Os projetos na gestão Pública são indispensáveis para as entidades públicas a favor de que possa imiscuir-se controlando a base, concebendo uma estruturação no mesmo para colocar em prática os objetivos proposto. Esses projetos compõem de planejamentos, atividades exercidas afim de alcançar os objetivos, a verificação deste para estabelecer se as metas foram obtidas e por fim o controle de todo esse projeto. Assim, torna-se de suma importância para a gestão pública essa análise dessa estruturação do projeto.

 O Planejamento é o processo para quantificar o tempo e orçamento que um projeto custará. A finalidade do planejamento do projeto é criar um plano que possa usar para acompanhar o progresso. A execução é a capacidade da coordenação sobre os recursos de um projeto (técnicos, materiais, humanos e financeiros) no sentido de encaminhá-los ao cumprimento das metas e dos objetivos do projeto. Avaliação é feita após que o projeto é finalizado como, uma etapa ou de uma fase significativa, desde que consta previsto no Planejamento. Eles costumam ser avaliados por alguns critérios que são a Eficiência que, designa o aprimoramento dos recursos, a Eficácia que desempenha a capacidade do alcanço das metas e por fim a  Efetividade é os resultados que o projeto têm de produzir mudanças significativas e duradouras na Gestão Pública, examinando se os Objetivos ou problemas foram atingidos ou resolvidos. O Controle desse projeto alega os ajustes que, referente a sua avaliação.

De acordo com MALMEGRIN, 2012: “a etapa de avaliação tem como objetivo fornecer dados para a próxima etapa, o controle, comparando o que foi planejado com o que foi realizado; valorando os desvios encontrados e identificando as respectivas causas; e, até mesmo, sugerindo alternativas de caminhos para que, o que foi planejado, volte a ser executado e os produtos e os resultados sejam obtidos”. Assim, como diz o autor, a Avaliação, a Análise destes projetos tem como referencia de o que foi feito, o que está sendo feito e o que deverá ser feito. Ou seja, é um sistema que abrange os atos de todas as finalidades, objetivando assim, meios de diligências de certos peculatos em algumas partes destes projetos.

Toda instituição, não só instituições como nós mesmos, passam por processos de Análise e esse processo cabe ao sistema de informação, tanto em gestão pública, como múltiplos setores de execuções de metas, viabiliza informações necessárias para verificar, analisar se realmente está sendo preciso em todas as etapas que cabe a tais projetos. E, por essa razão, cabe medidas que gestores que executam esse projeto, possam ingerir-se nos objetivos ou problemas para continuar, modificar e controlar ,ou seja, o fato de averiguar se os mesmo estão sendo ou irão ser solucionados.

Referencia Bibliográfica

 MALMEGRIN, Maria L. 2012. Gestão operacional. 2 ed.reim - Florianopolis  Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.198p. : il.