A divulgação é, sem dúvida, fundamental para o sucesso de qualquer negócio, seja ele online (e-commerce) ou estabelecimento tradicional. O ideal é que estas ações sejam definidas em um plano de marketing, através de um estudo minucioso de público algo, alcance das mídias envolvidas e forma de abordagem.

O profissional habilitado para este estudo é o publicitário (com formação em marketing) e um plano como este envolve, quase sempre, a contratação de uma agência de publicidade e desembolso de alguns milhares de reais.

No entanto há algumas ferramentas de divulgação que podem ser usadas a qualquer tipo de negócio, sem a necessidade de um estudo destes, com pouco investimento e que trazem resultados incríveis.

As ferramentas que me refiro são: mala direta postal, e-mail marketing e oferta ativa (telemarketing).

A mala direta postal é de maior investimento das três ferramentas propostas aqui. Ela consiste em enviar, por correio, uma apresentação de determinado produto ou serviço. O maior custo com este tipo de divulgação é com os correios. No entanto, uma solução que barateia esta ação é contratar um motoqueiro para ir de casa em casa entregar as correspondências.

Para o sucesso da mala direta postal é importante adquirir um bom banco de dados de endereços ou mailing postal, como é chamado. Há empresas especializadas em mala direta postal que comercializam estes mailings. Geralmente eles são entregues em planilhas do Excel, o que facilita a separação dos nomes e endereços das ruas e bairros que deseja atingir.

Outra ferramenta bastante eficaz é o email marketing. Seu princípio é o mesmo da mala direta postal, no entanto a apresentação do serviço ou produto é enviada por email neste caso. Também para o sucesso desta ação é necessário adquirir lista de emails de qualidade, pois o envio de mensagem para um grande número de emails inválidos pode caracterizar sua mensagem como SPAM, fazendo com que todas acabem na pasta de lixo eletrônico dos usuários. O resultado disso é inevitável: fracasso total de sua campanha.

Já a divulgação por telemarketing ativo é interessante porque o vendedor estará em contato direto com o cliente, uma vez que este ouve sua voz e tira todas dúvidas acerca do produto e/ou serviço que está sendo ofertado. Mais uma vez, para o sucesso desta divulgação é necessário a obtenção de uma lista de contatos confiável e atualizada.