A pressa é inimiga da perfeição, essa frase bastante conhecida resume quem está procurando pela primeira vez imóveis para aluguel. Muitas vezes na pressa de se mudar, o inquilino acaba pulando algumas etapas que podem ser importantes e que mais para frente pode custar caro.

Colocamos nesse post quais são os principais cuidados e procedimentos que deve ser levado em consideração na hora de escolher a sua futura moradia.

Vistoria

A vistoria tem que ser minuciosa, verifique tudo: portas, janelas, tipo dos azulejos, quantidade de tomadas, teste os chuveiros, pias, descargas e toda a parte elétrica e hidráulica da casa.

Faça várias visitas, de preferencia em períodos diferentes do dia para ver o movimento e a iluminação da rua, principalmente de noite. Aproveite também para dar uma volta pela vizinha, converse com quem mora na região sobre como é o bairro em relação a segurança, se há muito barulho ou movimento.

Contrato

Essa parte geralmente gera dúvida principalmente em relação rescisão do contrato. O proprietário da casa só pode rescindir a locação por acordo com o inquilino ou venda do imóvel. Caso contrário, deve pagar a rescisão. Já o inquilino pode rescindir a qualquer momento, desde que pague multa, geralmente de três meses. O valor também pode ser estipulado pela Justiça.

Leia sempre o contrato, de preferencia com um advogado do lado, algumas vezes pode ter no contrato algo relacionado a benfeitorias, onde proíbe o inquilino a fazer qualquer benfeitoria ou reforma na casa, deixando essa parte apenas para o proprietário.

IPTU

O IPTU geralmente é pago pelo dono do imóvel, porém, é uma cobrança negociável. Na prática, quem paga é o locatário. Nesse caso deve constar no contrato. Lembre-se que, em caso de inadimplência do inquilino, o dono da casa que arca com o prejuízo, pois a Fazenda Pública poderá levar a leilão o imóvel.

Imposto de Renda

Lembre-se que ambas as partes, locador e locatário, tem que declarar no Imposto de Renda a locação firmada.