O 5G e a Internet das Coisas

Jéssica Shakira Santana Andrade, Gabriela Vasconcelos dos Santos, Sandro A. M. Menezes

Curso Integrado de Redes – Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto
Lagarto – SE– Brasil

[email protected], [email protected], [email protected]

Resumo

As tecnologias moveis, cada vez mais modernizam os processos de mercado que antes eram regidos ou limitados por transmissões de dados mais lentas ou  com restrições de segurança e qualidade. O 5G como sucessora da tecnologia 4G, promete remediar por inteiro essas restrições ou limitações, trazendo uma banda de dados de alta performance e com um sistema de QoS, para alta qualidade. Este artigo pretende elucidar e direcionar esta tecnologia para fins de utilização no seguimento de Internet das Coisas.

1. Introdução

       A tecnologia 5G, que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento e que pretende         a partir de 2020, realizar sua introdução no mercado de redes moveis é uma das principais expectativas para à união ao processo tecnológico de “IoT”, também conhecido como “Internet das Coisas”, essa tecnologia visa uma interação de maior velocidade e qualidade de acesso, para que todo e qualquer dispositivo possa realizar processos de interatividade entre fabricantes e consumidores, bem como uma vasta gama de utilizações, seja em mercados de alta, média ou baixa performance. Com todas  essas prerrogativas a tecnologia que sucede a 4G, não poderia deixar por menos os quesitos de taxa de transferência e confiabilidade, superando padrões acima de 2.0 gbps e com um espectro acima de 60 hz. Empresas do ramo de tecnologia já realizam testes acima de 7 gbps e cada vez mais a interação com o padrão 5G e a internet das coisas vão aumentando em direção a várias aplicações.

A maioria dos especialistas acreditam 5G será a espinha dorsal perfeita para a Internet das coisas, porque vai reunir muitas redes diferentes em uma estrutura unificada que combina comunicações de curto alcance, tais como RFID e Bluetooth com a tecnologia celular e incorpora pequenas células e redes heterogéneas. Além disso, 5G provavelmente usará o novo espectro nas ondas milimétricas e microondas bandas de alta frequência.

O que torna 5G particularmente atraente para a Internet das coisas, no entanto, é que ele também irá tornar possível segmentar usuários de baixa largura de banda e dispositivos que não precisam necessariamente de altas velocidades de dados e enormes pedaços de largura de banda para trabalhar. Em vez disso, só precisa de uma conexão confiável que seja capaz de operar com outros dispositivos e redes da Internet das coisas.

5G será a plataforma que permitirá o crescimento em muitas áreas, que vão desde a indústria de TI para as indústrias de automóveis, entretenimento, agricultura e manufatura. O paradigma da nuvem será implementado em todas as partes da rede para utilizar os recursos existentes da melhor maneira. Em poucas palavras, rede 5G será programável, software conduzido e gerido de forma holística. Essencialmente, os sistemas de comunicação para além de 2020 terá de ser flexível o suficiente para acomodar uma grande variedade de casos de uso, sem aumentar a complexidade do gerenciamento.