12 passos para energizar e motivar a sua equipe 

1)    Realize uma reunião matinal diária de 10 minutos dedicados à motivação da equipe e distribuição das tarefas. Comece o dia motivando a equipe, os colaboradores se sentirão animados e apreciados.

2)    Explique a importância do trabalho de cada colaborador. Quando o funcionário não sabe o significado do seu trabalho ele não se sente motivado para realizá-lo. 

3)    Compartilhe a missão e visão da empresa com todos os colaboradores. 

4)    Mostre o motivo para o colaborador realizar o trabalho. Explique que cada pequena atividade faz parte de uma atividade maior. 

5)    Mantenha um ambiente de trabalho limpo, organizado e alegre. Trabalhar em um escritório escuro e sem ventilação, ou em uma fábrica onde os equipamentos não funcionam pode desmotivar a equipe. 

6)    Padronize formalmente as tarefas e atividades.

7)    Certifique-se de que todas as ferramentas e equipamentos funcionam e permita que a realização do trabalho seja simples. Mantenha o ambiente limpo e organizado.

8)    Elogie o trabalho bem feito.

9)    Crie a rotina de reservar uns minutinhos para verificar como cada funcionário está. A maioria dos colaboradores não gostaria de desapontar quem se importa com ele.

10) Compartilhe informações. Quando as decisões são tomadas sem o envolvimento da equipe, isso faz com que os funcionários se sintam isolados, desvalorizados e confusos; ao envolvê-los no processo, eles podem apresentar-lhe ideias e soluções.

11) Quando o funcionário se sente abandonado, ele eventualmente abandona o trabalho e deixa de se importar com as tarefas.

12) Comemore com a equipe sempre que alcançar as metas.

Jose Augusto Ferreira Couto

Consultor especialista em gestão de operações, estratégias empresariais, processos e inovação. 

email: [email protected]