O ciclismo pode ser praticado nas mais variadas modalidades, sejam elas: iniciante, intermediário ou o ciclismo profissional, mas em todos esses níveis de ciclismo é essencial que se tenha uma boa alimentação, por isso, veja aqui a alimentação perfeita para ciclistas.

A alimentação do ciclista necessita de alimentos que o predisponham a aguentar desde uma simples pedalada até as provas mais prolongadas que geralmente assistimos nas famosas corridas de ciclismo.

Portanto, não deixe de ler o nosso artigo, pois citaremos tudo a respeito da nutrição dos ciclistas.

A importância da alimentação perfeita para ciclistas

É importante que você saiba que a alimentação é uma forte companheira de todos os ciclistas, desde que seja feita da forma correta e deve ser bem elaborada e necessita estar presente antes, durante e após as pedaladas.

Portanto, se você está mesmo a fim de adentrar no mundo do ciclismo, você deve saber exatamente o que comer e o que deixar de comer, por isso lhe daremos a seguir, algumas dicas de alimentos que irão fazer suas pedaladas serem bem mais produtivas que antes.

Para você que pratica o ciclismo, seja em qualquer modalidade devem ser evitados alimentos que contenham altos níveis de gordura como, por exemplo, os chocolates, frituras e refrigerantes, além d muitos outros.

 Porém, existem outros alimentos que são totalmente bem-vindos à dieta de um ciclista como é o caso das frutas, o iogurte e os cereais.

Mas o essencial é que a dieta de um ciclista seja rica em proteínas e carboidratos e o caso das gorduras, estas também devem estar presentes na dieta só que em uma porcentagem bem menor que os outros nutrientes.

O fato da dieta dos ciclistas ser rica em proteínas e carboidratos é que possibilita ao atleta uma rápida reposição de glicogênio, que é uma substância que atua como excelente reserva de glicose existente em algumas estruturas do corpo humano como os músculos e o fígado por exemplo. Essa substância é perdida durante a pedalada por isso deve ser reposta o quanto antes.

Como você pode perceber pelo que citamos acima, uma dieta rica em carboidratos e proteínas é de extrema importância no desempenho do atleta.

Entretanto é necessário considerar as características de cada um, onde para isso, é essencial fazer uma avaliação dos seus hábitos alimentares, sua rotina e também realizar uma consulta médica para saber exatamente como sua saúde está.

Como deve ser feita a alimentação?

Toda alimentação necessita de carboidratos, proteínas, gorduras, portanto, todo tipo de dieta necessita ter o acompanhamento de um especialista para poder te auxiliar, pois isso é algo fundamental para que você possa ter bons resultados e acima de tudo não prejudicar a sua saúde.

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como deve ser feita a alimentação perfeita para ciclistas, para que você também possa fazer:

-Antioxidantes:

Nos exercícios de longa duração e nos que exigem grande força física como é o caso do ciclismo, os níveis de produção dos radicais livres são elevados e isso faz com que o consumo de alimentos antioxidantes é d extrema necessidade.

Citaremos alguns exemplos de alimentos que possuem essa propriedade: alcachofra, salsa, frutas cítricas, pimentão vermelho e o tomate.

 A ingestão desses alimentos fará com que os efeitos nocivos dos radicais livres sejam reduzidos em nosso organismo.

-Hidratação:

Como sabemos a ingestão de líquidos é um fator de extrema importância para o nosso corpo e deve se destacar na dieta de qualquer ciclista, afinal de contas, quando está em atividade a demanda de perder liquido é maior e por isso a reposição desse liquido no organismo deve estar sendo feita para que ocorra o equilíbrio hidrolítico e assim, permitir que o organismo se mantenha estável durante o percurso.

 Porém, um erro que muitos cometem, é esperar para beber agua somente quando estão com sede, essa conduta deve ser constante e independente da sua vontade, pois a sede é um sinal claro de que seu corpo está desidratado e seu desempenho consequentemente já regrediu.

Então para evitar esse tipo de problema consuma bastante agua e mantenha-se hidratado.

Recomenda-se também a utilização de repositores hidroeletrolíticos para aumentar os níveis de sódio, potássio e outros sais minerais em seu organismo, pois dessa forma você estará melhorando sua performance no ciclismo.

