A ALMA DA LIDERANÇA

A presença do líder deve ser sentida como centro de apoio, sua equipe precisa saber que tem com quem contar em qualquer situação que se apresente. Esse líder é completamente capaz de assumir o controle quando as coisas  ficam difíceis ou quando se deparam com as inevitáveis crises.

As constantes mudanças do mundo coorporativo podem amedrontar grande parte da equipe, mas se o líder souber lhe dar com as incertezas sua equipe poderá se superar incrivelmente bem. As mudanças poderão ser muito bem geridas se todos os indicadores  e os níveis atuais de desempenho forem controlados. A equipe precisa ser guiada em cada um dos seus primeiros passos e incentivada incansavelmente rumo às novas realidades.

Os olhos do líder nunca descasam, é necessário que sempre seja feita a “gestão ambulante”, o líder precisa andar pelos corredores, aplicar rápidos feedbacks e ser capaz de corrigir alguns erros pelo simples fato de ser sempre presente.

O líder conhece os nomes e as particularidades da vida de cada um dos componentes da sua equipe, sabe que a motivação é intrínseca (vem de dentro de cada um) e pode fazer um trabalho diário de acompanhamento das dificuldades.

Esse líder faz sempre a avaliação dos próprios erros, é completamente autentico, sabe que não adianta fazer tipo e nem representar um papel por todas as horas do seu dia. Seu interesse pelas pessoas é genuíno.

O líder precisa parecer, agir e se comportar de maneira coerente ou a equipe simplesmente não agirá de maneira adequada à sua gestão. Precisa desenvolver periodicamente sua consciência, tanto quanto seus pontos fortes e fracos. Sabe identificar e tem exemplos de que tipo de lideres querem ser.

Precisam saber que as pessoas precisam e almejam coisas diferentes e eles trabalham duro para identificar e entender as necessidades de cada um. Suas principais armas são a clareza e a colaboração para assegurar que sua equipe seja capaz de trabalhar e produzir de forma eficaz. A equipe produz de maneira satisfatória se tiver confiança no que estão fazendo e um líder que “arregaça as mangas”, vai para o campo de batalha e trabalha em conjunto para atingir uma meta pré-estabelecida.

O líder precisa ter um comportamento positivo que sirva como exemplo, quando a equipe se sair bem ou superar uma expectativa ele comemora junto com seu time. Faz parte da sua rotina a comemoração do sucesso por menor que ele seja e o agradecimento pelo trabalho duro e árduo.

Esse é o retrato da alma de um líder, descobrir detalhes da alma da sua equipe.

Divirta – se com eles, de verdade. Confiança é a base da gestão.