Alan Willian dos Santos Alves

Fernanda Pereira de Abreu

Jader Soares Viana

Marcus Vinicius da Silva Lima

Rodrigo de Góis Américo 

2º TRABALHO DE ANÁLISE TÉCNICA:

PETR4, VALE5


1 INTRODUÇÃO 

Este trabalho tem como objetivo aprender a trabalhar com estratégias de compra e vendas de ações utilizando-se de setups, como o MMA-9 e IFR-9. Para a avaliação dos setups serão feitos backtestings (testes com dados do passado), que compreendem, neste caso, uma análise de entrada (compra) e saída (venda) em uma série histórica de uma ação de uma empresa. A partir desse estudo de dados passados, torna-se possível obter uma melhor previsão para as perdas e ganhos futuros em um dado modelo de trade, que neste caso serão os modelos de MMA-9 e IFR-9.

Esse é objetivo principal deste trabalho. Fornecer o instrumental técnico capaz de nos capacitar para tomar decisões no futuro, baseadas em análises consistentes de dados passados. Para tanto, foram feitos backtestings para a VALE5 e PETR4 durante o período de 01/07/2013 a 30/06/2015. Para a PETR4 foi usado o Setup de Média Móvel Aritmética de 9 Períodos (MMA-9) e para a VALE5, o Setup do Índice de Força Relativa de 9 períodos (IFR-9). Além dos backtestings, foram feitas análises dos gráficos das duas empresas, identificando-se as tendências, volume e volatilidade com gráficos de candles diários.

            Este trabalho se divide basicamente em 3 partes principais, sendo essa introdução a primeira. A segunda parte e mais volumosa é o desenvolvimento, se subdivide em diversos itens, como: apresentação das empresas e dos setups; análise geral do comportamento das séries das empresas; apresentação dos gráficos apresentando os pontos de entrada e saída para cada setup; apresentação das tabelas com os resultados dos Backtestings; realização de gráficos com os resultados dos Backtestings e tabela com resultados dos trades. E por fim, a terceira parte é a conclusão com análise dos resultados.