O condicionamento físico é essencial para que a prática de atividades, exercícios e jogos seja feita de maneira saudável. Um atleta bem preparado costuma ter fôlego, força, resistência, flexibilidade, agilidade e potência.

Para isso, é preciso treinar o corpo para que ele ganhe tais funções. Além de exercícios recomendados por profissionais da educação física, alguns equipamentos também podem ajudar. É o caso do bosu, uma espécie de meia bola, em que o atleta pode utilizar para realizar exercícios cardiovasculares, força e flexibilidade, seja com os membros inferiores ou superiores.

Confira algumas dicas para melhorar o condicionamento físico:

1. Treine exercícios aeróbicos - Mesmo que sua intenção não seja perder peso, exercícios como corrida, caminhada e bicicleta são excelentes para aumentar o condicionamento físico. Com eles, o corpo começa a ganhar mais resistência com o fortalecimento das atividades cardiorrespiratórias.

 2. Fortaleça os músculos - Além da musculação, o fortalecimento pode ser feito em outras modalidades como ioga e pilates, que costumam contar com a ajuda da bola suíça em alguns exercícios. Ao substituir a gordura pela massa branca, o corpo apresenta taxas mais saudáveis de colesterol.  Dê atenção às pernas, coxas, costas, peito, abdômen, ombros e braços, o principal grupo de músculos.

3. Faça alongamento -  É muito importante estimular os músculos e articulações antes da prática esportiva. Durante o aquecimento, os músculos aumentam seu comprimento e consequentemente a flexibilidade, o que evita possíveis torções e estiramentos. O alongamento auxilia a circulação e melhora a agilidade, essenciais para um bom preparo físico.

4. Escolhas os exercícios certos -  Monte um treino de acordo com suas necessidades, aptidões físicas e gostos pessoais. Se sentir desconfortável com algum tipo de exercício na academia, não o faça. Peça para o professor indicar outra atividade com resultado semelhante. Estar motivado também é importante para a continuidade dos exercícios e condicionamento.

5. Se hidrate - Procure se hidratar bebendo água no intervalo dos treinos. Bebidas específicas, como isotônicos, também são recomendada para recompor a água e minerais perdidos com a transpiração.