RESUMO

O propósito desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre o tema homossexualidade e como essa problemática vem sendo abordada pelos autores na literatura. Esse é um assunto complexo, contraditório e que divergem opiniões. Mesmo com campanhas para abolir o preconceito ainda vivenciamos práticas de discriminação para com aqueles indivíduos que optam por se relacionar com pessoas do mesmo sexo. A literatura trabalha essa temática com nuances diferentes, para compreendermos como se processa esse debate, tenho a intenção de analisar a obra de Adolfo Caminha, "O Bom Crioulo" e compará-la ao conto "Terça-Feira Gorda" de autoria de Caio Fernando Abreu. A escolha por essas duas obras se deu pelo fato de ambas apresentarem um enredo que discorrer acerca da homossexualidade permeada por aspectos eróticos e possuírem certas semelhanças entre seus personagens. Além dos aspectos que se aproximam e se assemelham tenho também o intuito de identificar as possíveis divergências nas respectivas obras. O eixo condutor desse trabalho é a análise da questão homoerótica nas duas obras e na visão de seus autores, onde se relacionam e onde há diferença no tratamento desse tema que é considerado por muitos como tabu. O aspecto naturalista de "O Bom Crioulo" , a linguagem coloquial de Terça-Feira Gorda" são algumas das características encontradas nessas narrativas que servem de assunto para esse artigo. A crítica feita pelos autores a uma sociedade preconceituosa, que usa "máscaras" para representar valores sociais definem o pano de fundo das referidas obras. Esse trabalho possui grande relevância por esboçar as matrizes desses autores que embora de gerações diferentes possuem um forte desejo de contribuir para uma sociedade mais tolerante e menos preconceituosa. Foi de grande importância para mim a construção desse artigo pois contribuiu para minha formação pessoal e profissional.



PALAVRAS-CHAVES: Homossexualidade- Erotismo- Literatura- O Bom Crioulo- Terça - Feira Gorda






ABSTRACT

The purpose of this paper is to present some reflections on the theme of homosexuality and how this problem has been addressed by the authors in the literature. This is a complex, contradictory and diverging opinions. Despite campaigns to abolish the prejudice still experienced discriminatory practices toward those individuals who choose to associate with people of the same sex. The literature works this theme with different nuances, to understand how this debate proceeds, I intend to examine the work of Adolfo Caminha, "The Good Creole" and compare it to the short story "Tuesday frustrated" by Caio Fernando Abreu. The choice of these two works took place because both present a storyline that talk about homosexuality permeated by erotic aspects and have certain similarities between their characters. Besides the aspects that come together and look like I have also aimed to identify possible discrepancies in their works. The guiding thread of this paper is to examine the issue in both homoerotic works and vision of its authors, where they relate and where there is a difference in the treatment of this subject which is considered by many as taboo. The naturalistic aspect of "The Good Creole", the colloquial language of Shrove Tuesday "are some of the features found in these narratives that are the subject for this article. The criticism made by the authors in a prejudiced society, which uses "masks" to represent social values define the background of these works. This work has great relevance for sketching matrices that although these authors of different generations have a strong desire to contribute to a society more tolerant and less prejudiced. It was very important for me to build this article because it contributed to my personal and professional training.



KEYWORDS: Gay-Erotica-Literature-Creole-Good Friday - Feira Gorda










A ABORDAGEM DA HOMOSSEXUALIDADE NA LITERATURA: algumas reflexões

1- Introdução
Neste artigo tenho como objetivo refletir sobre a homossexualidade, e sua abordagem na literatura. Por ser um assunto muito complexo esse trabalho não apresentará conclusões definitivas,pois é impossível abarcar tamanha amplitude do tema. De acordo com PICAZIO (1998,p.100):
A sexualidade é um campo fértil para proliferação de mitos, tabus e preconceitos. Em função de os estudos nesse campo serem recentes, nossa cultura se organizou e explica os comportamentos sexuais baseando-se em suposições convenientes para determinados grupos. Em geral, a criação de tabus, mitos e preconceitos decorre da necessidade de manutenção do poder de alguém.

