A ALIANÇA DE DEUS E VOCÊ!

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Gênesis cap. 12 vers. 3

Quando lemos sobre a aliança de Deus com Abrão no texto de Gênesis cap. 12 vers. 1 a 3, percebemos claramente como podemos fazer também uma aliança com Deus, bastando pra isso, observarmos as verdades implícitas deste texto e aprendermos com Abraão o “pai da fé” (Rom. Cap. 4 vers. 16) e também “amigo de Deus” (Tiago cap. 2 vers. 23).

No texto acima existem três coisas importantes que Abrão teria de observar. A primeira verdade que Deus coloca aqui é a questão de ele deveria “sair da tua terra e da tua parentela” e tal atitude na verdade significa deixar tudo por amor a Deus. Não podemos nos esquecer de que servir a Deus significa renunciarmos a tudo que temos e somos assim como fez Abrão. Antes de fazer uma aliança com Deus, precisamos lembrar de que teremos de nos livrarmos de tudo que nos impede de servirmos a Deus da forma correta.

Hoje em dia, muito se tem pregado e falado sobre como se deve fazer para receber a benção. Mas, neste texto, o que Deus mostra para Abrão é que, para quem quer ter uma aliança com Deus tem que se lembrar em primeiro lugar de que o mais importante é sermos bênçãos antes de buscar receber alguma benção.

A segunda observação que podemos perceber aqui é a afirmação de Deus “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. O mais interessante aqui é ver o próprio Deus garantindo para Abrão de quem Além de ser abençoado, Deus lhe prometeu proteção no sentido de que se alguém o amaldiçoasse, seria amaldiçoado pelo próprio Deus. Por isso não devemos ter medo de nada nem de ninguém, pois quando estamos servindo a Deus, não só nossas famílias são abençoadas como também todas as famílias da terra.

O mais interessante aqui é que Deus prometeu isso a Abrão e lhe garantiu que essa aliança seria perpétua. E hoje, quando observamos algumas coisas que acontecem com o Povo de Israel, descendentes de Abraão, podemos facilmente perceber que aquela aliança de Deus com Abrão continua valendo até hoje.

É tão comum ouvirmos algumas pessoas falando que Deus é “brasileiro” pois o nosso país foi a única nação que saiu da crise financeira mundial sem sofrer maiores consequências, coisa que grandes potências mundiais não conseguiram, entre outras situações. Mas o curioso é lembrar que o Estado de Israel foi criado em 1948 com o voto minerva de um brasileiro Osvaldo Aranha, lembra? E foi aí que entrou o efeito da aliança de Deus quando disse para Abrão que abençoaria todos os que o abençoassem. Entendeu agora como Deus continua cumprindo a sua aliança e abençoando a todos os que abençoam o povo de Isarael?

Infelizmente, muita gente quer ser abençoado, mas poucos percebem que uma das maneiras mais fáceis de ser abençoado é orar e abençoar o povo de Israel.

Mas talvez você esteja se perguntando, como posso fazer para ter e manter uma aliança com Deus?

Além de observar aos aspectos já abordados, se quisermos ter uma aliança com Deus em terceiro lugar temos de procurar sermos fiéis a Deus assim como foi Abrão. E qual foi a principal prova de fidelidade dada por Abraão? Foi quando, diante de Melquisedeque, entregou-lhe o dízimo de tudo. Foi a primeira vez que alguém deu dízimo pela fé.

                Um outro aspecto dessa importante atitude de fé praticada por Abraão foi de que, mesmo aos 99 anos, pela fé, não duvidou da promessa de Deus de que ele, mesmo tendo uma esposa estéril, seria pai de uma grande nação.

                O último aspecto praticado por Abraão que também deve ser praticados por todos os que querem ter uma aliança com Deus é a questão da conversão, pois em Gen. Cap 17 vers. 1 Deus pede a ele: “Anda em minha presença e sê perfeito”. E foi justamente isso que Abraão fez.

                Se quisermos, assim como Abraão, mantermos em dia a nossa aliança com Deus teremos de observarmos diariamente as verdades aprendidas neste texto. E que para tanto, Deus nos abençoe!

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]