O presente trabalho representa um momento muito importante em no caminhar rumo a uma maior reflexão sobre o que norteia um ensino apropriado às pessoas surdas. Assim o tema: "A Aceitação da Surdez Por Parte de Pais Ouvintes"; com enfoque nos reflexos sócio-educacional do aluno surdo, em especial, alunos e ex-alunos Surdos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, por ter sido a primeira Universidade do Estado do Pará a levantar a bandeira da Educação Inclusiva, e pela eficácia de seu desempenho hoje vem sendo, referência no Pará, em educação de Surdos no ensino superior.
Este trabalho tem um enfoque pedagógico objetivando, de tal maneira, fornecer subsídios àqueles que almejam saber mais sobre essa questão e o que for relevante à educação de alunos Surdos, no sentido de desmistificar a suposta deficiência do aluno portador de necessidades especiais.
Para efetivar o presente estudo, centrou-se na Universidade Vale Estadual Vale do Acaraú abrangendo alguns pólos de extensão da mesma IES nesta cidade de Belém. A clientela alvo da pesquisa foi composta por alunos e ex-alunos Surdos e ouvintes dos vários cursos ofertados por essa IES, assim como, todo o corpo que constitui a coordenação de Inclusão, professores e pais de alunos Surdos.
Fez-se um levantamento bibliográfico, com autores que discutem o tema, como, BUSCAGLIA (1993), MARCHESI (1995), ARIÉS (1991), entre outros que abordam o assunto, considerando as condições objetivas e subjetivas presentes no momento de reestruturação de idéias e as visões educacionais sobre a surdez dos atores sociais envolvidos no processo educacional.
Nesse sentido, no presente trabalho, analisou-se a pesquisa de campo de cunho analítico descritivo, tendo por objetivo identificar as questões pertinentes ao paradigma da Educação de Surdos por meio de questionário contendo perguntas abertas e fechadas dirigidas ao corpo técnico, docente e discente ouvintes e surdos e pais de alunos Surdos. Logo se verificou que os discentes surdos envolvidos nesta pesquisa apresentam particularidades na aprendizagem, ou seja, dificuldades relacionadas à abstração dos conteúdos pela falta de domínio da Língua de Sinais e da Língua portuguesa, inclusive percebeu-se que alunos surdos e ouvintes têm dificuldades em interagir dado o problema de comunicação, o que vem a contribuir na dificuldade no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.
Neste contexto, o presente estudo foi dividido em três Capítulos: No primeiro Capítulo abordou-se o Surdo e seu processo instrutivo dentro e fora do contexto familiar e educacional, enfatizando as concepções sobre ele, assim como a sua identidade e os aspectos históricos de sua educação, as políticas que regulamentam sua formação. No segundo Capítulo analisou-se os dados coletados e abordou-se, a título de informação, uma breve estatística de alunos Surdos já formados pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e um relato de experiência da Coordenadora do Setor de Inclusão (SINC), como primeira Intérprete desta Universidade.
O terceiro Capítulo está composto por uma conclusão no sentido de intervir diante dessa temática, visando o pleno desenvolvimento do aluno surdo no que diz respeito ao contexto sócio-educacional e familiar.