Investir seria a coisa mais fácil do mundo se as pessoas não tivessem sentimentos e se comportassem única e exclusivamente como robôs desalmados.

Porém, na vida real a coisa muda, e um investidor precisa vencer alguns inimigos pessoais para ter sucesso em suas aplicações na bolsa.

Os inimigos a serem vencidos são:

1 - Esperança

Se o seu investimento está indo de mal a pior e não existe nenhum motivo para acreditar que algo irá melhorar no futuro, é preciso aceitar as perdas e sair do investimento antes que elas fiquem maiores. Antes que seja tarde demais.

O investidor que reza para as coisas mudarem, normalmente reza até perder tudo. É inteligente ignorar a esperança e fazer apenas o que for lógico e racional. Você não precisa ser um robô para investir na bolsa, apenas tenha consciência de que quando o assunto é dinheiro, a esperança faz mal.

2 - Ganância

Muitos mantém um investimento enquanto ele rende muito dinheiro mas, depois de chegar a hora de sair, eles ficam se segurando por achar que as coisas irão mudar.

Como eles acreditavam que seus lucros iriam aumentar ainda mais, acabaram ignorando os pontos claros que diziam: "Oi, amigo! Esse investimento já não serve mais, é hora de sair."

Ou seja, a ganância leva à esperança que leva às perdas financeiras.

3 - Pressa

Ás vezes não existem oportunidades nos mercados para se investir em ações. Nesse caso você deve apenas esperar que uma oportunidade apareça. E quando isso acontecer, aí você investe.

Mas se você estiver entediado e decidir comprar alguma ação só para ver no que vai dar, é provável que sua falta de paciência ao esperar por uma boa oportunidade de investimento se traduza numa imediata perda financeira.

Portanto, apenas fique de olhos abertos e espere pelas oportunidades. Não saia correndo atrás delas porque isso nunca funciona.

4 - Medo

A bolsa de valores, ao mesmo tempo em que realiza os mais brilhantes sonhos de riqueza de muitas pessoas, assusta alguns investidores que ficam com medo de investir nela. Mas quem não investe não enriquece.

Se você tem aversão ao risco, não precisa ficar longe do mercado de ações. Basta investir uma pequena parcela do seu dinheiro na bolsa em vez de aplicar tudo de uma vez.

Considerando que você se sinta confortável com 20% do seu dinheiro em ações e 80% na renda fixa ou na poupança, é sempre possível aumentar esses 20% depois. Basta se informar cada vez mais para se tranquilizar e poder investir com a cabeça no lugar. Um pouquinho mais de cada vez.

5 - Ignorância

O investidor comum compra ações porque ouviu falar na TV que era uma idéia legal. Ele não estuda, ele não se informa. Resumo da história: ele perde dinheiro porque não saber como investir na bolsa de valores.

Se você quiser operar ações de verdade, de você quiser ficar rico de verdade, saiba que não é assim tão fácil. Você precisa estudar pelo menos um pouquinho. Caso contrário o mercado não te perdoará.

Lembre-se, o mercado não perdoa aqueles que não sabem o que estão fazendo. Mas aqueles que sabem o que fazer, inevitavelmente enriquecem com o tempo.