5s você sabe o que significa esta sigla e qual a sua importância em uma empresa.
 
5s você sabe o que significa esta sigla e qual a sua importância em uma empresa.
 


5s você sabe o que significa esta sigla e qual a sua importância em uma empresa.
Por Cristiane Evangelista ? Nutricionista
Graduada de Nutrição. Universidade Metodista de São Paulo.

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas.
1º S: "SEIRI" - SENSO DE UTILIZAÇÃO (Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. Destinar cada coisa para onde possa ser útil).
2º S: "SEITON" - SENSO DE ORDENAÇÃO (Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa).
3º S: "SEISO" - SENSO DE LIMPEZA (É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir).
4º S: "SEIKETSU" - SENSO DE SAÚDE (Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental).
5º S: "SHITSUKE" - SENSO DE AUTODISCIPLINA (Autogestão, ou seja, cada um cuidando de si mesmo, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com os ambientes e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável).
O 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância, pois é uma Filosofia de trabalho com base na educação e comprometimento de todos.
Entretanto para que uma empresa adote a filosofia do 5s é necessário que ela entenda o conceito de qualidade para que aja uma sinergia entre as duas metas para que os objetivos sejam aplicados e concomitantemente atingir os resultados esperados. Embora o conceito de qualidade seja um conceito amplo e complexo é preciso analisar o produto ou serviço prestado para adequar a uma definição. Após esta analise aplica se a ferramenta de melhorias designa-se as pessoas que irão aplicar e os que vão ser responsáveis pelas atividades a serem exercidas.
Os empresários precisam estar atentos às novas metodologias de trabalho e não somente em um único objetivo "lucro", pois este deriva gradativamente com a integração de outros objetivos que é a qualidade do produto final para atender ao consumidor que por sua vez anda mais globalizado, ou seja, mais informado quanto à necessidade de adquiri um produto que atenda as suas necessidades tanto em preço e qualidade.
Conclusão o empreendedor deve definir e planejar qual postura ele quer adotar perante a esta nova sociedade a fim de garantir a sobrevivência de sua empresa. Portanto é neste contexto que as empresas deverão se basear em que serviços querem prestar qual o produto que irá vender qual a expectativa do cliente que irá atender, pois assim terá crescimento e lucratividade em plena ascensão e poderá atingir níveis mais elevados.

Referência:
SILVA N.P; ANTÔNIO C.F; MARCOS S.T. A implantação do 5S na Divisão de Controle de Qualidade de uma Empresa Distribuidora de Energia do Sul do País: um estudo de caso. 4º Encontro de Engenharia e tecnologia dos Campos Gerais.
Consultoria Sandra Lima
www.consultoriaderesultados.com.br
email: cristiane.evan@yahoo.com.br
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Cristiane Romualdo Mascarenhas Evangelista
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Nutricionista, formada em 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo. Consultora na área de Vigilância Sanitária e processos padronizados, para panificadoras, restaurantes, Industria de pães.
Membro desde julho de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: