Liderar uma equipe ou um quadro de funcionários não é nada fácil. O líder precisa reunir uma série de atributos e ter uma gigantesca dose de paciência para conseguir bater metas. O planejamento estratégico é essencial. Por outro lado, uma questão sempre é delicada: manter seu time engajado com o passar do tempo. Abaixo, você confere 5 procedimentos fundamentais para quem precisa aumentar as conversões da empresa:

  • Ouça mais e seja direto: um dos principais erros de quem lidera um time é achar que precisa falar muito e de formas repetidas. O líder precisa falar, obviamente, mas sempre sendo objetivo, claro e baseado em uma boa compreensão. A mensagem deve sempre conter o que precisa ser feito, como pode ser feito e qual o prazo para ser feito. Outro ponto fundamental é ouvir o colaborador. Seus argumentos precisam ser considerados e contextualizados com a estratégia. Tornando esse ritual um hábito, o líder consegue imprimir a visão de negócio em sua equipe.
  • Fazer o colaborador entender o produto: imagine um produto como uma cadeirinha de rapel. Ela contém detalhes técnicos, legislação segurança, normas de fabricação, composição de materiais sintéticos e procedimentos obrigatórios para correta utilização com segurança. Para que o vendedor possa argumentar com o cliente as formas que aquele produto irá beneficiar na sua demanda, o integrante do time precisa estar fornecido com as mais completas informações e dados. Ter o entendimento completo do produto é uma forma de explicar e ensinar ao cliente toda a potencialidade daquele material.
  • A escolha dos integrantes: esse ponto é muito importante. É melhor que um líder demore um pouco mais recrutar um novo colaborador do que fazer na pressa e escolher errado. Um novo integrante com vontade de mostrar resultados é uma excelente forma de motivar o restante, desde que a competição seja saudável e em um ambiente de parceria entre todos.
  • Realize reuniões periódicas: por mais que em algumas oportunidades possa parecer um procedimento entediante, reuniões são muito úteis para entrosar o time, ouvir suas necessidades e estabelecer objetivos. O líder precisa sempre escutar, como destacado anteriormente. Um alerta: muitos coordenadores realizam reuniões sem objetivos claros, perdendo tempo com fofocas e conversar aleatórias. Além de uma prática eticamente inadequada, o líder acaba passando uma imagem dispersa, o que não será bom para a equipe como um todo.
  • Benefícios: sim, essa parte é a mais difícil, mas não é impossível. Nem sempre podemos dar comissões ou retorno financeiro. Se possível, é uma prática que deve ser usada sabiamente baseada em desempenho. Porém, dinheiro não é a única forma. O líder pode utilizar sua criatividade para desenvolver recompensar por performance. Por exemplo: uma sexta-feira de folga de forma intercalada entre os três melhores do mês, dois dias a mais de férias, etc.

O mais importante é o líder lembrar que os procedimentos devem seguir um cronograma. É necessário ter periodicidade, constância e foco. Adquirindo uma rotina, a prática será incorporada por todos.