Universidade Gama Filho

EDILZA DOS REIS


BRASÍLIA/DF
2010

Monografia apresentada à Universidade Gama Filho como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Português Jurídico. Orientador: Mestre Marcelo Whately Paiva

Orientador: Mestre Marcelo Whately Paiva

Resumo

O presente trabalho compreende uma análise sobre as semelhanças contextuais, inspiração e aplicação discursiva dos enunciados de Padre Antônio Vieira em sua obra "O Sermão do Bom Ladrão" com a realidade atual. Nos moldes das teorias da análise do discurso francesa, cujos postulados remetem para o interdiscurso como "chave" de análise de todos os discursos proferidos por nossa sociedade e em nossa sociedade, este trabalho toma por base as interseções do corpus literário em questão com o Código Penal Brasileiro. Reconhecer a influência determinante da obra, analisar a universalidade discursiva diante da atual situação política e social brasileira e apontar semelhanças contextuais com o Código Penal Brasileiro, nos fará observar a relação do discurso de Vieira com a sociedade de seu tempo e os posicionamentos das instituições da sua época.

Palavras chave: Lei Divina ? Código Penal ? Padre Vieira ? Discurso

Introdução

As raízes da cultura e literatura brasileiras, decorrentes da colonização do Brasil, têm uma relação histórica e social com Portugal. Em função dessa afinidade, dá-se a importância de se analisar as obras dos autores portugueses, especialmente daqueles que mais se aproximam da literatura e da realidade brasileira atual.
O Padre Antônio Vieira, missionário da Companhia de Jesus e influente personalidade política do século XVII, fazia sua indução ao patriotismo paralelamente à indução moral. E através das alegorias da bíblia analisava atos do governo e a conduta dos homens públicos. Por ter, além de assistido, vivido intensamente uma das fases mais árduas de nossa formação histórica, expôs-se a diferentes reflexos da língua, que não resistiu às inevitáveis transformações que se operavam e acabou enriquecida com palavras e modismos tachados de contrários à vernaculidade.
"O pregador adquiriu tais proporções como homem do pensamento e ação no panorama religioso, político e social do século XVII, que seria impossível considerá-lo por um só aspecto, separadamente de qualquer outro." (COUTINHO, 2004, p. 85). A vida que lateja em seus sermões e cartas ultrapassa as limitações da Estética, embora subsistam expressões da arte de um grande prosador.
A escolha de "Sermão do Bom Ladrão" justifica-se pela densidade teológica do seu conteúdo e pela forma como Vieira aplica esses princípios aos problemas da sociedade da sua época. Procura-se observar no corpus escolhido a relação do discurso de Vieira com a realidade atual.
Para desenvolver este trabalho, foram realizadas pesquisas com a finalidade de conhecer aspectos que permitem enquadrar a obra de Vieira no seu contexto histórico, social e ideológico. Em um primeiro momento, foi estudada a biografia do orador, observando suas missões diplomáticas e sua proximidade com o rei D. João IV, que se tornou segundo Rubem Queiroz Cobra (1999) admirador da personalidade magnética e segura de Vieira e passou a olhar o jesuíta alto, magro e dinâmico como ?o maior homem do mundo?.
Visando melhor compreensão do impacto da sua eloquência na sociedade contemporânea, além de algumas considerações de renomados autores sobre Vieira e de breves exposições sobre discurso, análise do discurso francesa e retórica, foi analisada a história do Código Penal Brasileiro. Nesta, observou-se como o pensamento humano e religioso de Vieira contribuiu para a evolução dos fundamentos do Direito e deixou-nos uma nova visão sobre o ser humano. Na sequência, baseado nos postulados teóricos da análise do
discurso francesa, que remetem para o interdiscurso como "chave" de análise de todos os discursos proferidos em uma sociedade, buscou-se subsídios que permitem estabelecer a relação do Sermão com a atual realidade política e social brasileira e, especialmente, com o Código Penal Brasileiro.
Acredita-se que irá sobressair desta análise aspectos do pensamento de Vieira que permitem reconhecer a influência de seus escritos na sociedade contemporânea e seus reflexos na sociedade atual, especialmente no texto do Código Penal Brasileiro, e nos fará perceber o poder de sedução sobre os auditórios que o pregador exercia em seu tempo e exerce até hoje.