASTRO, Paulo Henrique*5

INTRODUÇÃO           

Ao observar as formas de organização do trabalho nas empresas é possível verificar a existência de práticas que vão desde as mais inovadoras até as mais ultrapassadas, com a possibilidade ainda, de unir elementos e vários conceitos de muitos estudiosos da administração de todas as épocas. Convém ressaltar que as práticas propostas por Taylor foram introduzidas há mais de cem anos e desde a sua criação até os dias atuais, surgiram novas formas de organizações do trabalho.

             No período de 1883 a 1929, Frederik W. Taylor apresentou um estudo sobre o tempo de produção e os movimentos exercidos pelos trabalhadores das fabricas, ou a chamada “Administração Cientifica” que pode ser destacada como um exemplo da importância desse pesquisador no ambiente de trabalho. Esses estudos consistem em técnicas e métodos no quais os funcionários trabalhem de forma que não haja desperdícios ou perdas sofridas, causadas pela ociosidade no trabalho no qual ele afirma que se o problema da ociosidade fosse resolvido, os níveis de produção alcançariam à máxima eficiência.

            Para tanto, pretende-se na realização deste projeto de pesquisa analisar e verificar de que forma os conceitos de Taylor influenciam no modo em que os funcionários trabalham e a melhor forma que uma empresa pode ser administrada, pois apesar das organizações passarem por uma série de transformações, se expandirem e rever frequentemente seus princípios, os conceitos de Taylor não se limitam a uma época ou espaço e podem contribuir para a administração moderna de empresas.

              Os princípios da Administração Científica criado por Taylor buscam interesses comuns entre patrão e empregado, os quais segundo Taylor devem dar ao trabalhador o que ele deseja, altos salários e ao empregador baixos custos de produção. Diante disso, percebe-se que esses princípios tendem a melhorar de forma satisfatória toda uma organização, se uma empresa valoriza o trabalho de seus colaboradores, estes por sua vez, procurarão cada vez mais desempenhar suas funções em razão de obter bons resultados.  

[...]