Fábricas, construção civil, aviação e outros: muitos segmentos da indústria utilizam o lençol de borracha para compor ferramentas e maquinário que fazem parte de suas rotinas. Existem muitas variações de borracha que são desenvolvidas em laboratório. Cada uma com sua devida especialização e direcionamento.

Neste artigo, iremos abordar rapidamente cinco tipos de lençol de borracha que possuem importância econômica e funcional.

  1. A borracha nitrílica: o lençol produzido a partir deste material é ideal para estar em contato com GLP, combustíveis derivados do petróleo, óleos lubrificantes e graxa. Por outro lado, não é recomendado para uso em cetonas, ozônio, ácidos fortes, solventes polares. Suporta variações térmicas entre -40°C a 100°C.
  2. A borracha viton: apesar de não ser tão conhecida pelo público leigo, o lençol de borracha viton é muito aplicado no revestimento de cilindros. Além disso, apresenta bons resultados no contato com ácidos nitrílicos. Sua faixa de temperatura é -26°C a 205°C.
  3. Borracha SBR: tendo um alto nível de resistência, o lençol de borracha SBR é muito indicado para resistir a adversidades como abrasão, impacto, cortes, corrosão e higiene. Entretanto, assim como a borracha nitrílica, não deve ser usado para ter contato com cetonas, ozônio, combustíveis e derivados de petróleo. Também tem ótimo custo/benefício em relação ao envelhecimento. A resistência de temperatura é de -40°C a 70°C.
  4. Borracha NEOPRENE: o lençol de borracha NEOPRENE também tem uma resistência elevada, assim como a borracha SBR. Este tipo de material também é indicado para combater a compressão e o desgaste. Além disso, não sofre alterações perante o elemento ozônio. Sua resistência térmica é -40°C a 70°C.
  5. A borracha natural: obviamente, não poderíamos deixar de lado o lençol de borracha natural. Tendo resistência e suportando uma faixa de temperatura de -40°C a 70°C, consegue apresentar bons resultados perante isolamento elétrico, cortes e abrasão. Não indicado para contato com solventes polares.

Para saber mais, acesse: http://www.celpan.com.br/lencois-de-borracha