O óleo diesel é um composto oleoso derivado do petróleo e usado como combustível. Existem algumas informações desconhecidas pela maioria da população sobre esse Óleo Combustível e elas são importante para sabermos exatamente o que sai de uma Bomba de Combustível Diesel. Abaixo encontram-se 5 curiosidades sobre o óleo diesel que talvez você também desconheça:

1 – Tipos de óleo Diesel: de acordo com sua aplicação, esse tipo de combustível segue uma classificação. O melhor tipo de óleo é o Extra Diesel Aditivado, seguido do Diesel de referência usado em montadoras para testes de padrão. Há ainda os mais comuns, encontrados nas bombas que são o Tipo Metropolitano (usado em cidades com menos enxofre) e Tipo Interior (com maior concentração de enxofre poluente). Existem também outras variedades dentro destas categorias apresentadas.

2 – Enxofre: é um elemento indesejado em qualquer combustível por sua ação corrosiva, quanto menor a quantidade de enxofre, melhor a qualidade do óleo diesel.

3 – Aspecto: O diesel deve ser o mais próximo da pureza absoluta. Pegar uma amostra do óleo e olhar contra a luz pode ajudar numa análise de qualidade. Havendo sedimentos ou outras particular no meio do óleo, tome cuidado, pois a qualidade dele pode estar comprometida.

4 – Validade: o tempo de validade do óleo diesel é outro detalhe importante. Se ele for velho pode ocorrer a oxidação do combustível, o que danifica os motores na hora da queima. Portanto, estocar diesel por muito tempo pode não ser recomendado se não foram tomados os cuidados necessários.

5 – Apesar de poluente, o óleo diesel ainda é o combustível mais utilizado no Brasil. Isso se deve ao fato do transporte no país ser feito basicamente por meio de caminhões.