É cada vez mais frequente a utilização de vídeo conferências para a realização de entrevistas de emprego. Se você busca o primeiro emprego ou se já possui uma boa experiência profissional e ainda não foi entrevistado dessa forma, fique atento, pois há uma grande possibilidade de que isso aconteça. Ferramentas como o Skype e Hangout têm facilitado muito a vida de candidatos e recrutadores. Empresas cuja sede situa-se em outro estado ou país estão utilizando cada vez mais esse recurso, que, segundo pesquisas recentes, teve um aumento em torno de 52% nos últimos três anos.

As empresas que utilizam esse método ganham agilidade e reduzem sensivelmente os custos no processo seletivo ao evitar deslocamentos e hospedagens. Além disso, abre-se o leque de oportunidades para candidatos de outras regiões, que, de outra forma, talvez estivessem impedidos de participar.

Portanto, fique atento às seguintes dicas, para que possa se sair bem.

#1 – PROGRAME-SE COM ANTECEDÊNCIA

É fundamental que você obtenha o e-mail do entrevistador e o adicione pelo menos um dia antes para evitar ajustes de última hora. Programe-se para estar conectado com pelo menos meia hora de antecedência e espere que ele entre em contato.

#2 -  TESTE SEUS EQUIPAMENTOS

Cerifique-se de que seu áudio e microfone estejam funcionando perfeitamente, bem como sua conexão. Caso haja algum problema antes ou durante a entrevista e você não consiga resolver, telefone imediatamente para o entrevistador, explique o ocorrido e coloque-se à disposição para agendar outro horário, se possível no mesmo dia. Em seguida seja ágil em conseguir ajuda especializada ou encontrar outro local adequado para a realização da entrevista. Pode ser a casa de um parente ou amigo, desde que hajam as condições mencionadas no tópico seguinte.

#3 – ESCOLHA UM LOCAL TRANQUILO

Esse com certeza é um dos itens mais importantes. O local da entrevista deve ser silencioso e, principalmente, sem interrupções. Nada como barulho de cachorro latindo, pessoas conversando, criança chorando, TV ou som ligados. Você deverá estar totalmente concentrado nas perguntas do entrevistador. Em se tratando de uma oportunidade de emprego, é natural que a família colabore nesse sentido. Se o candidato ou candidata tiver filhos, alguém da família poderá sair de casa com as crianças durante o período da entrevista se for necessário.

#4 – ESTEJA ATENTO AOS OBJETOS DE FUNDO

É preferível que o fundo seja claro e que não esteja sobrecarregado. Evite por exemplo, expor um ambiente desarrumado e repleto de objetos. Se o seu computador estiver no quarto, cuide para desviar o foco da cama e, se isso não for possível, que ela esteja arrumada. Afinal, você não vai querer passar uma imagem de pessoa desorganizada.

 #5 – VERIFIQUE A ILUMINAÇÃO

Se possível, no dia anterior, exatamente no horário em que a entrevista será realizada, verifique a iluminação do seu ambiente. Um local excessivamente claro pode impedir que a sua imagem seja nítida durante a entrevista. Lembre-se que a sua linguagem corporal também estará sendo observada atentamente.

#6 – VISTA-SE ADEQUADAMENTE

Mesmo que você esteja em casa, vista-se como se estivesse na empresa. Opte por usar roupa social, sóbria e discreta. Mulheres devem evitar decotes e excesso de maquiagem.

#7 – PREPARE-SE, PREPARE-SE E PREPARE-SE

Isso significa pesquisar sobre a empresa para a qual está se candidatando e, se houver oportunidade, dizer de forma tranquila e objetiva, de que forma você poderá contribuir para o crescimento dela. Já entrevistei candidatos que, por incrível que pareça mal sabiam o ramo de atuação da empresa. Por outro lado, outros provaram conhecer não apenas a área de atuação, mas também sua história, visão e valores. Esses, certamente foram os mais bem sucedidos. Tenha em mente o seu histórico profissional, de preferência números e fatos que mostram a sua contribuição nas empresas por onde passou.

#8 - SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO

Comporte-se como se estivesse ao vivo na entrevista. Procure ficar tranquilo, seja gentil e procure focalizar a câmera como se estivesse olhando nos olhos do entrevistador. Feche todos os outros programas e evite ficar folheando papéis durante a entrevista. Ao final, agradeça a oportunidade e não deixe de sorrir, pois, a simpatia sugere uma facilidade na integração com os novos pares.  

Há vários outros pontos a serem avaliados em um processo seletivo, mas a entrevista sem dúvida é um dos mais importantes. Porém, com planejamento e tranquilidade, você verá que não é um bicho de sete cabeças.

Desejo-lhe boa sorte!