Se a segurança é um assunto essencial em todos os ambientes onde há presença de pessoas, seja para trabalhar, habitar ou estudar, a questão fica ainda mais importante se pensarmos em creches e demais escolas onde haja crianças.

Nesses ambientes, as condições de segurança precisam ser ainda mais reforçadas, não no sentido de se transformar o local em uma prisão, ou fortaleza, mas para garantir a integridade física de crianças, que estão longe da tutela dos pais, sob responsabilidade da escola.

Para combater a insegurança, muito presente em todas as grandes cidades do país, agentes ligados à Educação têm apontado caminhos específicos, como os sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, sistemas de controle de acesso e outras estratégias que garantam identificação de cada um dos visitantes, com objetivo de prevenir, ou minimizar, riscos.

Muitos locais de ensino infantil têm investido em diversos tipos de catraca eletrônica para auxiliar nesse controle, autorizando ou não a entrada de determinadas pessoas. 

Por conta do argumento de gerar maior sensação de segurança – das pessoas e do patrimônio da escola – têm sido muito utilizados os cartões eletrônicos pelas crianças, o que acaba dando mais rigor no controle de entrada e saída. Assim, pessoas estranhas só entrarão nos locais internos, se estiverem acompanhadas por alguém da própria instituição. Além disso, as crianças só serão entregues a familiares, responsáveis e demais indivíduos devidamente autorizados. 

Há sistemas de segurança eletrônica, hoje em dia, específicos para crianças, que fornecem bom controle de entrada e saída, por meio de leitor biométrico de cada pessoa, inserindo os cuidados de segurança no dia a dia das crianças. Além disso, os pais podem ser informados de quaisquer acontecimentos envolvendo seus filhos, via mensagem de voz, ou SMS em seus aparelhos celulares, notificando-os de cada passo, imediatamente. 

Todos esses elementos de segurança são necessários para que os pais consigam ir a seus trabalhos e viverem seus dias tranquilos, sabendo que seus filhos estarão muito bem protegidos.