A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. As funções ecológicas desempenhadas por ela são ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.
A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade e cada vez mais preservá-la.
Vivemos em um país que é considerado como o país que possui a maior diversidade biológica do planeta. Porém o que seria um motivo de orgulho para nós, está se transformando em um pesadelo, já que segundo o IBAMA, que é um órgão do governo federal e que é responsável pelas listas oficiais de espécies da fauna e da flora brasileiras ameaçadas de extinção, no Brasil cerca de 219 espécies de animais dos quais sendo 109 aves, 67 mamíferos, 29 insetos, 9 répteis, 1 anfíbio, 1 artrópode, 1 coral, 1 peixe e 1 crustáceo alem de 106 espécies vegetais estão correndo o sério risco de desaparecer. Entre elas, algumas estão praticamente extintas, como é o caso da ararinha-azul, que podemos ver na figura abaixo:
Isso tudo vem acontecendo no Brasil devido o grande numero de pessoas que praticam a caça predatória e ilegal, a derrubada de florestas, as queimadas, a destruição dos ecossistemas para loteamento e a poluição de rios. Outro grave problema que ameaça a fauna e a flora brasileira é a chamada biopirataria, ou seja, a saída ilegal de material genético ou subprodutos de plantas e animais para pesquisas sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior sem o pagamento de patentes, essa pratica ilegal ocorre na floresta amazônica que é o local de maior biodiversidade do Brasil, quiçá do mundo. A floresta Amazônica sofre muito também com a retirada ilegal de madeira que serve para a fabricação de móveis, e servem ainda como lenha. Abaixo podemos ver como a Amazônia está ficando.

O Brasil vem sofrendo com vários e sérios problemas ambientais além da poluição, causada por dejetos domésticos, industriais e por agrotóxicos, e do problema do lixo, há a degradação de riquezas naturais. Nas grandes cidades as condições ambientais são nocivas, o desmatamento, a desertificação e a extinção de espécies biológicas (fauna e flora) ameaçam a biodiversidade e põem em risco a sustentabilidade dos ecossistemas e, por conseqüência, da própria qualidade de vida. 
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil tem a maior taxa de desmatamento do mundo. Todos os anos, aproximadamente 18.200 km² da floresta Amazônica são desmatados, de acordo com relatório elaborado, entre 1995 e 1996, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Ibama. Causando com isto uma grande redução na nossa biodiversidade, aumento da erosão e comprometimento dos cursos d’água. Além de influenciar indiretamente no clima, e podendo ainda modificar o nosso periodo chuvoso.
Outra área que também sofre com o desmatamento no Brasil é a Floresta Atlântica. Além destas, outras áreas de vegetação estão ameaçadas pela ocupação ou exploração inadequadas. O Pantanal que é considerado o maior patrimônio natural do mundo, também vem sofrendo progressiva degradação devido a intensa expansão das atividades agropecuárias. Essa área é a maior planície inundável do mundo - 150.000 km² - com uma zona de cerrado, onde, nos pontos mais úmidos, crescem espécies árboreas de floresta tropical.