Vendedor

Se o mercado de desentupimento fosse uma guerra, o vendedor seria aquele típico soldado que iria à frente fazer a sondagem, verificação e coletar informações sobre o inimigo.

O profissional das vendas é a pessoa quem primeiro vai chegar aos clientes e vice-versa. Só depois disso é que poderá haver algum serviço para a empresa. E como o vendedor pode conseguir serviços para os demais trabalhadores (que virão adiante)?

Basicamente, são quatro as maneiras que um vendedor pode chegar aos clientes e vender um serviço:

  1. Telemarketing ativo;
  2. Recebimento de ligações de clientes que necessitam de um serviço;
  3. O cliente preenche um formulário de orçamento no site e isso chega ao vendedor;
  4. Um vendedor externo, munido de um catálogo, oferece os serviços de desentupimento nos bairros com maior demanda.

 

Biólogo ou químico:

Uma vez que o serviço é vendido, ele chega até o biólogo ou químico responsável pelas atividades da empresa. Esse profissional faz um estudo dos serviços e indica, posteriormente, os técnicos com mais afinidade para executá-los.

Em geral, o biólogo auxilia principalmente nos serviços de dedetização e controle de pragas urbanas.

Dependendo do grau de dificuldade na execução de um serviço, o biólogo vai até o local para oferecer seus conhecimentos e ajudar na resolução de problemas.

Se alguma coisa der errado durante a execução de algum serviço, o biólogo deve se responsabilizar, já que, teoricamente, ele é o maior conhecedor das atividades e serviços oferecidos pela empresa.

Técnico jatista:

Este profissional opera o sistema de hidrojateamento, típico equipamento empregado na higienização, desentupimento de decapagem.

Técnico em desentupimento:

Opera os caminhões de auto-vácuo utilizados nos serviços de limpa fossa, drenagem e transporte de esgoto.

Administradores:

Controlam o pagamento de funcionários, bem as documentações exigidas para o funcionamento da empresa desentupidora ou dedetizadora.

Atuam no departamento de compras de materiais. Aplicam parte dos lucros da empresa na compra ou no desenvolvimento de novas tecnologias.

Em resumo, dão suporte para todos os demais funcionários.