É dito que as melhores coisas na vida são de graça. Mas, como todos sabemos, isso não é verdade quando se trata de ferramentas que fazem a sua empresa funcionar bem. Com a capacidade e esperteza por traz da tecnologia de hoje, o sistema ou as soluções que precisam podem ser bastante custosos. Há alguns produtos ou serviços que não dá pra fazer aquela pechincha de Brasileiro. Mas, pelo lado bom, há algumas ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a manter aquele trocadinho no bolso, enquanto facilita a sua vida e a de sua equipe.

Vamos dar uma olhada nas melhores ferramentas gratuitas para empresas. Essas são tão boas que você não iria se importar em ceder alguma forma de recompensa a eles.

  1. Google Docs
    Se você procura por um Microsoft Office alternativo e gratuito, Google Docs é uma ótima escolha. A Googles oferece processamento de palavras, planilhas e apresentações que são tão boas quanto qualquer coisa que a Microsoft tem a oferecer com o benefício adicional de ser 100% gratuito e baseado em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Isto significa, também, que é facil de se colaborar e compartilhar, você não precisará encher seu computador de apresentações antigas e relatórios quaternários.
     
  2. Gmail
    Não somos fans linha dura da Google, mas o Gmail é uma ótima ferramenta de email gratuito que até permite integração corporativa, caso queira que o seu próprio domínio esteja depois do “arroba” - @. Ele também faz integração com um número vasto de produtos da Google e ferramentas de terceiros, aumentando sua força. É fácil de se inscrever ao Gmail, ele oferece bastante plugins legais e ferramentas que fazem dele uma poderosa opção para uma empresa.

  3. Evernote
    Genioso, pode acontecer em qualquer lugar. Pense nas grandes ideias rabiscadas em um guardanapo, prestes a ser perdido antes de voltar ao escritório. Esta ferramenta traz a solução de uma forma muito elegante. Ele permite que faça notas no seu computador ou tire uma foto de uma lousa, de um recado ou de um guardanapo e o adiciona ao aplicativo. Uma vez lá, todo o conteúdo é pesquisável. Então mesmo se você escreve como alguém da terceira série, ainda é fácil achar sua ideia em meio a toda confusão.
     
  4. Hootsuite
    Se seu negócio está envolvido em mídias sociais (Dica: Ele deveria estar, se já não está) o Hootsuite é uma ótima ferramenta para gerí-las. Ele oferece a você a habilidade de gerir múltiplas contas, plataformas e até permite que você agende suas postagens. Isso significa que você não estará atado ao seu computador o dia todo para promover seu negócio no Facebook, Twitter e muitas outras plataformas. Ele possui uma plataforma limpa para o usuário, facilitando seu fácio acesso e monitoramento. Um aplicativo móvel dele também permite que você o leve com você, sem arriscar perder um cliente em potencial.
     
  5. Trello
    Manter em ordem múltiplos projetos em estágios diferentes de realização pode ser um pesadelo. É aqui que o Trello pode ser de grande ajuda. Cada projeto tem um cartão organizado em colunas simples que pode customizar. Assim que progredir em um projeto, você simplesmente o desloca a uma nova coluna. Também facilita a comunicação, permitindo a você taguear pessoas chave trabalhando em um mesmo projeto, caso uma atualização do mesmo é pertinente a eles. Já vimos ele ser utilizado para tudo, desde criação total de websites, como até a organização de uma ideia para um blog.
     
  6. FreshBooks
    Que jeito melhor de acompanhar todo o dinheiro que está guardando do que com um software de contabilidade gratuito? FreshBooks é poderoso e fácil de usar. Ele cobre tudo desde acompanhamento de horas e faturamento até permitir que você aceite pagamento online via PayPal ou qualquer uma de 13 opções. A única coisa melhor do que guardar dinheiro é poder acompanhá-lo de graça.
     
  7. Hyper-V Server 2012
    Virtualização é uma das tendências mais fortes do mundo empreendedor. Dando a você o poder para executar múltiplos sistemas operacionais em um único computador hospedeiro, ele é altamente alardeado por sua habilidade de maximizar recursos de TI, melhorar a eficiencia e salvar dinheiro. Desenvolvido pela Microsoft, o Hyper-V Server 2012 é um aplicativo feito para o manuseio da maioria de servidores que demandam necessidades de virtualização, enquanto mantém uma alta segurança, performance e confiabilidade. Difícil de acreditar que é gratuito!

Conheça também a Benchmark Email, com ela você poderá fazer campanhas de email marketing, de uma maneira rápida e fácil! E mais, é gratuito para um grande número de emails que pode enviar mensalmente! Você pode atingir seus clientes através de emails com belos templates. Conte também com o melhor conteúdo para fazer seu e-mail marketing.

Com estas ferramentas em seu negócio, você poderá realizar muito mais com poucos recursos. Isto significa um maior lucro e menos horas gastas no escritório. Afinal, que graça tem todo o dinheiro que você guardou e nunca consegue gastá-lo? Vejo uma casa na praia ou um barco a vela no futuro de alguém...

Quais são as suas ferramentas para negócio preferidas ou de baixo custo?