Se você está se perguntando o que você precisa fazer para sua igreja crescer, aqui estão 5 dicas que podem ajudá-lo a quebrar essa barreira 

Decida  que você realmente quer crescer

Acredite ou não, a principal barreira para o crescimento da igreja é o desejo.

 Você realmente quer crescer? Se a resposta for sim, então você deve comprometer-se com esse objetivo e estar disposto a aceitar as alterações.

E os membros em sua congregação também devem estar dispostos a aceitar mudanças.

A Bíblia diz: "Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer produz muito fruto." (João 12h24min, NVI) 

Para que a igreja cresça, alguma coisa tem que morrer.

 Aqueles que têm intimidade com o pastor têm que aprender a compartilhá-lo com os novos membros.

 Eles têm que estar dispostos a deixar o controle que eles têm em certas ocasiões e em determinadas áreas.

É preciso um altruísmo incrível. Eles devem estar dispostos a morrer para algumas tradições, a alguns sentimentos, alguns relacionamentos, para que o reino de Deus Cresça. Isso exige muita maturidade.

O seu  papel como pastor deve mudar

 Uma vez que você decidiu que quer crescer, você precisa analisar o seu papel como pastor

Você deve estar disposto a mudar de ministro para liderar grupos.

Se tudo depende de você - e você tiver que pessoalmente ministrar cada pessoa em sua igreja - então a igreja não pode crescer além do seu próprio nível de energia. 

E isso é uma barreira! 

Você se torna um obstáculo ao crescimento.                        

Como o pastor de uma pequena igreja você conhece todo mundo, você faz todas as orações, todos os batismos, todos os ensinamentos, você sabe que cada família, cada criança, depende pessoalmente do Pastor.

 Mas há um limite para quantas pessoas você pode pessoalmente pastorear.

À medida que a igreja cresce, você deve mudar o papel de Pastor para Administrador, Educador e Instrutor, na verdade seu novo papel deve ser supervisionar os aspirantes a Pastores. 

Praticamente todo mundo na minha equipe faz mais casamentos e aconselhamento do que eu (na verdade, eu faço muito pouco agora, porque eu não quero mostrar favoritismo entre os nossos membros).

Você deve estar disposto a deixar que outras pessoas compartilharem o ministério. Pergunte a si mesmo? "Eu seria feliz sendo um Educador" Se você responder que não, então eu sugiro que você patrocine novas igrejas - assim você ainda vai está crescendo, mas de uma maneira diferente.

Mobilizar os membros para o ministério

 Estejam dispostas a desistir de alguma liderança e confiar cargos as pessoas que estão nos bancos. 

Depois que a congregação decidiu que quer crescer, então começar a ensinar sobre "o ministério dos leigos" e falando sobre a importância de cada crente usando o seu dom único de ministrar ao corpo de Cristo

Deixe seu povo saber: "Se você não fizer a sua parte no ministério através da partilha de seus dons únicos, então o resto de nós se enganou. 

Se eu não fizer a minha parte no ministério, então você se enganou. "Ajude as pessoas compreender este conceito e tente mobilizá-los para começar a ministrar.

Começar a ter múltiplos serviços

Se você não está fazendo isso, encorajo-vos a começar a sério o planejamento para isso. Ao oferecer às pessoas uma escolha de serviços, você está efetivamente colocando outro anzol  na água.

Planeje grandes dias

A melhor maneira que eu conheço para romper barreiras é quebrar um pouco tudo ao mesmo tempo. Planeje um grande dia - um evento - e os números sobem.

 Sim, eles vão voltar mais tarde para baixo, mas não tanto quanto eles estavam antes do evento. Continue fazendo isso e você vai crescer. 

Férias é um momento óbvio para se concentrar em eventos - Páscoa, Natal, um plano para a comunidade.

Que Deus te abençoe para você começar a programar essas mudanças.