7 Atitudes para vencer o Adversário


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, (IPedro 5:8,9).

A Bíblia mostra-nos que temos um Adversário que se opõe com intuito de nos destruir. Eis o motivo da exortação: "Sede sóbrios; vigiai". Porém, temos uma promessa pronunciada pela própria boca de Cristo: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt.16:18). De posse desta promessa quero destacar sete atitudes que devemos ter para vencer o Adversário em nosso viver diário:

Primeira atitude: Tenha consciência que há uma Batalha travada!

Muitas pessoas que professam a fé em Cristo vivem desapercebidos de que estamos numa Batalha espiritual. O Apostolo Paulo foi bem enfático quando disse: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e o sangue, mas, sim contra os principados, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef.6:12). Observe nas palavras paulinas que estamos numa batalha acirrada contra Satanás e suas hostes!

Segunda atitude: Revestir-se de toda Armadura de Deus.

O Senhor providenciou para a sua Igreja uma armadura (Ef.6:13-18) poderosa composta de sete elementos: 1)- Cinto da Verdade; 2)- Couraça da justiça; 3)- Calçados do Evangelho; 4)- Escudo da fé; 5)- Capacete da salvação; 6)- Espada do Espírito; 7)- Oração. Só revestidos com esta armadura é que venceremos o nosso Arquiinimigo!

Terceira atitude: Tenha experiências com Deus.

Quando nos confrontamos em lutas espirituais, na verdade, o Senhor está nos habilitando e nos tornado em guerreiros experientes na sua presença. Só os que têm experiências com Deus é que vencerão Satanás. Ilustremos esta verdade com o exemplo de Davi - Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e a livrava da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava. Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu" (I Sm.17:34-37).

Davi não temeu Golias porque tinha experiências de vitórias com o Deus vivo!

Quarta atitude: Exerça a sua Autoridade Espiritual.

Todos que nascem no Reino de Deus já nascem com Autoridade. Você não precisa pedir de Deus Autoridade sobre Satanás e seus demônios, e sim apenas exercê-la, pois Jesus foi quem nos disse: "Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder (Grego. Dunamin = Poder superior, leia. v. 20) para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc.10:19). Observe nas primeiras palavras deste texto que Satanás é um Adversário caído, completamente derrotado. Louvado seja a Deus!

Quinta atitude: Cuidado com o calcanhar de Aquiles.

. De acordo com a mitologia grega, Tétis, mãe de Aquiles, a fim de tornar seu filho indestrutível, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelo calcanhar. Na Guerra de Tróia, Aquiles foi atingido na única parte de seu corpo que não tinha proteção: o calcanhar. Satanás vai sempre procurar nos atingir no ponto fraco, isto é, no nosso calcanhar de Aquiles.


Portanto tenhamos cuidado para não sermos derrotado naquilo que somos fracos. Qual área de sua vida você tem sido fraco? Responda a esta pergunta com sinceridade, vigie e se fortaleça nessa área (Ef.6:10)

Sexta atitude: Ande no Espírito.

O cristão tem o Espírito de Cristo e a esperança da glória dentro dele (Colossenses 1:27). Aquele que anda no Espírito demonstra sua santidade diariamente, em cada momento. Isso acontece quando o cristão conscientemente escolhe por fé depender do Espírito Santo para guiar cada pensamento, palavra e ação (Romanos 6:11-14). Uma vida sem o andar no Espírito resulta em um cristão que não está vivendo de acordo com a missão e posição que a salvação providencia (João 3:3; Efésios 4:1; Filipenses 1:27). Podemos saber se estamos andando no Espírito se as nossas vidas demonstram o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Este nível de vida (andar no Espírito) nos proporciona vitória diária sobre Satanás, nosso Arquiinimigo.

Setima atitude: Vida de Oração diária.

Quando se fala de oração não podemos citar melhor exemplo do que o do nosso Mestre, Jesus. Ele vivia em constante comunhão com o Pai Celestial por meio da pratica da oração. Nos Evangelhos temos os seguintes registros acerca da vida de oração de Jesus:

Ele orava de manhã cedo (Mc.1:35)
Ele orava sozinho (Mc.1:35b)
Ele orava em lugares solitários: nos montes e no jardim do Getsemâni (Mc.1:35c; Mt.26:36).
Ele iniciou sua vida publica com oração Lc..3:21)
Ele passou a noite em oração antes de escolher seus discípulos (Lc.6:12,13)
Ele orava em favor do próximo (Lc.22:32)
Ele orou após a última ceia (Jo.17).
Ele orava em grupo (Lc.28-33)
Ele orou para fazer a vontade do Pai (Lc.22:42)
Ele orava e ensinava sobre oração (Lc.11:1-13)
Ele orou e deixou um modelo de oração (Mt.6:9-13)
Ele tirou um período de 9hs de oração ? do por do sol até 4ª vigília da noite (Mt.14:23-25)
Ele retirava-se para orar quando era assediado pelas multidões (Lc.5:15,16).
Ele terminou a sua vida terrena orando (Lc.23:34)

Se quisermos ter uma vida de vitória permanente sobre o Adversário, então, precisamos orar como Jesus orou, pois a oração na sua vida era algo tão vital como a água e o alimento são vitais para o nosso corpo. Louvado seja o Eterno!

Conclusão: Tomando estas atitudes com determinação é fé, certamente viveremos uma vida de plena vitória sobre Satanás, nosso Adversário!

Shalom U?vrachot!
Graça e paz!