organizadoresOrganizar uma cozinha ou dispensa pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes acabamos nos perdendo na organização e bagunçando tudo, não conseguindo encontrar o que precisamos e alguns produtos até mesmo vencendo por não estarem bem dispostos. Confira essas 10 dicas que ajudaram na sua organização:

  1. Crie centros de atividades e armazene utensílios que sejam relacionados um perto do outro para facilitar na hora em que forem utilizados na sua localização.
  2. Antes de armazenar seus produtos na dispensa, limpe o local com um pano umedecido com água ou álcool, removendo sujeiras, assim você previne que eles sejam contaminados por impurezas do local.
  3. Organize o armário. Determine espaços, se for necessário utilize organizadores, separe prateleiras para utensílios e alimentos. Agrupe os alimentos por categoria. Ex: enlatados, molhos, temperos.
  4. Divisores de gavetas mantem utensílios em seus devidos lugares, tais como talheres, assim fica fácil na localização e organização dos mesmos.
  5. Dê preferência para recipientes retangulares, pois eles ocupam menos espaço do que as redondas.
  6. Coloque um recipiente dentro do outro e alinhe suas tampas na lateral, na mesma ordem crescente, assim terá mais espaço.
  7. Itens poucos usados em sua cozinha podem ser guardados em caixas, ou na área de serviço, assim ficará somente o que realmente é útil para o seu dia a dia.
  8. Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Após abertas, as embalagens de biscoitos e bolachas, devem ser guardadas na geladeira.
  9. Latas de alimentos doces e salgados devem ser empilhadas separadamente, levando-se em consideração a validade, assim você consome primeiro as que estão mais perto do vencimento e podendo guardar por mais tempo as que possuem validade longa.
  10. Especiarias devem ser transferidas para outros potes com tampas e não serem mantidas em suas embalagens originais. Para facilitar o transporte das ervas para a pia é indicado dispô-las em uma bandeja.