Pensando em novos óculos de sol? Aqui estão quatro dicas sobre como comprar óculos de sol. Se você não sabe o que está fazendo, você pode fazer a si mesmo mais mal do que bem. Algumas pessoas têm uma atração por coisas brilhantes: facas de bolso, por exemplo, até mesmo armas. Eu? Eu tenho uma coisa por óculos de sol. Não só pelo visual, apenas colocar um par faz-me sentir muito melhor. Nunca há um momento em que eu não pensando em comprar  um novo par. Com todos os avanços da tecnologia óptica, estilo e design, no entanto, a compra de óculos de sol não é simplesmente uma questão de pegar um par e sair para o sol. É melhor saber algumas coisas antes de comprar:

Luz ultravioleta:

A radiação ultravioleta do sol é um perigo que sempre subestimamos. E quando nos preocupamos com os danos causados, sempre lembramos da pele, mas ninguém pensa nos olhos.

Os raios UV são particularmente perigosos para a nossa visão. Eles causam catarata, degeneração macular, e muitas outras doenças. Felizmente, 99% dos raios UV não chegam a Terra. Porém este pequeno 1% que chega,  é capaz de fazer um bom estrago em nossos olhos e precisa ser uma preocupação real.

Dizem que a estatística de que os jogadores têm 50% mais chances de contrair uma doença ocular relacionadas aos raios UV do que o resto da população. Eu, portanto, considero um bom par de óculos de sol essenciais para a minha saúde. Por isso, um bom par de óculos deve bloquear pelo menos 98% dos raios UV, caso contrário já pode tirar da sua lista.

Polarização:

Ao contrário do que se poderia pensar, a luz não viaja em linha reta: ela salta de uma superfície refletora para outra. Isso causa o brilho intenso que normalmente vemos nos vidros, água, grama verde brilhante e até mesmo areia da praia.

As lentes polarizadas permitem que apenas os raios de luz verticais passem por elas, não os horizontais, reduzindo assim o brilho.

As cores de vidro:

Eu estou falando aqui de lentes. Primeiro, você deve saber que a cor da lente nada tem a ver com a polarização. Ela pode, contudo, ter um efeito sobre a percepção de profundidade, clareza e até mesmo o brilho.

Você vai ter notado que a maioria dos óculos de sol têm lentes cinza. Isso não é um acidente. Cinza é a cor neutra: ela não distorce a cor ou o efeito de contraste. Os fotógrafos profissionais usam filtros de densidade neutra (cinzento) para reduzir a quantidade de luz que entra na lente.

Vermelho (e todos os tons de ele) causam efeito de contraste, ele aumenta. Ele também distorce outras cores.

Marrom e Verde melhoram a percepção de profundidade, reduzem o brilho e aumentam o contraste e nitidez.

Amarelas e laranja aumentam tanto o contraste quanto a percepção de profundidade.

A cor da lente escolhida é algo que você precisa considerar com muito cuidado antes de comprar. Não basta experimentá-los na loja. Leve-os para a luz, de preferência a luz solar. Mas não para por aí, veja como ele se encaixa em seu rosto e se não causa incomodo. Se você está com a intenção de gastar umas boas notas  em seus óculos, é melhor você ter certeza que você se sinta confortável neles.

Armação - Estilo:

Há várias coisas a considerar aqui - durabilidade, peso e estilo. Sim, eu coloquei por último o estilo, mas eu sei que esta será a primeira coisa que você olhará em seus óculos. Mas realmente deve ser a consideração menor quando estiver comprando um par de óculos de sol. Você vai ser usá-lo por um longo período - talvez um dia no clube ou na praia - assim deve ser leve. Eles também devem ser duráveis - nylon parece ser a escolha mais popular entre os profissionais. É extremamente durável e pesa muito pouco.

Finalmente... Quão bom eles ficam em seu rosto? Agora, eu preciso confessar. Se eu não gosto, eu não compro. Realmente tem muitas outras coisas muito mais importantes do que a beleza, mas eu não vou usar algo que me faça sentir mal. Por isso eu adoro os óculos da absurda.

Um bom par de óculos de sol vai ajudar muito mais do que seu visual: você vai ver melhor, seus olhos vão se sentir mais confortáveis e por último, mas não menos importante, você vai diminuir as chances de catarata ou alguma outra doença pior.

Sendo assim... invista tempo na escolha dos seus próximos óculos escuros.