Quem nunca sonhou em viajar? Cicloviagens na América do Sul parece um sonho distante? Partir de um lugar para outro sem se preocupar, curtir paisagens inesquecíveis na vida, aprender a cultura, costumes e hábitos de outros lugares, quem não gostaria? As cicloviagens podem proporcionar tudo isso, elas são uma fonte de energia para quem está à procura de lazer, relaxamento, tranqüilidade e bem-estar com um custo bem em conta.

As cicloviagens são mais comuns do que você pensa, ela oferece lazer, aventura e novas experiências aos que a procuram. Porém, como toda viagem é preciso de um planejamento prévio. Antes de tudo, é necessário traçar o trajeto a ser percorrido, planejar a viagem, organizar tudo que você irá precisar.

É importante levar um mapa na bagagem ou um GPS (com o roteiro de sua viagem traçada), nele também devem constar todos os lugares possíveis para passar a noite, descansar e se alimentar, não esqueça que renovar as energias faz bem ao corpo e permitirá que você continue sua cicloviagem sem nenhum desgaste físico.

Já pensou em algum lugar específico? Na América do Sul existem várias possibilidades de roteiros para você realizar sua cicloviagem. Por conta disso reunimos 10 dicas de cicloviagens na América do Sul para você conhecer e se aventurar mundo a fora. Vamos a ela:

1. SP/RJ;

2. MG;

3. SC;

4. BA;

5. RJ;

6. PR

A cicloviagem na América do Sul é um sonho possível e você também pode embarcar nessa. De bagagens feitas, mochila nas costas e com sua companheira de viagem preparada (bike), vamos as 5 dicas dos melhores roteiros de cicloviagens a ser percorrido na América do Sul.

 

América do Sul/Brasil

Nas dicas de cicloviagens na América do Sul reunimos os melhores lugares desse mundão para que você possa curtir paisagens exuberantes e experiências incríveis, por conta disso na lista das dicas em primeiro lugar está o Brasil. Um país com incontáveis diversidades de paisagens, além de ser geograficamente muito grande em sua extensão territorial.

Por esse motivo indicamos começar esse roteiro de cicloviagens em umas das regiões mais exuberantes do mundo, o Brasil. Dentro dessa lista temos alguns roteiros interessantes e possíveis de ser realizados até por ciclistas iniciantes. Vamos a ela!

1. Roteiro cicloviagem São Paulo- SP/ Rio de Janeiro- RJ

Dentro do roteiro SP-RJ, temos o percurso Cunha- Paraty. Esse trecho de estrada oferece uma cicloviagem de bike com cerca de30 quilômetros, com desafios presentes de subidas íngremes e descidas perigosas, portanto é necessário que sua bike esteja equipada e com freios.

O trecho iniciará em cunha do trecho do trevo com cerca de20 quilômetrosda estrada da pedra de Marcela, onde você pode apreciar uma vista ao mar.

Outros desafios pelo caminho onde é necessária uma atenção redobrada são os caminhos de pedra da cidade histórica de da Estrada Real, pedras soltas que compõem a estrada pode deslizar o pneu de sua bike e ocasionar acidentes, por isso fique atento nesse trecho.

 A paisagem é linda e deslumbrante durante o percurso, aproveita para contemplar as cachoeiras presentes, a mata verde e exuberante, a vida silvestre e as paisagens diversificadas.

Chegando a Paraty-RJ, aproveite o tobogã natural à cachoeira do escorrega, localizada um pouco antes do centro de Paraty.

Já na cidade o percurso está chegando ao fim, aproveite para recuperar a energia, desfrutar a atmosfera colonial da cidade com ótima culinária, bebidas artesanais e a cultura local.

Boa viagem!

2. Roteiro cicloviagem Minas Gerais- MG

Nesse roteiro temos dentro do percurso traçado as duas cidades históricas de Minas Gerais.

As cidades históricas de Diamantina e Ouro Preto comportam o legado da historia do Brasil, com sua arquitetura colonial e a diversidade fruto da miscigenação das matrizes étnicas da colonização, esse percurso oferece além de paisagens exuberantes, um pouco da história e da cultura local que colonizaram o resto do país.

Esse percurso também oferece muitos desafios e dificuldades, os ciclistas aventureiros enfrentarão um trajeto com muitas descidas e subidas pesadas, onde o preparo físico precisará está em dia.

Com 350 quilômetros de trajeto o caminho dos diamantes é uma boa pedida entre as cicloviagens escolhidas na América do Sul/Brasil. Nela o ciclista irá contemplar a Serra do Espinhaço, ótimas iguarias culinárias, a arquitetura das cidades históricas, as construções coloniais sobreviventes ao tempo.

Outro atrativo desse percurso é a cachoeira do Tabuleiro com mais de273 metrosde altura, localizada na cidadezinha de Conceição do Mato.

Pra quem quiser desfrutar outros municípios locais, temos nesse mesmo trajeto os municípios de Milho Verde, Cocais, Barão de Cocais e Mariana. Todas oferecem um ar acolhedor, artesanatos da região, iguarias típicas deliciosas, além de bebidas e outros produtos produzidos na região.