Saiba um pouco mais sobre a alimentação de um ciclista

A seguir, separamos alguns pontos principais que se referem a alimentação em outros requisitos, os quais, sem dúvida alguma não deixam de ser importantes e essenciais para se obter bons resultados, veja e saiba um pouco mais sobre a alimentação perfeita para ciclistas:

Alimentação Pré-Treino:

Momentos antes de você começar a pedalar é preciso que se alimente bem, mas é necessário saber o que ingerir e para esclarecer esta dúvida, você deve fazer a ingestão de alimentos como biscoito integral, maçã, suco de frutas, etc. Esses alimentos são ricos em carboidratos e lhe fornecerão a energia necessária para que seu corpo desempenhe de forma correta todas as atividades.

As proteínas também são muito bem vidas entre os alimentos que devem serem ingeridos antes do treino, porém é necessário que tenha cuidado para que não as consuma em excesso pois, quando consumidas em excesso ficarão por um tempo prolongado no estômago e consumirá mais energia do seu corpo durante a sua digestão.

Os alimentos que contem níveis elevados de fibras como é o caso das frutas com casca, hortaliças cruas, castanhas, dentre outras, também precisam ser evitados, pois podem gerar um desconforto intestinal o que poderá comprometer seu desempenho nessa atividade.

Alimentação Durante o Treino:

Durante o treino, para garantir que seu desempenho seja mantido é necessário que os níveis glicêmicos estejam elevados e se mantenham nesse estado por um bom tempo.

Portanto não se esqueça de andar com suplementos a base de carboidratos como gel e maltodextrina, e também repositores hidroeletrolíticos no caso de os treinos serem mais prolongados.

Alimentação Pós-Treino:

Por fim, após um treino cansativo está na hora de repor os nutrientes que o organismo perdeu durante o treino.

Entretanto, vale ressaltar que a alimentação pós treino deve ser realizada em até 2 horas após o fim dos exercícios. Na alimentação, você dve ingerir carboidratos como pão, batata, macarrão, arroz e proteínas como o leite e seus derivados, ovos, frango, entre outros.

Alimentação Pré-Competição:

No caso dos ciclistas que já estão em ritmo de competição e que precisam se manter em forma para as provas, o cuidado com a alimentação é ainda mais criterioso e muito mais importante, pois os competidores precisam do seu melhor para poder concluir a competição.

Portanto, para os ciclistas de competição o ideal é que no período que anterior das provas a alimentação deve ser regada a base de carboidratos e proteínas.

É muito importante também que a alimentação siga de forma fragmentada compondo um total de 5 ou 6 refeições por dia e devem ser feitas de modo intercalado aos treinos. A hidratação também é um fator muito importante, não devendo ser esquecida nessa etapa.

De um modo geral, o controle do peso tanto antes quanto depois das provas é de extrema importância para que o atleta tenha conhecimento acerca dos fluidos que perdeu.

E por incrível que pareça para você, ciclista profissional, procure não ter medo dos doces, pois apesar da má fama que eles têm de não fazer bem para o organismo, no ciclismo todo e qualquer doce ingerido será de fato metabolizado pelo trabalho muscular e não irá se transformar em gordura, por isso, fique atento a este fator.

Além das dicas que citamos acima sobre a alimentação perfeita para ciclistas, é importante alertar o tempo de intervalo que deve ser feito após as refeições. Para alimentos mais leves, recomenda-se um intervalo de 30 minutos já para os alimentos mais pesados, um intervalo de 1 hora.

Se você ciclista está mais adepto aos alimentos industrializados mais especificamente aqueles produtos que ajudam na manutenção do peso, é importante que você observe a composição nutricional presente na embalagem desses itens, pois pode ocorrer de haver grandes diferenças entre a composição que a gente tem em mente e a que os alimentos realmente apresentam.

Um fato curioso é que o corpo humano possui reservas de energia para estar aguentando no máximo 3 horas de atividade física intensa e suas fontes de energia são a gordura e o glicogênio.

Mas para a tristeza de muitos atletas a gordura só é convertido em energia através de uma forma muito lenta, por isso o ideal é que se evite a ingestão desses alimentos para que dessa forma você possa assegurar a execução de uma atividade física saudável e segura.

Portanto não descuide da sua alimentação, principalmente se o seu interesse é adentrar em competições do ciclismo.

Se você se interessou por este assunto e você achou que realmente é necessário ter uma alimentação perfeita para ciclistas, comece você também a fazer a sua dieta para poder ter vantagens nas competições e deixe a seguir o seu comentário nos dizendo o que achou das informações que citamos acima.

Se você gostou deste artigo, Compartilhe! Acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.