O mais adequado sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes proporciona muitos benefícios para qualquer pequena empresa. O sistema ideal é aquele que possa ajudá-lo a aumentar as vendas através da redução de tempo e trabalho necessários para realizar as suas atividades comerciais com sucesso. Esse é o tipo de sistema que afetará positivamente os seus objetivos comerciais. No entanto, a escolha inadequada de um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes pode ter o efeito oposto e é frustrante que poucos gerentes saibam como escolher um sistema, acabando por pagar caro pelos seus erros. Você deve ter muito cuidado na escolha e implementação de um sistema. Dessa forma, você não será decepcionado. Este artigo demonstra cinco dos erros mais comuns e mais caros que muitos gerentes cometem ao tentar selecionar um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes.

Software complexo

O primeiro erro caro que os gerentes cometem é a escolha de software caro e complicado de utilizar. Nos dias de hoje há uma ampla gama de software de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes disponível no mercado. A maioria é proporcionada com diversos recursos que podem ser muito úteis para o proprietário de uma grande empresa que saiba como utilizá-los de forma correta. No entanto, se você tem uma pequena empresa e está implementando um sistema pela primeira vez, não há necessidade de escolher software com demasiados recursos avançados. Faça o oposto, ou seja, escolha software fácil de utilizar e de adaptar perfeitamente às suas necessidades. Não desperdice seu dinheiro em recursos que jamais serão utilizados.

Formação insuficiente

O segundo erro mais comum e mais caro é a falha em formar adequadamente os funcionários para utilizar o sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes. A maioria dos gerentes que implementa um sistema nas suas empresas supõe que os usuários finais irão aprender a utilizar o sistema corretamente ao longo do tempo. No entanto, a maioria dos funcionários nunca aprende a utilizar o sistema por conta própria. Esse erro pode acabar por ser muito caro. Você investe em software que os seus funcionários não utilizam corretamente e isso sai muito caro pela simples razão de o investimento não ter gerado frutos. Certifique-se de que os seus funcionários estão devidamente formados para utilizar o sistema, para que eles possam utilizá-lo para desenvolver a sua empresa.

Integração inadequada

Outro erro caro cometido por gerentes é a falha em integrar adequadamente o seu software com outros sistemas utilizados pela empresa. Assegure uma integração adequada do seu software de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes com outras ferramentas e estratégias existentes na sua empresa. Para um sistema proporcionar o máximo benefício, todos os outros aspetos da sua empresa devem ser associados ao mesmo de forma adequada. Dessa forma, todos os funcionários em um departamento saberão o que está acontecendo nas outras áreas da sua empresa.

Apoio inadequado

A escolha de um sistema econômico que não proporciona um serviço de apoio adequado é um dos erros mais comuns e caros que você pode cometer como gerente. Você pode descartar algumas características avançadas no seu sistema para manter os custos baixos, todavia, jamais descarte apoio técnico.

Implementação incorreta

A utilização incorreta do sistema é outro erro caro. É emocionante escolher e implementar um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes (tão webCRM) em uma pequena empresa, especialmente pela primeira vez. No entanto, isso não significa que você tenha de gastar cada segundo do seu tempo analisando o software e seus recursos, em vez de utilizá-lo para mudar a forma como você conduz as atividades comerciais da sua empresa.