Quem nunca ouviu falar em fitness? Se sim, você sabe o significado dessa palavra? Hoje o termo fitness está em alta, porém muitas pessoas não compreendem seu significado.

Ela está associada ao bom condicionamento físico do corpo e da mente por meio da prática de atividades físicas. No entanto, nem todas as atividades físicas são fitness.

As atividades para trabalhar o condicionamento corporal e mental precisam sem específicas ao seu corpo, obedecendo ao seu ritmo e ao seu rendimento.

Todos os exercícios físicos em demasia, excessivos, com exageros podem ocasionar males à saúde, contrariando o objetivo de alcançar um bem-estar saudável ao corpo, a alma e a mente.

Por conta disso, para conseguir realizar uma meta fitness é necessário uma reeducação das atividades diárias em seu dia a dia.

Reunimos para você 4 dicas que irão lhe guiar na sua meta fitness em sua jornada diária para conseguir um bem-estar do corpo, da mente e por conseguinte uma vida saudável. São elas:

1. Início;

2. Exercícios;

3. Hábitos;

4. Alimentação.

Agora que você conhece o significado da palavra fitness, está familiarizado com a sua importância e quer obter um bem-estar físico e mental do seu corpo, preste atenção nas 4 dicas para ter sucesso na sua meta fitness!

Dica 1- Início

O start inicial em sua meta fitness é essencial para começar o mais rápido possível essa mudança e reeducação física e mental.

A dica número 1 é justamente acordar para a vida e iniciar o quanto antes essa mudança. Pensar no amanhã como um futuro próximo e que você precisa estar presente nele.

Para isso se tornar realidade seu corpo precisa acompanhar seu pensamento, corpo e mente saudável é sinônimo de longevidade e qualidade de vida.

Portanto, começar esse despertar hoje é preciso, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, muito menos deixe para começar essa transformação na segunda-feira.

A segunda-feira é um dos maiores inimigos da meta fitness, derruba sempre os novos praticantes nesse pensamento fragilizado que ainda não está pronto para mudança.

Faça hoje o que pode ser feito hoje e jamais deixe para o amanhã, o amanhã pode se distanciar cada vez mais.

Transforme sua mente em seu aliado para alcançar a sua meta, trabalhando sua determinação e dedicação você colherá resultados.

Não deixe que nada prejudique seu foco! Aperte o play inicial e comece a rodar o novo filme de sua vida com o seu novo eu em busca da sua transformação.

Dica 2- Exercícios

Agora que você iniciou a sua transformação e traçou a sua meta fitness para alcançar seu bem-estar físico e mental, vamos às dicas de atividades físicas para o alcance de seu objetivo.

Os exercícios físicos estão sempre ligados aos exercícios mentais, eles são fundamentais para o sucesso das práticas dessas atividades.

Lembre que sua mente é o sujeito do seu desenvolvimento, ela é a responsável número 1 por sua transformação. Ela é o controle do seu corpo, sem seu domínio toda sua meta irá por água abaixo.

Logo, com seu controle preparado siga o passo a passo abaixo para executar os exercícios físicos recomendados para o sucesso.

- Passo a passo1: Todo e qualquer exercício recomendado para o praticante iniciante necessita de cuidados e uma prática gradativa. Por esse motivo é recomendado cautela.

- Passo a passo 2: Obedeça ao ritmo do seu corpo para não gerar lesões futuras e interromper seus exercícios por mais tempo.

- Passo a passo 3: A recomendação é iniciar os exercícios com duração de 30 minutos e sua prática deve ser feita duas vezes na semana.

- Passo a passo 4: O inicio é mais difícil é preciso determinação e foco para manter a meta, siga com a prática dos exercícios duas vezes na semana até seu corpo demonstrar resistência e segurança para aumentar o ritmo.

- Passo a passo 5: Em seguida, aumente a prática para 3 vezes na semana e aumente sua duração para 40 minutos.

- Passo a passo 6: Sempre nesse ritmo e trabalhando com determinação, vá aumentando a prática das atividades físicas e sua duração gradativamente.

Essa prática inicial é responsável pelo sucesso e pelo hábito. Dessa maneira, a transformação será bem sucedida e seu objetivo alcançado.

- Exercícios aeróbicos

A primeira dica de exercícios são os exercícios aeróbicos ou aquela famosa caminhada. Para quem nunca ouviu falar nos exercícios aeróbicos aqui vão algumas informações necessárias tanto para a sua compreensão quanto para a sua prática.

Os exercícios aeróbicos são os famosos exercícios que trabalham o corpo a partir da utilização do oxigênio produzido por meio da geração energia dos músculos.