Observamos pelo dizer do autor que a temática da sexualidade é algo sujeita a tabus,mitos e preconceitos. Talvez isso seja fruto de uma sociedade baseada em preceitos religiosos que mitificam o corpo e propagam a sexualidade como pecado. Somos vítimas de uma sociedade elitista, preconceituosa e sofremos as influências de normas sociais que pregam o princípio da heterossexualidade.
Diante desses tabus sociais alguns autores resolveram denunciar e criticar as bases de uma sociedade mascarada. Com esse pressuposto várias obras foram lançadas com a abordagem da homossexualidade, escandalizando a moral e os bons costumes de uma época marcada pela exclusão e pela homofobia. Podemos citar como exemplo os romances: o Ateneu, de Raul Pompéia, O Cortiço de Aluísio de Azevedo, Bom Crioulo de Adolfo caminha, entre outros que expressaram em seus enredos uma ferrenha crítica a padrões sociais estabelecidos que eram quebrados por sujeitos corajosos e regressores da moral. Em todos eles aparece relacionamentos de pessoas do mesmo sexo, algo que era e ainda é condenável socialmente.
O objetivo desse artigo é analisar a homossexualidade na visão de dois autores: Adolfo Caminha e Caio Fernando Abreu. Ao descrever sobre "O Bom- Crioulo" e "Terça- Feira Gorda" procurarei revelar as características em comum nos dois textos e analisar as dicotomias entre os mesmos. Assim será possível vislumbrar como a sexualidade é discutida por esses autores de contextos sociais diferentes, com experiências de vida distintas.
Para melhor compreensão dividi esse trabalho por itens, assim ele se organizou da seguinte forma: primeiro começo falando como Adolfo Caminha trabalha o tema do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Descrevo de forma resumida o romance naturalista "O Bom- Crioulo", trazendo a mensagem implícita do autor.
Logo após escrevo como Caio Fernando Abreu discorre acerca da homossexualidade em um de seus contos, Terça- Feira Gorda. Falo desse conto, analiso os elementos dessa narrativa, sempre com a intenção de perceber as características da linguagem usada pelo autor para o tratamento desse tema.
Dando continuidade ao trabalho faço um contraponto das semelhanças e dicotomias nas obras dos referidos escritores. Procuro enumerar de forma rápida o que eles têm em comum e em que eles se diferenciam. Nessa parte do artigo são tratadas as diferenças existentes nesses autores,e quais as semelhanças que os aproximam.
Finalizo o trabalho com "as considerações finais", momento dedicado as palavras finais, as conclusões a respeito da elaboração desse artigo. Ressaltando que não será minha intenção esgotar o debate sobre esse tema, até porque seria impossível. Mas pretendo destacar as principais respostas que foram suscitada diante da leitura dessas narrativas.
Esse artigo foi de grande relevância pois consubstanciou-se como um aprendizado ímpar em minha formação acadêmica. Ler essas obras, estudar o estilo desses autores foi de uma riqueza enorme. Possuo outra visão a respeito desse tema, dessas obras e de seus respectivos autores.















