Faculdade FNC

Graduação: Recursos Humanos

Disciplina: Consultoria em RH

Professor Orientador: Lawton Benatti

Por Ivanete dos Santos

A administração e suas perspectivas na sociedade moderna

Carapicuíba

2013

 

Em uma época de mudanças e incertezas,a administração tornou-se o centro da atividade humana,com tarefa básica de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.

A administração é a chave para a solução dos problemas que afligem o mundo moderno. O trabalho do administrador,seja ele um supervisor ou o dirigente da organização é essencialmente o mesmo;qualquer que seja sua posição, o administrador alcança resultados através da cooperação dos subordinados ,e é o componente essencial da associação ,com função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas e com os melhores resultados.

Por ser um fenômeno universal no mundo moderno,as organizações precisam alcançar objetivos em um cenário de concorrência acirrada,tomar decisões,coordenar múltiplas atividades,conduzir pessoas,avaliar desempenho e obter recursos.

“A melhor maneira de controlar o poder dos colaboradores é deixando que fiquem livres e sem a formalidade do cargo,os grilhões da burocracia e as barreiras hierárquicas”.

O administrador moderno não é executor,mas o responsável pelo trabalho de pessoas a ele subordinadas,por isso seu horizonte deve ser amplo e variado,por ser um orientador que modifica comportamentos e atitudes das pessoas,com seu estilo de administração modifica a cultura 0rganizacional,tanto como influencia o comportamento de clientes,fornecedores,concorrentes,etc.Sua influencia é interna e externa.

A organização burocrática ainda predomina em muitas organizações,mas as perspectivas futuras da administração,são, que nos próximos anos,o mundo verá o fim da forma organizacional burocrática,e isto acontecerá devidos a vários aspectos,como:mudanças rápidas,crescimento e expansão das organizações,sendo mais complexas e globalizadas,uma concorrência mais aguda,ou seja, o serviço ou produto melhor será mais procurado;a sofisticação da tecnologia, a globalização da economia e internacionalização dos negócios,maior visibilidade e muitos outros fatores relacionados;sendo necessárias novas formas de organizações e nova mentalidade dos administradores sendo imprescindível para os novos tempos.        

Como vimos,a administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem por meio das organizações,com tarefa básica em fazer coisa por meio das pessoas,com melhores resultados,tornando-se na sociedade moderna indispensável,sendo o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade atual.     

Bibliografia

Discurso de Jack Welch no New England council 1992 Private Sector new Englander of the Year Award, Boston, Massachusetts,1992(página 13).