Na Web atual, os mais variados sites disputam a atenção dos navegantes. Nessa batalha por atenção, o visual conta muito, porém apenas uma boa aparência não é sinônimo de sucesso. Velocidade, organização, clareza e acessibilidade são de vitais importância, conforme é possível observar nas dez dicas abaixo:
1 ? Velocidade é fundamental
Os usuários odeiam perder tempo olhando para a tela do computador enquanto a página é carregada. Os grandes vilões dessa história costumam ser as imagens. As câmeras digitais evoluíram drasticamente nos últimos anos, possibilitando tirar fotos com altíssimas resoluções, porém nem sempre isso é vantagem quando o assunto é internet. O ideal num site é utilizar páginas leves, com mais textos e a menor quantidade possível de imagens. Evitar páginas com tamanho superior a 10 kbytes é o básico quando o assunto é web designer. O GIF é um grande aliado nessas horas.
2 ? Estabelecer prioridades
Cada site é voltado para um público diferente. Cada um trata de um ramo ou área diferente. Porém, o que todos devem ter em comum é que o assunto/objetivo principal do site deve ser a primeira coisa com que o internauta dê de cara. As informações mais importantes precisam estar na página principal, de preferência na parte superior dela. Não espere que um visitante utilize a barra de rolagem se nada tiver chamado a atenção dele inicialmente.
3 ? A pirâmide invertida
Esta é uma técnica de redação jornalística para lidar com textos longos. O objetivo é expor primeiro as conclusões e depois os fundamentos (com detalhes e informações específicas). A verdade é que muitos internautas têm preguiça de ler e podem acabar abandonando textos compridos pela metade. Ou seja, menos mal se a metade que ele tiver lido já tiverem sido passadas as informações mais importantes, não?
4 ? Navegação fácil
É claro que programadores e web designers conhecem os mais variados recursos de navegação e seriam capazes de criar páginas que seriam verdadeiros labirintos e ainda assim se virarem lá dentro. Porém, o público-alvo dos web sites não são eles. É preciso pensar sempre com a cabeça do internauta, desde o mais simples, com pouca familiaridade com a Web. Não se deve obrigar os visitantes a terem conhecimento de ícones básicos como lupas e envelopes. A home deve estar sempre acessível em qualquer setor do site e deve-se evitar ao máximo utilizar mais que três níveis de hierarquia.
5 ? Modismo
É claro que a orginalidade é algo positivo, que deve sempre ser incentivada, porém é sempre bom evitar exageros. Se os usuários estão acostumados a clicar no logo e ir para a home ou a procurarem uma forma de contato a direita do site e tantos outros modismos que existem por aí, é melhor tirar proveito disso do que lutar contra tendências. Claro que a simples palavra "modismo" já dá uma ideia de que no futuro talvez estas tendências sejam outras e você seja um dos pioneiros a alterar estes padrões. Porém, na maioria das vezes, usuários que entram numa página, procuram por recursos com os quais estão familiarizados e não encontram, tendem a não gostar muito da ideia, a não ser que o layout inovador seja de fato bastante intuitivo.
6 ? Mapa do site
Ok! Este é um recurso dispensável caso o web site seja muito pequeno. Afinal, se o usuário está na página principal e consegue visualizar todas as páginas existentes no site ali no menu, o próprio menu já é uma espécie de mapa do site, certo? Porém, em grandes portais e sites mais complexos, é um ótimo recurso para o usuário chegar a um setor específico com maior agilidade.
7 ? Nunca esqueça dos títulos
Usar o mesmo título em todas as páginas (ou não utilizar nenhum) além de ser uma péssima prática em termos de SEO, prejudicam usuários acostumados a navegação em abas. Muitas vezes os internautas abrem diversas delas (em alguns casos devido ao problema de carregar as páginas lentamente citado lá em cima), porém podem acabar nem visualizando uma página sem título, achando que na verdade a página não foi carregada e por isso não apareceu nada na aba até aquele momento.
8 ? Capriche na "caligrafia"
Desde os tempos da escola todo mundo ouve essa frase dos professores. Aí você cresce, passa a não depender mais da sua caligrafia e resolve continuar judiando dos leitores utilizando fontes que ninguém consegue ler direito? Que coisa feia, menino! Duas regras importantes devem sempre ser observadas quando o assunto é o uso de fontes: nem todos usuários possuem fontes inusitadas e deve-se evitar ao máximo utilizar mais do que dois tipos distintos de fontes num web site. Lembre-se que o objetivo de um site é transmitir informações mais claras possíveis para o internauta.
9 ? Links quebrados
Os visitantes odeiam páginas de erros! Aliás, nem todos sabem que basta apertar voltar para saírem dessas páginas e alguns chegam a pensar que é vírus e nunca mais retornam a sites onde encontraram uma página dessas. Nessas horas é fundamental revisar todos os links de sua página antes de publicá-la. Na pior das hipóteses (se o seu site ainda não está pronto), use um # nos links para evitar que o usuário se "perca no espaço".
10 ? Aceite e incentive sugestões
Se um usuário utilizar o seu "Fale conosco" apenas para criticar sua página e apontar erros, não fique bravo. Muito pelo contrário, agradeça-o, pois é justamente desse tipo de retorno que você precisa sempre. Muitas vezes nos limitamos apenas à nossa visão em relação a um cenário e nos esquecemos que cada ser humano é diferente do outro, tem seus gostos e suas particularidades e sendo assim, ainda que você não goste da sugestão recebida e prefira manter a página do seu jeito, você pelo menos terá feito uma avaliação alternativa de como poderia agir. Detalhe: se inúmeros usuários derem a mesma sugestão, será que não está na hora de pensar realmente em aceitá-la?
Bem, o artigo termina aqui. Mas as boas práticas para desenvolver sites cada vez mais eficientes não! Novas e variadas dicas estão sempre sendo dadas em livros, revistas e fóruns na web. Fique sempre atento às novidades e jamais se limite!

Autor:
Orlando Stefanin Epifanio
Landoweb | Programador php freelancer