Creche Escola  ''Criança Feliz''

Peixoto de Azevedo

 

Professoras

Angelica Maria de Jesus

Marilene Ramos

 

 

 

 

A abordagem da tecnológica e mídias nas escolas

Resumo

 

 Este presente artigo foi feito um processo de trabalho de tecnologia nas escolas que atendem criança nas serie inicias e ensino fundamental para  detectar os hábitos de cada criança em relação as grandes  descobertas tecnológicas, e como é feito a pratica pedagógica para introduzir a mídias ate as crianças pois sabemos que a pratica de diferente tecnologia escolar influencia muito as crianças a desenvolverem o gosta pelas mídias e para motivar as crianças, os educadores deve tomar varias atitude para obter uma mudança extraordinária.

Para isso nos enquanto educadores deveram buscamos se capacitar constantemente devido a escola ser uma base para a criança se aprofundar no desenvolvimento dessas competências e habilidades.

O papel primordial das escolas e buscar projetos pedagógicos para trabalhar as mídias, pois hoje em dia as mídias têm um papel essencial na vida dos seres humanos.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A Informática e a mídia esta sendo usado cada dia mais pelas pessoas e tem um papel fundamental em nosso pais.A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um aparelho de informática, um som uma TV entre outro que influenciam a cominicação.

 Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

 

Atualmente sabemos que tudo hoje em dia gira com auxilio da informática, e que todo setor de trabalho em pleno século 21 esta informatizada nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela..O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas de comunicação,

Tudo o que fazemos necessitamos de informática e para isso se faz necessário o trabalho desde cedo com as criança para que no futuro elas estão aptas ao mercado de trabalho.

 

O computador deixa de ser uma máquina de passa tempo e torna-se instrumento de ensino, sendo a principal ferramenta para o desenvolvimento de projetos, planejamento das atividades pedagógicas, consultas, pesquisas e acesso ao mundo das informações através da Internet. Além de se tornar um importante instrumento para a inclusão social.


Passando pelo primeiro volume inicia-se a segunda fase do aprendizado. O segundo volume: Informática pra gente miúda – Iniciando com o Windows, coloca a criança na prática da utilização dos softwares, no primeiro momento conhecendo um pouco sobre sistemas operacionais e já partindo para as atividades. Treinando o manejo do mouse e entendendo os cliques, logo passa para o teclado sendo incentivada a digitação de textos nos aplicativos do Windows, aprende as acentuações e funções das teclas. Também recebe instruções do uso do mouse aprimorando sua coordenação motora fazendo desenhos nos aplicativos de pintura.
Além de todas essas atividades as crianças conhecem outros pesquisas em sites de busca e conhecerão um pouco de segurança no meio virtual, prevenindo-se de pessoas com idéias opostas os seus aplicativos como a calculadora, os players de som e vídeo e são

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

 

Desde do inicio do ano letivo procuramos em introduzir a informática e as mídias as criança da informática na formação de alunos Para aprender informática o objeto principal de estudo é o próprio computador, que tem sua historia contada, A evolução dos computadores,

 No segundo momento coloca a criança na prática da utilização dos softwares, no primeiro momento conhecendo um pouco sobre o computador e já partindo para as atividades. Treinando o manejo do mouse e entendendo os cliques, logo passa para o teclado sendo incentivada a digitação de  pequenos textos nos aplicativos do Windows, aprende as funções básica Também recebe instruções do uso do mouse aprimorando sua coordenação motora fazendo desenhos nos aplicativos de pintura.

Posteriormente forma abordados com as crianças a função dos micros- system, DVD televisão e como e o manejo, foram realizadas discussões e pesquisa com outros educadores para saber de como e o processo de trabalhos voltados para essas tecnologias, se houve preparo para trabalhar este tema em sala de aula

 

 

Conclusão

 

Ao se pensar em trabalhar tecnologia nas escolas , devemos ter em mente metas a  serem cumprida, no entanto nos educadores devemos ter um currículo voltado para esses objetivo que e primordial para o aprendizado das nossas crianças, pois eles serão o futuro de amanhã e também devemos estarmos em constante estudo para  passarmos o que há de bom.

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

Conexões, educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Redes Editora- POA/ RS - 2009

 

1http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm (nov/2002)

 

FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição -