INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS – IAESB

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

 

Álvaro Henrique Marques Bomfim

 

Luis Felipe Lisboa Rios

 

 

 

 

 

 

A abordagem do profissional técnico de enfermagem ao paciente assistido em relação à doação de sangue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Barreiras-Ba

2013

Álvaro Henrique Marques Bomfim

Luis Felipe Lisboa Rios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A abordagem do profissional técnico de enfermagem ao paciente assistido em relação à doação de sangue

 

 

 

 

 

 

Projeto de intervenção apresentado como exigência para conclusão de estágio curricular 1, do curso de enfermagem ministrado pela Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB sob orientação da Professora Enf° Dulce.

 

 

 

 

 

 

 

Barreiras-Ba

2013

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 1.    INTRODUÇÃO

 

1.1. APRESENTAÇÃO:

 

                                      

          Esse projeto de intervenção abordará o tema proposto a abordagem do profissional técnico de enfermagem ao paciente assistido em relação a doação de sangue, Barreira- BA, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação de sangue é de grande importância para a saúde pública e preconiza que 3 a 5% da população são doadores adequados para atender às necessidades de sangue solicitadas pelas unidades hospitalares (SPADA et al., 2006). Os autores mencionados anteriormente acrescentam também, que O Ministério da Saúde regulamenta o uso de sangue visando à proteção da saúde, tanto do doador como do receptor, e toda manipulação deve obedecer às normas de biossegurança como lavagem das mãos antes e após cada procedimento e uso de equipamentos de proteção individual (EPIS), pois não se trata de um procedimento isento de riscos, pode sim causar seqüelas irreversíveis.
        O sangue é um tecido também conjuntivo, porém, líquido sua função é transportar substâncias no interior do organismo através das hemácias que transportam os gases respiratórios e pelo o plasma que é sua substância fundamental além de proteger o organismo contra agentes infecciosos e corpos estranho que penetram no nosso corpo. A perda de grande volume de sangue compromete seriamente as funções de vários órgãos e pode levar uma pessoa rapidamente a morte. Em muitas situações, portanto, uma simples transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Ainda assim, até hoje não existe nenhum substituto para o sangue, portanto o doador é a única fonte de sangue para quem necessita de seus hemocomponentes ou hemoderivados.

        Em contra partida apesar dos avanços da ciência com a realização de várias descobertas envolvendo a área da saúde, não foi ainda possível encontrar um substituto para ter a mesmo efeito que o sangue na realização da transfusão. As transfusões são realizadas para aumentar a capacidade do sangue, transportar oxigênio, restaurar o volume sanguíneo do organismo, melhorar a imunidade e também para corrigir distúrbios da coagulação ( MOURA et al., 2006).

         De acordo com os autores citados acima, mencionam que historicamente a  doação de sangue é acompanhada por mitos e tabus, sendo resultado de uma época em que a qualificação técnica-científica era incipiente. Atualmente, graças aos avanços nos serviços de hemoterapia pode-se, oferecer serviços seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico-científicos de ponta. Mas no Brasil, mesmo com vários canais de informação o tema ainda é cercado por conceitos equivocados em relação à doação de sangue. Segundo o Ministério da Saúde (2007), a população brasileira necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue e somente 1,7% são doadores, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5% da população. É evidente que este índice esteja relacionado aos “mitos e tabus” que ainda vincula na sociedade  e a falta de informação contribui também para a escassez de paciente pré-disposto a doa seu sangue, devido a esses índices alarmante abordaremos a importância dos profissionais do hemocentro quanto sensibilização ao paciente (LUDWIG; RODRIGUES, 2005).

  1. DIAGNOSTICO SITUACIONAL:

      

        Em nossas atividades diárias na unisang especificamente no hemocentro, pode-se observar que o número de doadores é bastante reduzido, no entanto é de extrema importância o abastecimento sanguíneo nessa unidade. Em virtude dessa problemática  interviremos com os profissionais envolvidos diretamente com o público alvo, no sentido de sensibilizá-los ao abordar o cliente.

        O doador principalmente os que vão doar a primeira vez, encontram-se intimidado com o procedimento, cabe ao profissional confortá-lo, orientá-lo, sensibilizá-lo, para posteriormente vim mais uma vez na unidade confiante e feliz por esta contribuindo para salvar vidas.