2-A HOMOSSEXUALIDADE NA ÓPTICA DE ADOLFO CAMINHA
A obra de Adolfo Caminha é bastante rica e abrangente, pretendo me deter apenas no seu romance Naturalista "o Bom-Crioulo. Esse autor pertencia a escola Naturalista, que tinha como fundamento a questão de que o meio influencia o homem. Assim pode-se inferir que o caráter de um sujeito está fortemente ligado às suas condições de vida e o meio com o qual se relaciona.
Adolfo Caminha possuía um espírito inquieto e progressista, tinha personalidade forte sua produção literária retratava a realidade de modo crítico e objetivo. No contexto histórico do Brasil naquela época suas obras eram revolucionárias e chocavam o público leitor. Nosso país era conservador demais e os leitores estavam acostumados com leituras amenas, românticas.
Ao escrever o romance "O Bom-Crioulo" ele estava imbuído de um sentimento de vingança. CAMPEDELLI ao fazer o posfácio desse livro afirma que:
Na chegada de Caminha a Fortaleza, entretanto, uma questão pessoal o ocupou mais do que a vocação literária e as tendências políticas: em 1889, ano da proclamação da República, ele apaixonou-se por Isabel Jataí de Paula Barros, esposa de um alferes, que abandonou o marido para se unir a ele. O escândalo na capital cearense foi grande. O jovem tenente Caminha,obrigado a deixar a Marinha, viu frustradas todas as suas expectativas que o haviam levado a trocar o Rio por Fortaleza.(2005,P.104)
Pode-se inferir então que a publicação de "O Bom-Crioulo" foi uma vingança de Caminha contra aquela sociedade preconceituosa. Ele denunciava as hipocrisias e perversões dentro da Marinha, uma instituição vista por todos como respeitosa e tradicional. Através dessas evidências Adolfo Caminha imbuído de ódio e desprezo, conseguiu dar vida a seus personagens tornando-os interessantes e convincentes. Na crítica literária o autor vingou-se dos intolerantes homens e mulheres que habitavam a sociedade daquela época.
O livro "O Bom-Crioulo" tem como tema o amor homossexual que resultou em assassinato. A perversão sexual entre marinheiros (Aleixo,Amaro) foi uma denuncia que o autor tentou reverenciar nesse romance.
Bom-Crioulo era um personagem com alguns atributos físicos que o configuravam como negro, forte e estouvado. Ele se apaixona por Aleixo, um grumete jovem. Aleixo atrai Amaro por certos detalhes como personalidade de homem frágil,pueril, branco, ingênuo, exatamente características que o negro não possuía.
Aleixo e Bom-Crioulo passam a morar juntos em um sobradinho na rua da Misericórdia. Esta habitação pertence a uma portuguesa, D. Carolina.
Certo dia Bom-Crioulo teve que se afastar e ir para outro barco, mas prometeu ao jovem amante que voltaria. Aleixo continuou a morar no sobradinho.
D. Carolina que era prostituta e nunca passara pela experiência do amor sem interesse,nem pela maternidade é atraída por o aspecto infantil de Aleixo vivi uma relação amorosa com o mesmo.
Bom-Crioulo fica doente, vai para o hospital de onde foge e recebe a notícia que o seu amante está amigado com a portuguesa. Amaro não consegue suportar a dor da traição e da perda do grumete e acaba assassinando Aleixo.
Ao observar o romance de Caminha percebemos que Aleixo foi influenciado pelo meio. Ele não era homossexual, mas foi seduzido por seu compassa, Amaro. Quando a distância os separou e o grumete não possui mais a influência do Bom-Crioulo, ele se relacionou com uma mulher.Esse é um traço marcante do Naturalismo.
O romance trás a tona um tema polêmico, a homossexualidade, além disso questiona o ambiente da marinha. Essa é uma crítica que o autor lança mão para manifestar seus sentimentos de revolta e não conformismo diante de padrões sociais baseados na hegemonia do padrão branco, heterossexual.
Bom-Crioulo é uma obra ousada, característica de um autor que nunca mediu palavras e foi capaz de se posicionar mesmo diante de repressões. A obra trás uma carga de preconceito que naquela época via a homossexualidade como doença. Seu personagem principal era negro e homossexual um típico sujeito colocado à margem da sociedade,excluído e perseguido.
Alguns críticos da literatura afirmam que o romance Bom-Crioulo causou aversão na sociedade, por se tratar de um tema muito delicado e sua linguagem era pesada para as pessoas que estavam acostumadas a outro tipo de literatura.A relação entre gays foi escrito com requintes de detalhes eróticos o que transforma a obra em um tabu para as pessoas mais tradicionais.
A linguagem é formal, narrado em terceira pessoa, um narrador onisciente, isto é, que sabe tudo sobre seus personagens, até os seus sentimentos:
Sentiu pela primeira vez toda a alma vibrar, de uma maneira extraordinária, como se lhe houvesse injetado no sangue de africano a frescura deliciosa de um fluído misterioso. A liberdade entrava-lhe pelos olhos ,pelos ouvidos, pelas narinas, por todos os poros, enfim como a própria alma da luz , do som, do odor e de todas as coisa etéreas.CAMINHA(2005,P.21)
O autor lançou mão de recursos lingüísticos de sinestesias para transmitir aos leitores o lado psicológico dos personagens. Descreveu sensações e sentidos que fizeram da cena uma típica leitura de mentes e desejos dos indivíduos envolvidos no romance.

