1- Definir bem o que você quer de seu site logo no início de seu desenvolvimento

Um dos principais encarecedores de websites e sistemas em geral é a indecisão do cliente na hora de escolher o que quer no site. É muito comum o cliente saber que quer um site, mas não saber muito mais do que isso a respeito do site que ele quer, ficando no escuro tanto em relação às funcionalidades que o site terá quanto em relação à aparência, e até ao objetivo do site.

Pense na construção de um website como a construção de uma casa. Ainda que a proporção normalmente seja bem diferente, existem aspectos bem semelhantes, como o projeto, a estrutura, a base, a construção e os retoques. Quanto mais tarde você decidir que quer uma janela a mais na parede da sala, mas caro vai ser para que a janela possa ser colocada lá.

Em nossa comparação da casa, fica mais caro colocar a janela em estágios mais avançados da construção por conta da parede que já estava feita, com o reboque, a pintura, e tudo mais, que vai ter que ser danificada para que a janela seja colocada lá, para em seguida todo o processo ser feito novamente com aquele pedaço para garantir a qualidade da janela.

Num site, é semelhante: quanto mais tarde você pedir para adicionar algo, maiores são as chances de que seja necessário passar por cima de um pedaço da estrutura, construção ou retoques que já tenham sido feitos naquele pedaço de seu website.

Quando você define com antecedência o que quer, fica mais fácil de você aproveitar também para encaixar seus requisitos num pacote com um conjunto de funcionalidades pré-definidos e, frequentemente, com descontos. Veja os pacotes de sites do FastSites Express, por exemplo.

2- Assumir você mesmo a responsabilidade de atualização do site

Atualizações de sites são uma excelente fonte de receita para as empresas e profissionais de desenvolvimento web. Como a maioria das pessoas se esquece, ou não sabe, ou não tem tempo ou paciência para atualizar o próprio site e mantê-lo atualizado, é muito comum fazer parte de contratos de desenvolvimento de websites uma taxa mensal para atualização e manutenção do site.

Não é nada mal para o dono do site: basta telefonar ou enviar um e-mail, e o site será atualizado com o conteúdo desejado. Mas não estamos falando sobre o que é bom ou ruim, mas sobre o que encarece e pode ser dispensado. E o fato é que se você estiver disposto a estabelecer uma rotina de atualizações em seu site, feitas por você mesmo, você pode se livrar desta taxa ou barateá-la (dependendo do tipo de contrato - algumas empresas não dão essa opção).

3- Desenvolver você mesmo o conteúdo de seu site

Por mais maravilhoso que seja receber o seu site prontinho e com todos os textos e figuras prontos e escritos especialmente para apresentar e promover o site e cativar o visitante, isso custa mais para você. Normalmente escrita de textos, fotos, e montagens são cobrados à parte, e é bem possível que encareça o seu site mesmo que não especifiquem para você que isso contribuiu para aumentar o preço.

Quando decidir tudo o que vai fazer parte de seu site, escreva os textos que aparecerão em suas páginas, selecione as imagens, tire as fotos, e envie tudo isso pronto para a empresa ou profissional responsável por desenvolver o seu site. Você ainda terá a vantagem de ter o controle sobre o que você vai passar para os visitantes, de sua própria forma personalizada (mas não deixe de fazer tudo de forma a passar a imagem que você escolheu para o seu site).

Veja aqui mais algumas razões pelas quais podem estar cobrando mais caro pelo seu website.