A água disponível para a planta em solos com horizontes contrastantes em termos de textura

 Em solos como os argissolos (também conhecidos como "podzólicos") em que geralmente há um horizonte mais arenoso logo acima de um horizonte mais argiloso, essa diferença de textura do solo ocasiona também diferenças na retenção de água.

 A parte superior mais arenosa tende a reter menos água uma vez que é há muitos poros grandes que facilitam a drenagem de água para as maiores profundidades.

 Por outro lado, no horizonte inferior (argiloso), há maior retenção de água já que os poros são bem menores e, por essa razão, atuam segurando ou, mais cientificamente falando, “retendo” mais água.

 Durante a estação seca, ou seja, sem chuvas, as plantas conseguem obter água apenas do horizonte argiloso (situado logo abaixo do superficial arenoso). Isso ocorre porque o horizonte arenoso se torna mais seco rapidamente já que retém pouca água. Assim, o horizonte argiloso ganha importância para a manutenção da vida vegetal no solo durante a estação de maior escassez de água, já que atua como fonte de água para as plantas.

 Preparado a partir de:

 Cooper et al. Hydro-physical characterization of soils under semi-deciduous forest. Scientia Agricola, v.69, n.2, p.152-159, 2012.