2.1- COMO CAIO FERNANDO ABREU DISCORRE SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
Caio Fernando Abreu é um autor moderno, com linguagem coloquial, forte e voltada para o tratamento da realidade objetiva. Suas obras tem um teor de autobiografia pois ele procura relatar algumas experiências de suas vivências como homossexual para o conhecimento do leitor.
É muito comum encontrar nas obras desse autor características homoeróticas, seus protagonistas na maioria das vezes são homossexuais. Meu interesse maior é analisar o conto "Terça Feira Gorda" para validar minhas afirmações feitas até aqui.
O conto em questão está na primeira parte do livro "Morangos Mofados", trazendo temáticas, a exemplo da homossexualidade, críticas que de forma metafórica faz referência a podridão e a hipocrisia de uma sociedade em que os indivíduos tem aversão aos sujeitos que se relacionam com alguém do mesmo sexo.
Narrado em primeira pessoa o conto "Terça-Feira gorda", apresenta a história de amor e de sexo entre dois homossexuais. Era um jogo de erotismo e sedução descrito pelo narrador que também era protagonista. Os personagens seduzem-se mutuamente em uma festa de carnaval e vão fazer amor na praia. Eles são surpreendido por um grupo de desconhecidos que os agridem em virtude da intolerância e do preconceito.
Eles são agredidos físico e moralmente com palavras de baixo nível, violência física e um dos personagens acaba morrendo.
O que mais chama atenção é que o conto é narrado em primeira pessoa, não existe distanciamento o que torna a história mais real.Permite ao leitor muita comoção,diante dos fatos, o jogo de erotismo, a sedução entre dois homens, em uma linguagem sem pudor. As cenas de violência também são fortes.O conto termina com a seguinte frase:" contra o chão em mil pedaços sangrentos".
Vemos que o preconceito fez com que as pessoas matassem esse homossexual e o seu parceiro saiu correndo, de forma covarde com medo de ser vítima de pessoas cruéis, sanguinárias e que adotam a morte como forma de repreensão para outras práticas homossexuais.
A homossexualidade é tratada por Caio Fernando Abreu como algo normal, é tanto que o narrador fala do relacionamento homossexual sem inserir um caráter anormal. O romance entre esses homossexuais acontece no carnaval, e devia ser encarado com normalidade, visto que esse é um período do ano que tem aspectos democráticos. Numa época de alegria e diversão deveria haver maior liberdade sexual, infelizmente, algumas pessoas usam "máscaras" e reagem de forma intolerante.
Nesse conto o autor usa o termo "mascar" para denunciar a repressão imposta por integrantes de uma festa tão democrática como o carnaval:
Foi então que percebi que não usávamos máscaras.Lembrei que tinha lido em algum lugar que a dor é a única emoção que não usa máscaras. Não sentíamos dor, mas aquela emoção daquela hoara ali sobre nós, e eu nem sei se era alegria, também não usava mascar. Então pensei devagar que era proibido ou perigoso não usar máscara, ainda mais no carnaval.ABREU (1995,p.58)
O autor relaciona "máscaras" com o caráter hipócrita,falso de uma sociedade conservadora que se diz democrática,mais não passa de ditadura e intolerância. As pessoas se disfarçam de boas para representarem papéis sociais,mas não aceitam o relacionamento entre homossexuais.
Caio Fernando Abreu representa em seus contos homossexuais, indivíduos que localizam-se na periferia da sociedade, excluídos, marginalizados e que acabam sendo vítimas de atos homofóbicos. O autor deixa claro que os homossexuais são acusados de desobedecer regras sociais impostas pela elite branca e heterossexual.
Nesse conto o autor problematiza o culto da sexualidade. A repressão sexual e a violência imposta aos amantes causam espanto ao leitor e desvela a realidade de um contexto social marcado pelo preconceito e pela homofobia. Acredito que por ser também homossexual esse autor escreve tão bem sobre o sofrimento e o preconceito dos que são excluídos pela sociedade.














