Autora: Suely Teixeira Nunes Fonseca
Licenciada em História


Crônica

A ansiedade do Estagiário

Quando um universitário é convidado para participar de uma entrevista seletiva é comum escutar do entrevistador, " vocês estão na vitrine da empresa". Com uma postura de lagartixas balançam as cabeças animadas e concordam com a frase.
A cada último dia útil do mês ao recebe a famosa bolsa do tamanho de uma ponchete, vem as freqüentes questões: serei dispensado ou efetivado?
Na expectativa do tão sonhado emprego, deliram nas imaginações das possibilidades. Colocam suas melhores roupas "porque a aparência conta!" a cada visita do responsável pelo o setor, o coração acelera, a mão gela, as pernas tremem e mais uma vez, não há definição. Apenas a frase: "estagiários temos que cumprir a meta". Então se o estágio for organizar arquivos estão lá, os estagiários esperançosos adquirindo "LE" (Lesão por movimento repetitivo) descontroladamente furam papel.
kkkk, adquirem até inimigos por conseqüência da concorrência de quem fura mais papel.
A empresa boazinha sem dívidas trabalhistas tem seu arquivo organizado pelo o serviço de qualidade prestado pelos dedicados estagiários.
Ainda para animar a festa são perseguidos pelos funcionários que os ver como ameaças, porque são universitários. A administração continua sempre lá, observando a vitrine do estágio que parece mais uma estação de trem. Seres humanos agindo como locomotivas trabalhando em alta velocidade soltando fumaça da cabeça e no fim do dia o cérebro faz Tic, Tac, Tic, Tac, Piuí, Tic, Tac, Tic, Tac, Piuí...
Ás 7h da manhã, lá estão eles novamente furando papel.
Então os estagiários definem. O estágio de História em Sergipe é um verdadeiro "EBO" (Estágio Bom para Otário).