Obras de construção civil demandam planejamento e uma série de cuidados para poderem ser realizadas. Tendo um mercado aquecido, vemos o segmento apresentar procura cada vez maior por novos empreendimentos. Grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte e outras têm obras sendo realizadas em todos os lugares.

Tendo esse cenário, é normal que haja prazos cada vez mais apertados para a entrega de casas e apartamentos. Mesmo assim, empregadores e construtores precisam ficar atentos à segurança dentro da construção civil. Abaixo, você confere cinco precauções necessárias:

  1. Os empregados devem estar equipados com os equipamentos de proteção individual adequados. Materiais como os óculos de segurança são fundamentais para que os olhos de cada indivíduo não corram riscos desnecessários. Neste setor, será possível encontrar EPIs como a cadeira suspensa, o capacete, botas, uniforme, luvas, cinto tipo paraquedista, entre muitos outros.
  2. Os colaboradores presentes na obra devem receber treinamentos com procedimentos básicos de segurança e o que não pode ser feito de maneira alguma. É essencial que eles entendam a importância de seguir as normas de segurança e ajudem colegas em caso de necessidade.
  3. No caso de condomínios ainda em obra, os visitantes que estão pensando em comprar um apartamento não podem adentrar o recinto sem os devidos equipamentos de proteção individual. Por exemplo, se um jovem vai para a obra, ele precisa também vestir todos os protetores necessários, seguindo o mesmo procedimento de um profissional habitual. A ausência dessa medida de segurança é caracterizada como uma falta grave por parte da empresa responsável.
  4. A obra deve ser projetada por um arquiteto devidamente registrado em entidade de classe e aprovada por partes independentes. Neste quesito, não somente entram pontos como a estrutura da obra em si, como também questões ambientais e de conforto ao futuro morador.
  5. É de extrema importância que o material comprado para compor a estrutura da obra seja aprovado por órgãos legais em critérios de qualidade. Dessa forma, é possível assegurar a qualidade final da obra.