A busca neste estudo sobre Freud tem como objetivo co-relacionar a sociedade buscando responder questões de cunho social sob a perspectiva da Psicanálise. Freud afirma que "vemos nos animais todas as formas de perversão petrificadas em organização sexual", dentre estas as relações entre o desenvolvimento da civilização e a repressão dos instintos onde os principais elementos contribuintes sendo hipótese da horda primeva e da morte do pai primitivo, hipótese esta desenvolvida a partir de idéias que relata uma estrutura selvagem onde um pai hostil detinha o poder do grupo expulsando os filhos a medida em que estes se desenvolviam a ponto de disputar as fêmeas e seu lugar no grupo.
A busca de esclarecimentos e estudo acerca da fase da adolescência e como se porta determinados adolescente na escola foi o que permeou a necessidade deste , haja vista que a escola para muitos adolescentes da sociedade atual se torna o limitador de desejos e o socializador de um determinado grupo, onde o respeito se faz necessário, e hierarquizado sendo que as famílias e os adolescentes oriundos de uma desestruturação familiar tem na escola um espaço para se re-socializar haja vista que muitos se evidenciam excluidos e muitas vezes descriminados dentor e fora da escola. Muitas vezes as exclusões acontecem pelo individuo não se adequar as regras da escola e do grupo, e assim muitas vezes este busca ser um ser diferente do que é realmente, o muitas vezes nem sabe quem realmente é. Muitas vertentes afligem o adolescente uma delas e o seu corpo que passa por uma serie de mudanças que não estão sob o controle da sua própria vontade e que exigem dele uma re-adaptação a este novo corpo que ele ainda desconhece. Perde o seu corpo infantil e um novo corpo começa a surgir, mudando a cada dia, não se reconhece mais como criança e ainda não é um adulto. Nesse processo de individuação, e interessante notar como a adolescência e marcada por contradições. Ha momentos em que o adolescente deseja se tornar um adulto e usufruir de certos privilégios e, em outros, sonha voltar a infância, quando tinha privilégios distintos e menos cobranças, esta crise de identidade e o não reconhecimento pelo grupo de qual busca se pertencente causa muitos conflitos e neuroses, estas ligadas ao complexo edipiano onde muitas vezes não acontece, ou acontece sem a devida referencia dos progenitores, pois muitos adolescentes vivem, sobrevivem e ou convivem com avos, tios, vizinhos e outros. Muitos são abandonados por sua família onde esta não faz referencia para que se consolide o complexo de Édipo sendo que a família o abandona. Se a mãe sua referencia a sua segurança e masculinidade e esta não se faz presente quantas neuroses este adolescente vai expressar em sua vida em sociedade?
Neste caso a escola, seus professores e professoras, seus colegas de sala e de escola se tornam inimigos ou adversários ou mesmo o pai primevo que precisa ser devorado no lugar de um pai ausente e este se rebela com o mundo e seu mundo é a escola, pois segundo a teoria Freudiana do progresso SAFATLE, 2010 p. 23,
Todo vinculo à autoridade é baseado sob alguma forma de demanda de amor e reconhecimento; nunca é simplesmente o resultado de alguma coerção.
Um dos grandes desafios da adolescência e o estabelecimento de um código de ética próprio, pois e na adolescência que o indivíduo, a partir de todos os referenciais de valores que recebeu dos seus país, da escola, da mídia, da religião, dos colegas e de suas experiências de vida constituem o seu código de ética. Este e inclusive um dos sinais que indica a efetivação da fase da adolescência.
E o que esta ocorrendo a nível global, as crianças e adolescentes são abandonadas como embrulhos para que terceiros norteiem uma responsabilidade das quais estes pais também advindos desta mesma desestrutura familiar eduquem seus filhos.
A humanidade tem buscado elaborar códigos internacionais que possam nortear a vida no planeta, dai a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração dos Direitos da Criança, todos os tratados que foram feitos visando a proteção do meio ambiente. Segundo SAFATLE, 2010, p.20
Devemos estar atentos ao fato da temática do desamparo ganhar relevância exatamente em um momento histórico de desintegração da possibilidade de apreensão do sentido como totalidade das relações, assim como em um momento de ruptura de um pensamento da participação entre homem e natureza.
Todos esses são códigos de ética que vem se buscando estabelecer e cumprir a nível planetário, e ao nosso lado crescem crianças desprovidas de qualquer vinculo afetivo com suas famílias de origem, uma verdadeira desordem para a formação de indivíduos plenos e com a presença de inúmeras neuroses.