  1. JUSTIFICATIVA:

        A terapia  transfuncional desde antigamente vem apresentando grande processo técnico científico e devido ao aumento da utilização do sangue como recurso terapêutico vem crescendo progressivamente o número de doadores( Cançado et al; 2007).

       A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de um componente sanguíneo de uma pessoa (o doador) para outra (o receptor). A doação de sangue é de fundamental importância para o funcionamento das unidades e dos grandes centros de saúde. Trata-se de um processo pelo qual uma pessoa por livre e espontânea vontade oferece seu sangue com o objetivo de manter abastecidos os hemocentros e com isso salvar vidas. Dessa forma, optou-se por realizar um projeto de intervenção educativo e solidário com a finalidade de mostrar aos profissionais da unidade a importância de uma abordagem mais humana, estimulando, sensibilizando o doador da importância de esta fazendo essa boa ação solidária, de ser um doador e ao mesmo tempo poder colaborar com o abastecimento de bolsas, onde estas irão ser repassada para as unidades hospitalares.

        Ofertar seu sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, é um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso, que só pode ser realizado quando solicitado e prescrito pelo profissional capacitado, constando de forma obrigatória a assinatura e número de inscrição. Assim, qualquer pessoa pode ser um doador, desde se inclua as condições necessárias para doar, a fim de garantir a segurança e a qualidade do serviço.

  1. OBJETIVOS:

4.1.        Objetivo Geral:

         Sensibilizar o profissional técnico de enfermagem quanto a abordagem ao paciente em relação à doação de sangue.

4.2.        Objetivos Específicos:

 

 

  • Orientar os profissionais quanto a abordagem frente ao paciente.
  • Estimular os profissionais quanto a segurança da realização do procedimento.
  • Explicar aos profissionais a importância da doação.

 

  1. 5.     REFERENCIAL TEÓRICO:

5.1.        HEMOTERAPIA

        O sangue e os componentes sanguíneos são considerados terapias medicamentosas porque são empregados no tratamento de patologias. sua administração caracteriza-se como um transplante líquido no qual as células com peculiaridades imunológicas e especificas são colocadas na corrente sanguínea de outro individuo com particularidades imunológicas diferentes. conforme a lei 10.205 sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, essa lei possui como decreto o direito de todos os brasileiros a segurança de todos de receber sangue com qualidade, a proibição de comercialização sanguínea e busca garantida da auto-suficiência do país na produção de hemoderivados  (SILVIA; PEREIRA; MESQUITA, 2002, P.372).

5.2.        TIPOS SANGUINEOS ( SISTEMA ABO)

          Segundo os autores citado acima, esse sistema é definido, inicialmente, pelos antígenos existentes nas hemácias que se completa pela definição dos anticorpos naturais presentes no plasma. todos os seres humanos podem ser classificados em quatro principais grupos sanguíneos: o, a, b e ab. os dois antígenos que causam reações com maior frequência são as dos tipos a e b; são chamados de aglutinogênios porque levam a aglutinação e a hemólise das células quando expostas.

5.3.        SISTEMA RH

        O sistema RH é determinado basicamente pelo antígeno d existente nas hemácias de alguns indivíduos. os que possuem são considerados RH positivo e os que não possuem RH negativo. o fator RH é uma forma de classificação sanguínea em que o RH+ determina a presença do antígeno e o RH- indica sua ausência. como é o caso do doador universal, que não possui antígenos e que pode ser doado para os demais grupos e para o próprio (o-) e o receptor universal possui aglutinogênios do tipo a e b (ab+) sendo que este grupo possa receber de todos e doar para o próprio.

         Conforme Tomita (1999), as pessoas possuem diferenças genéticas no sangue devido à presença de substâncias nele encontradas. antes de ser descoberto, muitas pessoas morriam ao receber sangue em transfusões. o sistema abo, o sangue do grupo a, do b do b ou do grupo o, dependendo do antígeno a ou b que esteja presente na superfície das hemácias. no caso do sangue esses antígenos são denominados aglutinogênio, devido ao poder de aglutinação que possuem. no plasma sanguíneo podem existir dois tipos de anticorpos, determinados aglutininas: anti-a ou anti-b.