3-ASPECTOS PERTINENTES E DIVERGENTES ENTRE OS AUTORES
Nessa parte do trabalho me atenho a expor as semelhanças e diferenças entre os autores: Adolfo Caminha e Caio Fernando Abreu. Ao ler "o Bom-Crioulo" e o conto "Terça-Feira Gorda", percebemos que ambos trazem em comum o tema da homossexualidade. É necessário também elencar as dicotomias as diferenças entre essas narrativas.
Uma primeira diferença entre as obras é a questão da cronologia. O romance de Caminha se passa em uma época mais tradicional, conservadora enquanto que, o conto já acontece em uma festa de carnaval onde se conclui que é uma época mais recente,mais liberal. Os dois autores são de gerações e tempos diferentes.
Ambos falam sobre o relacionamento entre homossexuais. Tanto o romance quanto o conto são usados pelos autores para fazer críticas e denunciar a sociedade vigente. A homofobia era mais presente no conto de Abreu, pois um dos personagens morreu em virtude da violência dos agressores preconceituosos. A presença de termos pejorativos como "veado" marcam no conto a repulsa que as pessoas tinham para com os homossexuais.
Caminha escreve para se vingar de uma sociedade intolerante e Abreu é marcado por aspectos autobiográficos. A linguagem de Abreu era coloquial, forte e trás detalhes de erotismo e sedução. Ambos os autores possuem a qualidade de espantar os leitores. Caminha detinha uma linguagem mais complexa, ele compara os personagens a animais detentores de taras, essa é uma forte característica do naturalismo.
O Bom-Crioulo tem como cenário o cais, a marinha, o conto Terça- Feira Gorda se passa em uma praia. O relacionamento de Amaro e Aleixo foi mais duradouro, embora não tenha tido final feliz. Os personagens do conto tiveram apenas uma aventura,mas que também acabou em tragédia. No romance naturalista a sociedade trata da homossexualidade como doença e no conto ela é vista com repulsa, falta de vergonha, afronta a sociedade.
Assim como Caminha, o autor Caio Fernando Abreu descreve aspectos que confirma a harmonia entre os personagens:
De repente ele começou a sambar bonito e veio vindo para mim. Me olhava nos olhos quase sorrindo, uma ruga tensa entre as sobrancelhas, pedindo confirmação.Confirmei quase sorrindo também.(1995,P.56)
Uma diferença notada nas duas narrativa é que o romance é narrado em terceira pessoa e o conto é narrado em primeira pessoa. Aleixo foi seduzido por Amaro, e teve relacionamento com uma mulher. Já em relação ao conto percebemos que ambos eram homossexuais e ambos seduziam-se mutuamente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da leitura das obras de caio Fernando Abreu e Adolfo caminha, podemos esclarecer alguns princípios norteadores.
As características dos personagens das referidas obras são influenciados pelo contexto da sociedade que ora vigorava. A homossexualidade era vista com descaso, repúdio e preconceito. Os autores escolhem essa temática para denunciar os vícios de instituições e regras sociais que mascaram o contexto social. Aqueles que fogem ao parâmetro de normalidade são considerados marginalizados, excluídos e criminosos.
A temática homoerótica é constante nas obras analisadas nesse artigo.O jogo de sedução entre pessoas do mesmo sexo, escandaliza uma sociedade que preza pela heterossexualidade. A crítica feita por ambos os autores atendem a fins diferentes. Caminha queria mostrar o interior da Marinha e tudo que de ruim e devasso por lá acontecia. Já Abreu queria dar voz ao homossexual que narrava uma história de carnaval em que a homofobia e a violência foi mais forte do que a democracia e a liberdade sexual. A repressão sexual esteve presente no conto, e no romance percebemos que a mensagem repassada é de influência de um indivíduo sobre outro.
Ambos os autores usaram sua criatividade para tratar o tema homossexualidade sem preconceitos sem pudor e com o intuito de convidar os leitores para uma reflexão acerca de suas opções e sua visão a respeito da sexualidade. Essas obras pretendem dar voz aos homossexuais que estão excluídos da sociedade e mais especificamente em Caminha, sua obra critica alguns acontecimentos ocorridos na Marinha.
São obras bastante relevantes, com características forte que delimitam bem os aspectos do momento no qual foram escritas. Os autores são intelectuais que merecem destaque no cenário literário e fazem de seu ofício uma alerta para todos aqueles que não enxergam os defeitos de uma sociedade intolerante,preconceituosa e racista.









REFERÊNCIAS
ABREU, Caio Fernando.Terça-Feira Gorda. In: Morangos Mofados.São Paulo: Companhia das Letras,1995
CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo.São Paulo:DCL, 2005
CAMPELLI, Samira Youssef. Uma Moderna História sobre a Paixão.in: CAMINHA, Adolfo. Bom Crioulo: São Paulo, DCL 2005
PICAZIO, Claudio.Sexo Secreto:temas Polêmicos da Sexualidade. São Paulo:Summes, 1998