O adolescente busca uma razão, um significado para a sua vida: quem sou eu ? o que vim fazer neste mundo? qual e o propósito da minha vida? o que vou ser na vida ? além das preocupações cotidianas como o que vou comer hoje? Onde vou dormi? Como estão meus irmãos, pais? Como vou conseguir sobreviver?
As criticas que o adolescente faz e a sua condição de abandono, as crenças de seus país e antepassados não são para ele significativas, ele não vê sua mãe e não re significa o complexo de Édipo, em contrapartida não tem referencia de seu pai como um pai a ser devorado para adquirir seus conhecimentos e tomar sua posição, será que Freud quis explicitar estas situações em seu desencantamento? Este adolescente realmente quer se rebelar ao mundo e seu mundo e a escola e os professores são o seu alvo, onde ele rejeita qualquer possibilidade de estar presente enquanto todos os outros da sala, pois ele busca tumultuar, chamar a atenção para si, assim se tornando um líder nato e admirado pelo grupo, pois ele não respeita as regras da escola, não faz as atividades proposta pelos professores, negligencia qualquer forma de aproximação afetiva e sempre causa motivos de ocorrências para o desespero de todos na escola(...) ninguém se pergunta quem e este aluno e o porque de tanta rebeldia? Que os valores e conceitos de família ele tem? o de ser abandonado e duramente negligenciado enquanto ser humano, ser humano adolescente que não se comunica por estar perdido e assustado, medo do abandono, assim busca devorar o lider da sala neste caso o professor que referencia o pai primevo e busca com este ganhar a força e liderança entre os outros e se evidencia com atos indisciplinados aos olhos da escola, escola esta que não se importa com estabelecer nenhum vinculo afetivo e não insere as demandas necessarias para contribuir para a formação do individuo em sociedade, ou ainda a respeito do comportamento social das massas estes adolescentes segundo SAFATLE, 2010, p.21
"Há nas massas humanas uma forte necessidade de uma autoridade que se possa admirar(...) A psicologia do individuo nos ensinou de onde vem tal necessidade das massas. Trata-se da nostalgia do pai"
Significa que através desta critica a tudo ele poderá questionar qual e a validade de tudo que vive? Ele deseja conhecer e compreender a realidade por si mesmo, sempre se lembrando da sua condição de líder ou de abandonado, buscando forças em suas investidas com os outros indivíduos, ou seja a massa.
O espaço educativo deve contemplar as demandas buscando conhecer a realidade de vida de seus clientes os alunos e assim cumpri com seu dever de educar compreendendo a pessoa humana seus direitos e suas limitações, assim muitos educadores se encontram em situação de risco de perder as rédeas de sua autoridade, da qual não abre mão, com praticas ultrapassadas e causando mal estar no processo educativo dos indivíduos. São tantas regras e leis e estas crianças sobrevivem solitarias a tamanha desordem social, pois a modernidade proporciona esta desordem que oportuniza a devida insegurança e instabilidade humana e social. Analisando esta situação, este adolescente busca ser líder de uma massa de outros adolescentes que buscam se livrar das amarras do pai e da escola que aprisionam neste caso a referencia do pai primevo, assim o tem como um líder nato pois suas investidas são livres de coerção familiar e também social pois e absolutamente negligenciado por sua família, escola e pela sociedade, o que se espera de uma sociedade educativa que se impõem com ensinamentos curriculares que não desperta nenhum vinculo a que ele possa refletir sobre o futuro e as poucas possibilidades de tentar muda-lo.
A partir de suas reflexões e questionamentos, o adolescente, seleciona e acaba por adotar uma considerável parcela dos valores em nível coletivo, percebe se claramente sua necessidade humana em busca de novos paradigmas e conceitos, novas formas de se ver, pensar e agir.
Como foi visto a realidade de adolescentes em conflito com as leis, remete a questões primevas e abre uma gama de associações com várias obras importantes. Falar sobre adolescentes não deveria ser algo dissociado da família. O abandono físico e emocional dos adolescentes por parte da família é alarmantemente crescente na sociedade brasileira e buscando um lugar ao qual pertencer e fugir da cena da violência doméstica, estes aprendem na criminalidade (muitas vezes iniciando pela utilização de entorpecentes) a utilizar outros tipos de violência para conseguirem o que desejam, buscando o que lhes falta.

REFERÊNCIA:
Safatle, Vladimir. Freud como teorico da modernidade bloqueada ? Vitória UFES - 2010




UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ELIANE TARTAGLIA FERREIRA DOS SANTOS