6.2 Desenvolvimentos tecnológicos no comercio eletrônico.

 

Comercio eletrônico.

Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento no comercio eletrônico para vários setores e serviços.

É de suma importância para diversos negócios, com essa forma de compra de produtos e serviços pela internet é graças aos avanços tecnológicos obtidos com era digital.

 

Nas palavras de Albertin,

 

o comércio eletrônico (CE) é a realização de toda cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio (Business to Business – B2B), negócio-a-consumidor (Business to Consumer - B2C) e intra-organizacional, numa infra estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo (ALBERTIN, 1999, p15).

 

Essa nova era informacional é marcada pela descentralização, globalização, harmonização e pela capacitação (NEGROPONTE, 1995, p.216).

 

Segundo Castells,

As principais características da era digital seriam: 1) A informação é sua matéria prima; 2) os efeitos do novo meio tecnológico penetram em todas as atividades humanas; 3) a lógica de redes para todos os tipos de organizações; 4) flexibilidade das instituições, dos processos e das organizações, que podem ser modificados e reorganizados; 5) convergência de tecnologias da informação para formação de um sistema integrado (CASTELLS 2006, p. 78-79).

 

Com isso seus consumidores são de importância extrema, pois assim empresas e consumidores se relacionam diretamente não somente para efetuar compras e solicitar serviços, mas também para suas vidas sociais e empresariais.

Onde o consumidor compra ou solicita o que deseja sem intermédio de um vendedor para convencê-lo, que geralmente o mesmo está a procura de algo que possa satisfazer suas necessidades, em sites que possa ajudá-lo na melhor escolha.


“A internet, assim como o próprio paradigma digital, resulta da convergência de diversas tecnologias da comunicação. Ela é a rede mundial, ou seja, a maior interconexão de redes de computadores do mundo (CANUT, 2008, p.56), sendo o mais revolucionário meio tecnológico da Era da Informação.” (CASTELLS, 2002, p. 30)

 

Com essa facilidade de hoje gerada com o comercio eletrônico com acesso as informações, assim gera vários contratos fechados pela via digital.

Hoje se vive um momento da chamada era digital caracterizada pela normalização de todo tipo de redes informáticas pela aparição de uma nova sociedade, a digital, com uma cyber cultura (ZANELLATO, apud CANUT, 2008, p.52). É o advento do chamado ciberespaço.

 

Conforme Levi o ciberespaço seria:

“O espaço de conexão aberto pela interconexão mundial de computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações provenientes.”

 

Com a vontade de inovar e desenvolver o comercio eletrônico que se tornou possível a relação direta entre empresas e consumidores.

 

A Inovação

A inovação é dada pelo ato de transformar sobreviver no mercado com suas competividades, demanda esforço, custos e criação de novas idéias.

Nas palavras de Vasconcellos as atividades de inovação são constituídas de “etapas cientificas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir a implementação de inovações.” (p.56). Tanto a inovação de produtos e processos quanto o esforço de pesquisa e desenvolvimento representam um grande desafio aos dirigentes, pois estão diretamente relacionados à competividade das empresas. (VASCONCELOS; MILAGRES; NASCIMENTO, 2005, p. 56).


Assim com a procura de inovar e desenvolver novas tecnologias foi possível hoje termos acesso a internet que nos possibilita realizar nossas compras eletrônicas com a inclusão de novos softwares.

 

Onde a inovação envolve várias atividades não incluídas em pesquisas e desenvolvimento, tais como a fase final de desenvolvimento para a pré- produção; produção e distribuição; atividades de desenvolvimento com menor grau de novidade; atividades de suporte como treinamento e preparação de mercado para inovações de produto; desenvolvimento e implementação de atividades para novos métodos de marketing ou organizacionais. (OECD, 2005, p. 104, apud  PALETTA, 2008 p.41).

 

Com o incentivo a inovação e o desenvolvimento no comercio eletrônico nos permite a realização de necessidades, utilizando as empresas já existentes no mercado ou com os novos empreendedores podem surgir diversas, pois afinal com avanços tecnológicos possibilita esse alcance, nesse mercado que está em constante crescimento.


Referencias bibliográficas

 

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 1999

 

CASTELLS, M. (2006). A Sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra.

LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.

 

NEGROPONTE, Nicolas. A vida digital. Trad. Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

 

CANUT Letícia. Proteção do consumidor no comercio Eletrônico. Curitiba: Juruá, 2008

 

VASCONCELOS, M.C.R.L.; MILAGRES R. NASCIMENTO,E. (2005) Estratégia de relacionamento entre os membros da cadeia produtiva no Brasil: reflexões sobre o tema Gestão e Produção, São Carlos, v.12, n.3, p. 393-404, set./dez.