Talvez muito nem saibam, pois não é de interesse das classes sociais que comandam o pais, mas no dia 20 de novembro se comemora o dia da morte de Zumbi dos Palmares ( o maior líder negro que o Brasil já teve) e o dia da “Consciência Negra”. Aproveitando essa data, uma reflexão sobre temas como racismo e discriminação se faz oportuna, ainda mais se levarmos em conta que vivemos em uma sociedade onde tais preconceitos são gritantes, mas que todos fingem não existir.

Resgatar e preservar a memória são formas de construir a história. E é pela preservação dessa memória, dessa história que há mais de 40 anos, por iniciativa do poeta gaúcho Oliveira Silveira, se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, Zumbi, um dos últimos lideres do Quilombo dos Palmares foi assassinado lutando pelo fim do escravismo e pela liberdade de sua gente.

Segundo o historiador Flávio Gomes, da UFRJ, a escolha do 20 de novembro como dia temático da luta pela liberdade e pelo fim da opressão, dá-se não por uma simples oposição ao 13 de maio ( dia da assinatura da Lei Áurea assinada pela princesa Isabel), mas...