Como houve uma melhora na economia brasileira e com isso um aumento desenfreado do consumismo, por aqui. As crianças acabam também adquirindo costumes que serão prejudiciais a elas em sua fase adulta. O crescimento da propaganda, também tem levado crianças ao consumismo. Então, vamos dar 5 dicas de como ensinar seu filho a poupar desde cedo.

1. Presentei com um cofrinho

cofrinho de moedas ou porquinho, como também é chamado, é uma ótima alternativa para a criança guardar o dinheiro que está poupando e ter maior controle sobre ele. Hoje em dia, existe até cofrinho digital, que conta as moedas conforme a criança vai colocando as moedas.

2. Dê o exemplo

Para o caso da educação financeira também vale a premissa do exemplo. Se o papai ou a mamãe sair comprando tudo que existe pela frente, é lógico que a criança também vai querer comprar todos os brinquedos e roupinhas que imagina. Então, dê o exemplo para seu filho, compre apenas o que é necessário e o que você de fato pode comprar.

3. Dê recompensa por serviços

Dar um dinheiro ou alguma recompensa em troca de serviços, também ajuda seu filho a ter um controle melhor. Pois, assim ele terá a noção de como o dinheiro é obtido. Não dê dinheiro para tarefas que são da rotina e de obrigação dele, como: arrumar a cama, arrumar os brinquedos, arrumar seu quarto, etc. Dê recompensas para algo que não seja de sua obrigação direta, como: lavar louça, limpar o carro, passar aspirador na sala, entre outras.
Nunca dê a recompensa se ele de fato não tenha cumprido toda a tarefa.

4. Jogos que envolvam dinheirinho de mentira

Jogos que incentivam as crianças a manusear o dinheiro, comprar, vender e negociar, como o Super Banco Imobiliário Estrela e o Monopólio. Também, são ótimas alternativas para ajudar na educação financeiras das crianças.

5. Trace objetivos

Objetivos e metas são fatores que ajudam tanto os adultos, quanto as crianças. Então, incentive seu filho a ter uma meta, mesmo que esta meta seja a compra de um brinquedo. Isso vai fazer com que ele poupe o dinheiro para comprar aquele brinquedo ou roupinha que ele tanto quer.

Nós da loja virtual de brinquedos VixToy esperamos ter ajudado você, papai ou mamãe, nesta difícil tarefa que é a educação financeira das crianças. A VixToy é uma loja de brinquedos online com tudo que você precisa.