Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Orientador: Professor Lawton Benatti

Tabata Tamires da Silva

A Alta Inovação da Tecnologia

 

Vivemos em um ambiente voltado por tecnologias e cheio de inovações, a cada instante um novo produto e/ou serviço é lançado, transformando o nosso cotidiano e fazendo-nos surpreender com tanto desenvolvimento e facilidades, a tecnologia vem se desenvolvendo gradativamente ao longo dos tempos, vem se manifestando em todas as áreas e em todos os lugares, se tornou algo indispensável, faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia.

Segundo Mattos,

Tecnologia e o conjunto ordenado de conhecimento científico, técnico, empíricos, e intuitivos empregados no desenvolvimento, na produção, na comercialização e na utilização de bens e serviços. È o Conhecimento, as instalações físicas e os procedimentos usados para produzir produtos, isto é, bem e serviços. (MATTOS; 2005, p.35).

E com toda essa evolução tecnológica não poderia deixar de citar um grande e importante fator que é a inovação, onde se faz necessário para que o ambiente profissional esteja sempre atualizado e seja capaz de competir no mercado e conseguir alcançar seus objetivos. Inovar nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, porém é preciso, a população a cada dia cresce e se desenvolve mais e mais, e com isso a procura por produtos e/ou serviços que facilitem o dia a dia de cada um só aumentam.

A Inovação tem a capacidade de agregar valor e referencia aos produtos da empresa, ela é essencial para a competição profissional, e para aqueles que renovam conforme sua evolução, sempre ficarão em vantagem em relação aos demais, ou seja, aos concorrentes. E é por meio da inovação que a tecnologia chegou onde esta, pois para que haja algo novo, depende-se de idéias novas, invenções, criatividade, execuções e outros.

Segundo Mattos,

O que constitui precisamente a inovação é, entretanto difícil definir e mais ainda medir, normalmente, pensa-se na inovação como na criação de um produto ou processo melhor. No entanto, ela poderia ser tão simplesmente a substituição de um material por outro mais barato em um produto existente, ou uma maneira melhor de comercializar, distribuir ou apoiar um produto ou serviço. (MATTOS; 2012, p.9)

Isso nos faz lembrar a alguns anos atrás, quando se precisava fazer uma pesquisa, projeto ou trabalhos, e a única maneira era através de livros em bibliotecas, hoje temos recursos tecnológicos, que podemos usufruir a qualquer momento e em qualquer lugar, mas esse é apenas um dos milhares de exemplos que posso citar, porém, estou entusiasmada com a mais nova inovação que surgiu e deixou a todos de boca aberta, conhecida como  realidade aumentada.

 Essa fantástica inovação é uma ferramenta que nos possibilita identificar um objeto que não necessariamente precisa estar perto de você, mas com os grandes efeitos produzidos por uma câmera posicionada, mapeando objetos virtuais sobre imagens tiradas é uma grande arte gráfica impressa em sua frente.

A realidade Aumenta é um sistema interativo, que pode combinar objetos reais com os elementos virtuais, isso tudo em tempo real. A RA já é usada em programas como jogos, reportagens e anúncios, permitem que o usuário manuseie com suas próprias mãos.

A realidade aumenta esta muito próxima ao mundo real. Ela disponibiliza adicionar gráficos, sons, sensações táteis e cheiro ao mundo natural e vai mudar nossa forma de ver o mundo. Dois exemplos de RA é você dirigindo um carro com visores da realidade aumentada, gráficos informativo vão aparecer no seu campo visual, outro são as lojas de roupas pela internet, que também já adquire este sistema onde você escolhe uma peça de roupa que deseja experimentar imprimi um código, coloca em frente ao seu monitor e ele te mostrar como ficará a roupa em você. Um dos objetivos da RA é colocar aplicativos em tempo real.

Segundo Gallo,

A inovação incrementa a produtividade, e a produtividade aumenta a possibilidade de renda maior, lucros maiores, nova empregos, novos produtos e uma economia prosperam. Uma vez que abrimos as cortinas para a economia mundial, vemos a luz do sol. Não esta tudo nublado. Precisamos transformar idéias inteligentes, que enfrentam e lidam com problemas reais, em produtos e serviços que todos desejam. (GALLO; 2010, p.16)

Inovar nos dias de hoje é uma das maiores características das empresas, uma organização que procura sempre se atualizar em prol a seu desenvolvimento e ao crescimento populacional, estará sempre em favoritismo a seus clientes.

Bibliografia

                                

MATTOS, João Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MATTOS, João Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação. São Paulo: Saraiva, 2005.


          GALLO, Carmine; Inovação a arte de Steve Jobs . São Paulo: Lua de papel, 2010.