1. Mais espaço na tela - Torne seus ícones menores.
Vá em ‘Exibir’ > ‘Barra de ferramentas’ > ‘Personalizar’ e marque a caixa ‘Ícones pequenos’. E se você não usa a barra de ‘Favoritos’ (aquela onde originalmente aparece ‘Últimas notícias’ e ‘Traduza essa página’, simplesmente vá em ‘Exibir’ > ‘Barra de ferramentas’ e desmarque o item ‘Favoritos’).

2. Palavras-chave em pesquisas
Se há uma pesquisa que você use com freqüência (o sistema de busca da Wikipédia, por exemplo), existe uma ferramenta que poucas pessoas usam. Clique com o botão direito na caixa de busca, dê à palavra-chave um nome fácil de escrever e de guardar (por exemplo… “cão”) e salve.

3. Deletar itens da barra de endereços
A função de exibir os endereços visitados na barra de endereços é útil, mas algumas vezes você não quer determinado endereço aparecendo lá. Quando a caixa com os endereços aparecer, apenas selecione o endereço com a seta para baixo e aperte ‘Delete’.

4. Crie um arquivo user.js
Outra maneira de personalizar seu Firefox basta criar um arquivo ‘user.js’ na pasta onde está seu navegador e alterar opções que podem até mesmo deixar o navegador mais rápido.

5. about:config
Digite “about:config” na barra de endereços e altere centenas de configurações de seu Firefox. Claro, não vá sair clicando por aí sem saber o que fazer. Veja aqui uma lista de dicas (e uma em meu post seguinte).

6. Aumente a velocidade do Firefox
Instale o Fasterfox e pronto! Você não vai se arrepender.

7. Limite o uso da RAM
Se o Firefox usa muito da memória RAM em seu PC, você pode limitar seu uso.

Novamente, digite “about:config” busque a entrada “browser.cache” e selecione “browser.cache.disk.capacity”. Está ajustado com 50000, mas você pode reduzir este número, conforme quanta memória que você tenha. Tente 15000 se você tem entre 512MB e 1GB de RAM.

8. Reduza o uso da RAM quando o Firefox estiver minimizado
Este recurso vai mover para o disco rígido a memória utilizada pelo Firefox quando ele estiver minimizado, usando muita menos memória RAM (sem afetar visivelmente o desempenho depois que você o maximiza novamente). Novamente, vá ao “about-config” e clicando com o botão direito, escolha ‘Nova opção’ > ‘Boolean’. Dê o nome de “config.trim_on_minimize” e ajuste o valor para TRUE. Reinicie o Firefox, então.