Não é de hoje que vemos a evolução e a presença dos dispositivos móveis em nossas vidas. A cada dia, milhões de dispositivos móveis chegam ao mercado para atender a necessidade da população.

Juntamente com essa grande invasão de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, aparece também a necessidade de novos aplicativos. 

Muitas pessoas aproveitam essa gigantesca demanda para conseguir alguma renda através de monetização. E muitos dos desenvolvedores escolhem a plataforma Android por causa da sua facilidade, custo e presença de mercado. A seguir mostrarei 7 passos que a equipe do Techjambo.com preparou para você começar a desenvolver aplicativos e, quem sabe, gerar renda com eles:

Passo 1: Aprender Noções Básicas de Java: não é necessário aprender todos os frameworks que existem para Java. Para programar em Android, noções básicas de algoritmo em Java são suficientes. Nada impede de se aprofundar depois.

Passo 2: Configurar o Ambiente Android: as ferramentas necessárias são: java(versão mais atual) , uma IDE( pode ser o Eclipse ou Android Studio) , plugin ADT(caso se utilize o Eclipse) e o SDK do Android.

Passo 3: Aprender sobre os Componentes Visuais Android: é importantíssimo aprender sobre esses componentes, afinal eles representarão sua aplicação diante dos usuários. Componentes como botões, caixas de texto, listas e caixas de diálogo são fundamentais.

Passo 4: Construa um Caso de Teste CRUD: aqui é o momento de por a mão na massa. Com base na documentação disponível do google(https://developers.google.com/android/?hl=pt-br), elabora um sistema de cadastro com as operações de consulta, leitura, atualização e exclusão de dados. Esse tipo de aplicação é muito didática, pois você aprenderá como integrar os componentes visuais com o código fonte.

Passo 5: Testes de Aplicação: depois de construir sua aplicação, os testes são fundamentais. Teste o máximo que puder. Peça para outras pessoas testarem e anotarem os erros para depois corrigí-los. 

Passo 6: Integração com o Admob: o admob (https://www.google.com.br/admob/) é a ferramenta de propagandas do google para monetização. Com ela, é possível gerar uma boa renda com propagandas.

Passo 7: Cadastrar como Google Developer: para disponibilizar seus aplicativos no Google Play, é necessário pagar uma taxa(cerca de US$ 25). Esse valor só é pago uma vez. Com esse acesso, seus aplicativos aparecerão no Google Play para todo o planeta.

Passo 8: Submeter o aplicativo no Google Developer para o Google Play: esse é o passo final. O aplicativo já está testado e integrado com o Admob. Agora é hora de colocá-lo em produção. Siga as instruções no painel do Google Developer e aguarde algumas horas para o seu aplicativo ficar disponível.

Essas foram algumas dicas para começar a desenvolver aplicativos para Android e gerar alguma renda com propagandas. Sempre será possível melhorar sua metodologia. O importante é sempre ficar se capacitando e investindo em conhecimento. 

Caso queiram conhecer o trabalho do grupo Techjambo.com acesse nossa página: 

http://www.techjambo.com/