5.4. DOAÇÃO DE SANGUE

      Desde o século passado, a terapia transfunsional, vem apresentando grande progresso técnico científico e devido ao aumento da utilização do sangue como recurso terapêutico, vem crescendo progressivamente o número de doadores (CANÇADO et al., 2007). BRENER et al., (2008, p. 109), relatam que no Brasil o problema é agravado devido os altos percentuais de incapacidades clínicas e sorológicas entre indivíduos que se dispõem a fazer doação, além dos elevados custos financeiros que envolvem a garantia de segurança transfunsional, grande parte é de responsabilidade do poder público. com isso as unidades de hemoterapia dão garantia do atendimento da demanda disponibilizando produtos de qualidade.

         Os autores citados acima afirmam ainda que nos últimos tempos teve um aumento considerável da população preocupada com a garantia da segurança transfunsional devido o surgimento da HIDS. Juntamente com o envelhecimento da população, a violência e os acidentes, foram os fatores que mais colaboraram para o aumento na demanda por transfusões, reduzindo assim o número de doadores de sangue. Conforme a RDC nº153, a doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, direta ou indiretamente. as informações que são passadas pelo doador são sigilosas, caso haja alguma contaminação a bolsa é descartada, pois o receptor deve receber um sangue de qualidade. no dia da doação o doador passa por uma entrevista com o enfermeiro da unidade, onde avaliará os antecedentes e o estado atual do doador para determinar se a coleta pode ser realizada sem lhe custar prejuízo, a partir daí o sangue será encaminhado ao laboratório para analise e separação dos hemocomponentes e logo enviados ao receptor (ANVISA, 2004).

        De acordo com Colli et al; (2009), para garantir uma doação contínua requer ações que favoreçam interação entre o doador e a instituição para que possa gerar um processo de fidelização deste doador. com essa fidelização é possível garantir o retorno desse doador de forma espontânea desde que seja construído um relacionamento pessoal entre a equipe de trabalho e o doado.
as condições para a pessoa doar sangue é a identificação de quem pode ou não ser um doador passe por rigorosos exames. esse procedimento é necessário, a fim de que seja uma doação segura aos possíveis receptores que serão os pacientes cirúrgicos, hemofílicos, renais, leucêmicos, anêmicos e queimados. todo e qualquer paciente que necessite de uma reposição de volume ou derivados de sangue (SILVA; PEREIRA; MESQUITA, 2002).
         Conforme o autor supracitado, a identificação de quem pode ou não ser um doador de sangue sempre requer que o doador passe por rigorosos exames. esse procedimento é necessário, a fim de que essa doação seja segura aos possíveis receptores que serão os pacientes cirúrgicos, hemofílicos, renais, leucêmicos, anêmicos, e queimados. dessa forma, toda pessoa que tiver/teve alguma contaminação sanguínea que possa comprometer o receptor, mesmo que tenha realizado o tratamento das patologias, entre essas são: sífilis, hepatite b e c, anemia e leucemia.

5.5. DOADOR APTO

       É aquele doador que se encontra nos padrões estabelecidos pela ANVISA para realizar a doação, ou seja, o doador deve estar em boas condições de saúde e sem nenhum problema de contaminação sanguínea, como: Hepatite b e c, Anemia, AIDS, Doença de Chagas, múltiplos parceiros e sífilis entre outras doenças.

5.6. DOADOR INAPTO

      Existem dois tipos de doador inapto, que são os doadores temporários definitivo:

5,6.1. TEMPORÁRIO:

      São os doadores que passaram por cirurgias recentemente, mulheres que estejam gestantes, ou que tiveram alguma alteração nos últimos exames, sendo assim terá que repeti-los para poder doar sangue.

5.6.2. DEFINITIVO:

      São aqueles doadores que possuem alguma contaminação na corrente sanguínea e que possa comprometer o receptor, tais como: hepatite b e c, leucemia, anemia, doença de chagas, AIDS, isso determina o doador inapto definitivo. sendo assim, todo e qualquer paciente que necessite de uma reposição de volume ou derivados sanguíneo assim como as pessoas que querem ser doadores de sangue, devem ser submetidos a uma triagem clínica podendo identificar as condições necessárias que se enquadre tanto a um doador quanto a um receptor, como por exemplo: Ter entre 18 a 65 anos de idade, não ter passado por cirurgias recentes (6 meses), ter mais de 50 kg, esta sem o vírus do, hepatite.não ter tido contato sexual com parceiros duvidosos nos últimos 6 meses, não ter feito tatuagem, acupuntura, pircing ou perfuração de orelha nos últimos 6 meses, não estar gripado, estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas após o almoço.