Como já mencionado anteriormente, esses exercícios envolvem o desenvolvimento e o trabalho de vários músculos existentes no corpo de forma rítmica.

São exemplos de exercícios aeróbicos a caminhada, a corrida, a natação, o ciclismo... Entre outros.

Eles oferecem inúmeros benefícios à saúde, sua prática previne e minimiza as doenças cardiovasculares, aumenta e melhora a qualidade e a expectativa de vida.

Sua prática em longa duração e diariamente queimam a reserva de gordura do corpo humano, eliminando inúmeras doenças.

Portanto, inicie sua meta fitness com um dos exercícios aeróbicos indicado acima e gradativamente, respeitando o ritmo do seu corpo, aumente sua duração e sua prática.

- Exercícios musculares

Conciliada aos exercícios aeróbicos estão os exercícios musculares. Eles são muito importantes para ajudar o alcance do objetivo final.

Os exercícios aeróbicos trabalham queimando as calorias presentes no corpo, assim diminuindo a gordura corporal.

Os exercícios musculares irão trabalhar áreas específicas do corpo, proporcionando um estímulo neuromuscular que ajuda aumentar o condicionamento físico, o fortalecimento desse músculo e membro, além de oferecer um emagrecimento saudável.

Alguns desses exercícios são exercícios localizados para perna, braços, abdômen e tronco. Essas áreas do corpo são as principais e as mais importantes, pois são a base de sustentação do corpo humano.

Conciliados com os exercícios aeróbicos, oferecem estabilidade, equilíbrio e resistência para a prática dos exercícios físicos. Veja abaixo alguns exercícios para essas áreas específicas:

- Braços e pernas: é indicado o levantamento de pesos para estimular a contração dos músculos presentes nos membros inferiores e superiores.

Seja criativo! Muitas atividades rotineiras em nosso dia a dia oferecem a prática desse exercício. Procure uma academia ou utilize materiais alternativos em casa, flexões e agachamentos também fazem parte desses exercícios. O que não pode é deixar de fazer os exercícios.

- Abdômen e tronco: para essas duas áreas os exercícios recomendados são abdominais localizadas, invertidas com a suspensão das pernas, pois também trabalha o músculo do abdômen e para o tronco levantamento de peso conciliado com agachamento, trabalhando o tronco e os membros inferiores.

Os mais famosos são os press militar e overhead press, independente do exercício que você escolha, lembre-se que os exercícios musculares para fortalecer o tronco precisam ser feitos em pé, precisamente com os pés paralelos um ao outro e na posição ereta.

Dica 3- Hábitos

Essa dica está relacionada a dica numero 1, onde sua mente é o sujeito da sua transformação e iniciar a prática da sua meta é resultado de dedicação e determinação para poder se desenvolver o hábito.

Pois, somente por meio do hábito das práticas das atividades físicas, que você conseguirá ter sucesso na sua meta fitness.

Deixar de realizar seus exercícios e alterar a programação estabelecida em sua meta acarretará numa pausa que pode evoluir para o abandono da sua transformação.

Deixando o hábito dos exercícios de lado, torna-se muito mais difícil retomar as atividades e o ritmo estabelecido, pois o corpo volta ao estado de acomodação.

Por esse motivo, o hábito é necessário e extremamente importante para que se alcance uma rotina e determinação diária fixa para execução da sua meta fitness. Logo, mantenha o foco!

Dica 4- Alimentação

Além dos exercícios e do hábito de praticar os mesmos, para alcançar um modo de vida fitness que beneficie seu bem-estar físico e mental, você também precisa conciliar essas práticas juntamente com a alimentação.

A alimentação também faz parte do desenvolvimento do corpo, ela é responsável pelo funcionamento e nutrimento do organismo.

Dessa maneira, é necessária realiza uma alimentação saudável e balanceada.

Abaixo segue algumas dicas de alimentação saudável e balanceada para desenvolver atividades físicas:

- ingerir bastante líquido, principalmente água e sucos naturais;

- eliminar açúcares de sua alimentação, como refrigerantes e doces. Opte por ingestão de açúcares naturais presentes em frutas e legumes.

- o café da manhã é a alimentação principal do corpo, por esse motivo nunca fique sem ele. Fundamentalmente se for realizar algum exercício físico matutino.

- opte também por adicionar em suas refeições saladas, criando um hábito saudável em suas refeições.

- elimine frituras da sua alimentação, opte por preparar seus alimentos cozidos ou assados.

Lembre-se que a alimentação faz parte da sua transformação e está diretamente ligada a dicas anteriores para o sucesso de sua meta fitness.

Agora, não deixe de se alimentar, o segredo é optar por alimentos mais saudáveis e balancear suas escolhas.

Gostou de nosso artigo? Então acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.