Todo empreendedor e empresário deve se preocupar com a reputação da empresa. Conheça três formas de solidificar a imagem perante consumidores e investidores

O crescimento de uma empresa passa obrigatoriamente pelo fortalecimento da marca. Possuir uma marca forte é um dos principais apontadores de que o negócio está indo bem e merece mais investimentos. Por outro lado, não é fácil solidificar a imagem perante consumidores e investidores. Além de um produto/serviço de qualidade, bom atendimento e preços competitivos, o empresário também tem outras ferramentas para atingir esse objetivo.

A utilização de uma auditoria externa

A Auditoria Externa é uma das mais tradicionais formas de validar a qualidade e transparência do negócio. Ao contratar uma prestadora de serviços para a realização da auditoria externa, a empresa será organizada com fluxos mais eficientes e terá seus balanços financeiros analisados para comprovação de veracidade. Ao final do processo, quando está tudo verificado, a companhia recebe um selo de auditoria. Dessa forma, comprava-se aos investidores a solidez do negócio, trazendo também a credibilidade perante o mercado.

Áreas de Marketing e Relações Públicas alinhadas

Para a construção de uma marca forte, é necessário organizar e convergir os esforços de duas áreas distintas dentro da corporação: Marketing e Relações Públicas. Note que é muito importante ressaltar que são duas estratégias muito distintas. Não se pode errar compilando os dois esforços em um único canal.

O correto é que os esforços das equipes de Marketing e Relações Públicas compartilhem ideias e trabalhem a identidade da marca de forma conjunta, sincronizando ações e campanhas. Dessa forma, adota-se um discurso unificado e sem discrepâncias. A estratégia fortalece a imagem da marca perante os consumidores.

O atendimento ao consumidor

Por fim, além das duas ferramentas previamente citadas, é fundamental destacar que a solidez de uma marca passa pela presença de um bom atendimento ao consumidor. É justamente esse apoio ao cliente que reforça uma imagem de comprometimento e honestidade. Por outro lado, ao ignorar a reclamação do consumidor, o resultado é inverso: ocorre uma desconstrução da marca, inutilizando assim esforços de comunicação e promoção do produto/serviço.

Dessa forma, é fundamental criar uma estrutura preparada para perceber as falhas e agilizar o processo de resolução do problema do consumidor.

Além destas citadas, também há outras formas de construir a sua marca. Quer falar sobre alguma? Não deixe de comentar abaixo.

Leia também: Empreendedorismo: a redução de custos como estratégia