LCP Tecnologia - Consultoria de sistemas de ERP como Datasul, Protheus, SAB B1 e Linx

1. Atualização do sistema de ERP: 

Nenhuma atualização sistêmica é simples, e deve ser realizada seguindo conceitos simples de realização de backup, aplicação de atualização, teste do sistema e da funcionalidade atualizada e um bom plano de comunicação entre as partes

2. Plano de Contas: 

Deve-se efetuar a classificação do plano de contas de acordo com a sua natureza, assim como, a abertura de novas contas para atender o plano de contas emitido pela RFB. A RFB pede para que o contribuinte efetue essa manutenção, para uma melhor identificação das contas contábeis dos contribuintes.

3. Plano Referencial:

É um plano de contas, elaborado com base na DIPJ. As empresas em geral devem usar os arquivos disponibilizados pela RFB pelo Ato Declaratório Executivo Cofis nº 20/2015.

O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as do plano de contas da empresa e um padrão da RFB.

O Plano de Contas Referencial deve ser adotado o mesmo tanto para a ECF quanto para Escrituração Contábil Digital – ECD, mantendo o mesmo procedimento de amarração ao plano de contas da empresa. Para a importação deve ser concatenado os arquivos contendo as contas patrimoniais e de resultados correspondentes a forma de tributação da empresa, por exemplo, considerando que empresa é pessoa jurídica em geral – lucro real – deverá concatenar os arquivos referente L100A + L300A.

4. Revisão Cadastral:


  • Participante: tem como finalidade informar os responsáveis pela movimentação contábil da empresa. Ao efetuar o cadastro, é recomendável informá-lo em todos os lançamentos padrões que o mesmo irá participar.
  • Signatários: tem como finalidade informar os dados dos signatários da escrituração. São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma pela pessoa jurídica. Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF).
  • Configurações de Livros e Visão Gerencial: efetuar o cadastramento das visões gerenciais necessários para vários registros da ECF. Esses devem seguir as normas da contabilidade brasileira. Após os cadastramentos, efetuar a amarração das visões com os livros contábeis. Para mais informações para criação destas visões, entre em contato com o suporte e/ou o contador responsável.
  • Cadastro da empresa: verifique se estão preenchidas corretamente as informações de CNPJ, Inscrição Estadual, código de município do IBGE (neste cadastro é solicitado o código da UF), NIRE, data no registro de empresas e endereço (logradouro, CEP, bairro, cidade e UF). Em caso de transmissão errada de uma dessas informações, a ECF pode ser recusada.

5. Geração do Arquivo:

Cada sistema terá a rotina responsável pela geração do arquivo magnético, passos importantes na geração devem ser observados como parâmetros para a correta geração do arquivo.

6. Validação do Arquivo:

Hora de baixar e instalar o programa validador da ECF, importar o arquivo gerado pelo seu sistema de ERP e analisar erros ou validar e transmitir o arquivo.

Equipe LCP Tecnologia