5.6.3. HOMENS:

   

     A cada 60 dias, ou seja, a cada 2 meses.

5.6.4. MULHERES:

    

       A cada 90 dias, ou seja, 3 meses. após pelo menos três meses de parto normal ou aborto; não estar grávida, não estar amamentando.

5.7. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

       A assistência de enfermagem aos doadores deve estar voltada principalmente ao planejamento, organização e execução das técnicas e atividades de enfermagem oferecidas a essa clientela, antes, durante e após o procedimento. sendo de fundamental importância para o sucesso da transfusão. Por se tratar de um procedimento que não é totalmente isento de riscos, apesar de todos os cuidados, as reações transfunsionais podem ocorrer logo após o início da transfusão e até 30 dias depois. Dessa forma, deve-se atentar para algumas reações, pois nem sempre é fácil identificá-las, e às vezes são tão leves que passam despercebidas. por isso deve-se observar o paciente por 30 minutos do término da transfusão.
portanto, deve-se assistir e orientar o doador durante todo o processo de coleta, comunicando qualquer alteração e tomando medidas conforme protocolo, estar verificando sinais vitais e anotar nas observações de enfermagem é a forma correta de se prevenir intercorrência. porém se as intercorrências forem inevitáveis, a melhor conduta é encaminhá-lo ao médico.

6. METODOLOGIA

6.1. Tipo de Estudo

A pesquisa será de natureza exploratória, qualitativa e baseada em método descritivo, assim, o projeto de intervenção  acontecerá através de uma palestra ilustrativa.

6.2. Local de Estudo

A pesquisa será realizada na unidade Unisang, no segundo andar na parte do hemocentro, os pro

6.3. População                                                                                  

A amostra referente a este estudo serão os profissionais do hemocentro.

6.4. Resultados Esperados

 

 

 

7. CRONOGRAMA

 

 

 

2013

PERÍODO

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

ATIVIDADES

PROJETO DE INTERVENÇAO

X

X

X

X

X

X

X

         

ENTREGA DO PROJETO

         

X

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO B

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

O senhor (a) está sendo convidado (a) a participar de um trabalho de conclusão de estágio na Unisang, de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, realizada pelas seguintes acadêmicas: Cátia da Silva Oliveira , sob orientação da Professora Enf° Dulce.

Essa pesquisa tem como tem e consta com os seguintes objetivos de conhecer a opinião dos moradores sobre doação de órgãos e tecidos, investigar as causas da doação e não doação, pelos moradores e determinar o perfil dos moradores participantes da pesquisa.

Esse assunto foi abordado nessa pesquisa, devido à divulgação através da mídia e mediante polêmica procuraremos analisar o conhecimento dos moradores frente a esse processo de doação. Dessa forma será apresentado um instrumento de coleta de dados para melhores esclarecimentos. Os dados obtidos serão utilizados para fins...

Como pesquisadores, sua colaboração é de suma importância no sentido de participar da mesma, onde estaremos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas ou mesmo para desistência da participação.

Pelo presente Consentimento Livre e Esclarecido, declaro que fui informado de forma clara e precisa dos objetivos da presente pesquisa. Foi igualmente informado:

  • Da garantia de receber as respostas de quaisquer perguntas ou esclarecimentos sobre dúvidas acerca de procedimentos, riscos, benefícios e outros assuntos relacionados;
  • Da segurança de que não serei identificado e que se manterá o caráter confidencial de informações relacionadas com a minha privacidade;
  • Da liberdade de retirar o meu consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo, sem sofrer qualquer tipo de penalização ou represália;
  • Do compromisso de receber informações atualizadas sobre o assunto, ainda que essa possa afetar minha vontade de continuar participando;
  • Que a realização de questionamentos através de formulários não causará nenhum tipo de constrangimento;
  • Que a utilização dos recursos será somente para fins científicos;
  • Que não haverá custo algum para o participante;
  • Que não haverá desconforto ou riscos previsto na realização do estudo.

Eu-----------------------------------------------------------------------------ciente dos meus direitos acima relacionados concordo em participar do estudo realizado pelas pesquisadoras acima citadas.

 Barreiras – BA, --------- de --------------------------------2010

Assinatura do Participante

Luis Felipe Lisboa Rios

 

Álvaro Henrique Marques Bomfim