3. Roteiro cicloviagem Santa Catarina- SC

Em Santa Catarina temos a cicloviagem dentro do circuito Vale Europeu, esse trecho é um trajeto com inicio e fim em Timbó formando um percurso circular de aproximadamente300 quilômetros.

Como o próprio nome já diz, esse circuito é uma passagem e reverência à cultura européia. Um pedacinho do Brasil com arquitetura, costumes, tradições colonizados pelo branco europeu, principalmente a matriz alemã. Faz-se presente em toda arquitetura sua forte influencia, com casas em estilo alpino.

 Esse percurso pode ser feito em duas etapas, uma delas é mais leve, ela segue de Timbó a Rodeio. O outro percurso percorre a parte Alta, exigindo muito mais do corpo e do preparo físico, um percurso constituído de muitas subidas de serra e altos relevos.

A cicloviagem no circuito do Vale Europeu percorre os municípios de Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rios dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna, oferecendo paisagens naturais, cachoeiras, vinícolas, além de iguarias típicas da região, bebidas, entre outros produtos locais. Aproveitem!


4. Roteiro cicloviagem Bahia- BA

Na Bahia temos a cicloviagem que percorre a rota do descobrimento, por esse percurso você pode contemplar as lindas paisagens do nordeste. Esse trajeto constitui aproximadamente120 quilômetros, localizada especificamente no Sul da Bahia, para os ciclistas que não estão muito preparados fisicamente é uma boa pedida.

Essa cicloviagem permite acompanhar a estrada com vista ao mar, ela inicia em Prado e vai terminar em Arrail d’ajuda, durante esse percurso você irá desfrutar de mar, rios, falésias, paisagens de coqueirais, pode também optar por uma parada nas cidades locais para desfrutar passeios de barco, mergulhos no mar durante paradas de lazer.

Alguns pontos conhecido e indicados são as praias de cumuruxatiba, caraíva, corumbau, trancoso e curuípe.

5. Roteiro cicloviagem Rio de Janeiro- RJ

No Rio de Janeiro a cicloviagem indicada percorre a estrada da rota Rio- Friburgo, ela oferece um pouco de calmaria aos ciclistas, pois, oferece duas faixas em sua estrada que proporciona uma leve tranquilidade com relação aos automóveis presentes também na estrada.

O percurso inicia na cidade maravilhosa em direção a primeira parada Petrópolis, nela você pode apreciar a famosa cidade Imperial, continuando a pedalada temos uma elevada subida de serra exigindo um preparo físico e fôlego aos aventureiros.

Uma boa pedida é a parada para recuperar as energias você encontra a célebre casa do Alemão, onde irá degustar comidas típicas e famosos biscoitos amanteigados, na cidade também você encontra pontos históricos, museus, pontos turísticos valem a pena se hospedar um pouco mais e curtir um pouco do que o lugar oferece.

Outra dica é subir Petrópolis até a Serra Velha, além de evitar uma estrada com enorme trafego de carros, irá apreciar paisagens deslumbrantes.

O percurso continua de Petropolis à Teresópolis, conhecida como a estrada das Hortênsias e de lá nossa ultima parada Friburgo, totalizando uma cicloviagem de aproximadamente 204 quilômetros até nosso ponto final.

Em Friburgo desfrute a cidade, ela tem opções de restaurantes, centros históricos, teleféricos, maravilhosa paisagens e mirantes, pousadas e muito mais. Aproveite!

6. Roteiro cicloviagem Paraná- PR

O percurso de cicloviagem do Paraná inicia em Curitiba e sua estrada atravessa aproximadamente80 quilômetros até a cidade de Morretes.

Esse é muito bom para os iniciantes em ciclismo, pois oferecem desafios leves e não exigem tanto do preparo físico, em seu percurso existem algumas subidas, porém mais leves comparadas as outras cicloviagens na América do Sul/Brasil.

Além disso, possui 6 paradas de descanso em seu trajeto chamados de recanto, onde você pode recuperar as energias, descansar e ainda por cima curtir alguns mirantes com paisagens incríveis.

Partindo da capital do Paraná essa jornada é feita por meio da estrada que percorre a Serra da Graciosa, como o próprio nome já diz as paisagens exuberantes locais são de maravilhosas serras, a paralelepípedos de meados de 1854 utilizada antigamente como rota para os tropeiros seguirem ao litoral, aproveite também a cachoeira o salto da fortuna.

Chegando a Morretes, curta a cidade, prove os maravilhosos pratos típicos da região e conheça os pontos turísticos da região e a cultura local.
Agora que você já está por dentro dos melhores roteiros de cicloviagens da América do Sul/Brasil, que tal sair pedalando nessa viagem e nos contar novas rotas a ser traçada? Pegue sua companheira de viagem e coloque-a na estrada, torne esse sonho realidade e aproveita a vida pedalando.

Se você gostou deste artigo, acompanhe mais dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.