1.INTRODUÇÃO

O presente relatório discorrerá a vivência disciplinar no Estágio Supervisionado IV, contendo as etapas dos estágios desenvolvidos na prática com os alunos. O mesmo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Abimael Machado de Lima especial ? SENE, mantida pelo Governo do estado de Rondônia, situada a Rua 24 de julho, Bairro Triângulo, na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia. Encontram-se também informações sobre os alunos, métodos de ensino da professora sua forma de trabalhar em sala de aula, diagnóstico do contexto escolar e sobre o relacionamento professor a aluno e aluno a aluno. Como a escola trabalha o processo de aprendizagem no nível da educação especial. Tendo como objetivo aplicar fundamentos teóricos, numa perspectiva de práxis transformadora. A Educação Especial é o ramo da Educação, que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de encino.

O ensino especial tem sido alvo de críticas, por não promover o convívio entre as crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamento se professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva. Este contém também as etapas de observações; participações, regências desenvolvidas durante o estágio e o projeto aplicado na instituição.

Livro relacionado:

2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO INTEGRADO (SUPERVISIONADO) IV

2.1Diagnóstico do Contexto Escolar


A Escola Estadual de Ensino Fundamental "Professor Abimael Machado de Lima" está localizada a Rua Rio machado nº 350 no bairro triângulo. A escola foi criada pelo Decreto Estadual Nº 4.440, de 31 de dezembro de 1981, iniciando seu funcionamento em janeiro de 1982. Para homenagear o Professor Abinael, passou a ser denominada Centro de Ensino Especial Professor Abinael Machado de Lima.

É uma instituição estadual, habilitada à modalidade de ensino de educação especial, mantida pelo governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação, subordinado a Gerência de Educação e ao Programa de Ensino Especial, sob a Portaria Nº 0216/82.

CENE foi criado para funcionar como núcleo de concentração de especialistas, onde se realizariam estudos, experiências, técnicas pedagógicas, qualificação de recursos humanos, triagem, classificação e encaminhamento da clientela às classes da rede oficial.

Em maio de 1982 o CENE passou a funcionar como Escola, atendendo aproximadamente 30 alunos nas áreas de deficiência auditiva e mental. Em 1983 foi implantado o atendimento para alunos com deficiência visual. O atendimento foi iniciado com apenas 01 aluno.

Atualmente o CENE com em seu quadro de lotação pessoal com 63 funcionários, sendo diretora, vice-diretora, supervisora, orientadora, pessoal de apoio e 44 destes são professores em exercício em sala de aula, compreendendo escolarização, oficina pedagógica, educação física, estimulação precoce, orientação básica e ensino itinerante.

As séries alcançadas no CENE são estimulação precoce e ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e os tipos de deficiências atendidas são auditivas, visual, mental, síndrome de down múltipla. Hoje a escola atende 156 alunos matriculados, em dois turnos, sendo eles matutino e vespertino. Os alunos atendidos são de bairros adjacentes e do município de Candeias do Jamari, os quais utilizam o transporte escolar.

Os projetos pedagógicos são realizados conforme as datas comemorativas, como por exemplo, festa folclórica, semana do portador de deficiência, dia das crianças, jogos escolares, festas juninas, festa da páscoa, festa da família com parcerias com outras instituições.

O espaço pedagógico oferecido pela escola é composto de sala de recursos pedagógicos, oficinas, TV ? Escola, dois laboratórios de informática, sendo que um é para os alunos da escola e outro é para os alunos do bairro, salas de aula, cozinha experimental e quadra de esportes.

O projeto pedagógico está em fase de reelaborarão devido à reestruturação regimentar da instituição.

O sistema avaliativo no turno matutino é o mesmo que se usa no ensino regular, com notas e recuperação anual; para o turno vespertino a avaliação é continua, com fichas e relatórios priorizando as oficinas funcionais e atividades pedagógicas, os alunos passam por projetos curriculares funcionais que visam à socialização e atividades básicas do cotidiano.

A escola recebe vários recursos financeiros, como: PDDE (programa de financiamento de projetos escolares), SEMAS (Secretaria Municipal de Ação Social), APACENEL (Associação de Pais e Amigos do Cene), o PROAF, o PROFIPES e outros.

O CENE também conta com as seguintes parcerias, Dr. Pedro (Oftalmologista), Faculdade São Lucas (acadêmicos do curso de Enfermagem e Fisioterapia, faculdade FIMCA (Odontólogos) e a faculdade FARO (Oficinas Pedagógicas).

A escola abriga vários alunos de diferentes bairros por ser a única escola do estado de educação especial. Temos projetos diferentes, há projetos de jogos escolares, festas juninas, festa da páscoa, festa da família.

2.2 Observação

Conforme orientação da coordenadora pedagógica da referida Escola, a qual nos recebeu para a realização do estágio, a mesma nos disse o que era necessário que ficássemos em dupla. Tendo em vista que a quantidade de salas disponíveis no período matutino era insuficiente, portanto se desenvolveu assim o estagio na turma do primeiro ano da professora que desenvolve a coordenação motora com papel, desenhado e colagem.

Observa-se que o espaço físico da escola é bem amplo e organizado, tem um espaço para serem realizadas atividades ao ar livre, piscina, quadra de esportes, refeitório, salas e outros. A sala de aula onde fiz todo o estágio é confortável, tem varias mesas centralizadas na sala, onde todos os alunos ficam sentados em volta delas, um quadro branco, a mesa da professora, ventiladores e um armário no canto da sala onde ficam os materiais dos alunos.

Observei que alguns alunos desenvolvem uma habilidade para com seus trabalhos, de pintura dos desenhos e cada vez mais caprichados. Os alunos são amáveis, todos nos receberam muito bem, sempre colaborando para a realização do nosso estágio. A professora também nos recebeu bem e nos ajudou bastante para que nosso trabalho se tornasse o mais produtivo possível. O conhecimento na ária que a professora tem é vasto e faz questão de compartilhar conosco, cada dia um aprendizado significante.

Regulamente os alunos tem uma hora de massagem, para que eles fiquem bem relaxados em sala de aula sob a orientação da professora. Em seguida os alunos voltam para sala de aula, e continua suas atividades, às três horas a merenda e entregue e logo em seguida os alunos vão pra sala terminar a tarefa.

Durante as aulas, o auxilio da professora aos alunos no desenvolvimento das sílabas eram constante. Pedia para que um por um lesse e mostrasse no quadro as palavras solicitadas, caso o aluno não conseguisse a professora mediava toda situação da melhor forma possível; sempre na intenção de que eles não se sentissem constrangidos com a nossa presença, percebe-se que os alunos têm muita confiança na professora.

Um ponto muito importante que pude observa é que a professora procura sempre valorizar o conhecimento que os alunos têm; quando fazem comentários na sala de aula ela deixa-os á vontade, e isso faz com que os alunos participem do ambiente em que estão inseridos e sintam-se importantes na vida.

O relacionamento professor e aluno é ótimo. É de muita confiança, a professora mostra ser muito comunicativa, atenciosa, contribuindo assim para que os alunos participem das atividades, afetividades de ambos bem visível, a todo o momento mostram ter um relacionamento de carinho e respeito e a professora retribui da mesma maneira.

Com o professor de educação física é da mesma forma, até porque eles adoram jogar futebol, é o que eles sabem fazer muito bem e não são obrigados a ir à aula; vão porque gostam mesmo, até os alunos que tem problemas físicos, jogam com o incentivo e colaboração dos outros alunos.

[..]