O fornecedor é um dos pilares principais para o sucesso de um negócio. Se sua empresa precisa receber algum material antes de entregar o produto, essa dependência é nítida e perceptível no cotidiano. Abaixo, você confere 5 pontos que precisam ser verificados na hora de escolher um fornecedor.

1. Busque por referências

Nada é mais efetivo do que a opinião de um consumidor que já conheça os hábitos daquele fornecedor. Esse feedback será muito importante para se decidir entre todas as opções. Procure por clientes tradicionais daquela empresa e questione sobre a qualidade do material, atendimento de prazos, suporte pós-venda, entre outros. Essas informações serão valiosas para projetar como será a rotina diária.

2. Consiga amostras do material

Suponhamos que você precisa de uma empresa que forneça poliuretano, como no exemplo deste link. Um procedimento extremamente recomendável é solicitar uma amostra aos clientes tradicionais deste fornecedor. Em seguida, o PU (sigla para poliuretano) pode ser encaminhado a um laboratório para verificar sua qualidade. Dessa forma, é possível constatar a confiança do que será entregue.

3. Prazos de entrega

O respeito ao prazo de entrega é crucial para que seu negócio consiga continuar vendendo aos clientes finais. Por isso, durante uma etapa inicial, é importante analisar se todos os prazos estão sendo respeitados. No caso de muitos atrasos consecutivos, é melhor procurar outra empresa.

4. A possibilidade de descontos

É interessante verificar a possibilidade de obter descontos a partir da quantidade do produto adquirido ou forma de pagamento. Um fornecedor flexível pode trazer benefícios a ambas as partes. É importante, porém, notar se a qualidade do material continuará sendo a mesma após a concessão do desconto.

5. Teste várias opções

Na hora de escolher um fornecedor, é recomendável confrontar os prós e contras de pelo menos três fornecedores. Ao notar discrepâncias consideráveis, vale questionar a parte que está com desempenho inferior para verificar se eles conseguem equiparar o nível. Dessa forma, é gerada uma competição saudável que dará mais força para ganhar mercado.